Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Campanha de doação de sangue e captação de doadores de medula acontece em junho

29 maio 2018 - 09h26Prefeitura de Corumbá

O Hemosul, através do Núcleo Hemoterápico em Corumbá, promove campanha de doação de sangue e sangue para doação de medula óssea. A ação acontece nos dias 08 e 09 de junho. Essa é a primeira campanha deste ano no município. O doador deverá apresentar obrigatoriamente documento oficial com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos que pretendem doar sangue, precisam de autorização do responsável. Menores de idade não podem ser doadores de medula. O objetivo da ação é oferecer aos interessados a oportunidade de realizar a doação e manter abastecido o banco de sangue do Estado.

As doações de sangue podem ser realizadas por pessoas de 16 a 65 anos de idade. No entanto, se for a primeira vez, a idade limite é 60 anos. É importante que o doador esteja bem alimentado, não fazendo jejum antes da coleta que tem duração média de 10 minutos. Após o almoço, é necessário esperar cerca de duas horas para efetuar a doação de sangue. A quantidade coletada é de 450 ml e amostras de sangue para os exames obrigatórios por lei. Todo material utilizado é individual e descartável. O doador deve pesar ao menos 50 quilos.

De acordo com a Rede Hemosul-MS, para doar sangue para medula, os voluntários precisam ter entre 18 e 55 anos. Na ocasião, são retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

Se for compatível, o doador de medula é avisado e então passa por exames para constatar que está em boas condições de saúde. O procedimento dura aproximadamente 90 minutos e é aplicada uma anestesia para que o processo seja sem dor. As células de medula são tiradas do osso da bacia e não da espinha, portanto, não tem risco para a coluna. Do outro lado, o paciente tem a sua medula doente destruída e recebe as células de medula saudável do doador. A parte da medula retirada do doador se recupera sozinha em no máximo quinze dias.

Quem tomou vacinas recentemente não pode doar

A vacinação que leva o indivíduo a ficar mais tempo sem doar é a da raiva, recebida em razão de mordida animal (1 ano). Vacinas fabricadas de vírus ou bactérias atenuados, como a do Sarampo; Pólio Oral (Sabin); Febre Tifóide Oral; Caxumba (Parotidite); Febre amarela e BCG necessitam de 3 semanas de intervalo para a doação. As vacinas contra o vírus da Rubéola e da Catapora (Varicela) exigem um intervalo mínimo de 4 semanas. Aquelas decorrentes de vírus ou bactérias mortas como a do Tétano; Cólera; Pólio (Salk); Difteria; Febre Tifóide e Paratifóide (injetável); Meningite; Coqueluche; Hepatite A; Peste, Pneumococo; Leptospirose; Brucelose; Haemophillus influenzae; Antraz e Doença de Lyme exigem um período mínimo de 48 horas para doar. A imunização contra o vírus da Hepatite B (recombinante) exige um intervalo mínimo de 7 dias e a do vírus da Gripe (Influenza), 4 semanas.

Serviço: O Núcleo Hemoterápico de Corumbá funciona na rua Colombo, nº 1250, entre a 15 de Novembro e a 7 de Setembro, no Centro. O telefone para contato é (67) 3232-2470.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira