Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Campanha Anual de Promoção do Alimento Orgânico chega a sua 20ª edição no Pantanal

28 maio 2024 - 13h05Gesiane S. Lourenço

Teve inicio em Corumbá, nesta segunda-feira (27), a 20ª Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico: “Produto orgânico, justo e sustentável”, que acontece junto com o V Seminário sobre PNAE/PAA no Pantanal. A programação vai até amanhã (29).

Segundo o coordenador do NEAP, professor Edgar Aparecido Costa, os eventos têm como objetivo ampliar o diálogo sobre a importância da alimentação saudável, bem como a importância da produção de alimentos em condições sustentáveis. “Nosso trabalho ao longo de todos estes anos é voltado para o estímulo e incentivo à produção e consumo de produtos em transição agroecológica e orgânica aqui em nossa região”, explicou o professor.

Ontem foi realizada a abertura, na Unidade III do Campus Pantanal da UFMS, onde compôs a mesa representantes dos órgãos parceiros realizados do evento: UFMS Campus Pantanal, IFMS de Corumbá, Prefeitura Municipal de Corumbá, Agraer, além do Chefe Geral da Embrapa Pantanal Suzana Maria de Salis. Na ocasião, Suzana destacou a importância de eventos que buscam abrir diálogos e oportunidades para o aprimoramento das ações locais referentes aos programas PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). “Programas como estes trazem oportunidades para uma das cadeias produtoras mais importantes do nosso país: a agricultura familiar. Cadeia é que gera diversificação nos nossos pratos, proporciona a segurança e soberania alimentar para toda a sociedade”, declarou o Chefe Geral.

Lançamento de cartilha

Após a abertura o professor e pesquisador da UFMS Anderson Luis do Espírito Santo realizou o lançamento da cartilha “Não mexa na minha merenda! Retrato da alimentação escolar em Corumbá/MS”. O autor explica que a ideia para a elaboração desta cartilha surgiu justamente nas edições anteriores deste evento, mais precisamente a partir da discussão levantada nos seminários sobre o PNAE/PAA do pantanal em 2022 e 2023, e tem como objetivo principal verificar a percepção das crianças sobre a alimentação escolar.

“Foram entrevistadas 703 crianças e adolescentes de 8 escolas municipais e estaduais do município de Corumbá e constatamos que a maioria desses estudantes não sabe da existência do PNAE, mas sabe que a alimentação escolar é seu direito. Mais de 50% desses alunos avaliaram nesta alimentação escolar a principal refeição do dia, mostrando a relevância da segurança nutricional que o PNAE representa. Uma das principais resoluções no programa trata sobre a educação alimentar, que deve ser trabalhada dentro da escola, pois caso não seja, as crianças ficam expostas ao consumo de ultraprocessados e alimentos industrializados, que é o que também constatamos que vem ocorrendo nos últimos andamentos. Nesta cartilha buscamos apresentar os dados da realidade atual, afim de traçar estratégias junto aos atores envolvidos para reverter esse quadro. A ideia, também, é que ela venha a ser mais um instrumento de educação alimentar”, concluiu Anderson.

Calendário Agrícola

Hoje, terça-feira (28), a partir das 8h, foi realizada a atualização do Calendário agrícola dos assentamentos rurais de Corumbá e Ladário/MS, juntamente com os agricultores familiares.

Segundo Vânia Sabatel, coordenadora da Agraer Corumbá, durante a elaboração do calendário “a gente dá voz ao produtor, pois é ele quem sabe a realidade no campo, períodos de plantio, colheita e sazonalidade da oferta de produtos. Ter mapeado e organizado essas periodicidades e particularidades de que produto é produzido em que época do ano e a quantidade é fundamental para que se possa criar uma estratégia de comercialização bem como de inscrições nos programas PNAE e PAA. O Calendário agrícola tem sido uma ferramenta importante e é preciso que seja feita essa atualização anual junto aso produtores e parceiros da região”, explicou Vânia.

Quarta é dia de Feira em transição agroecológica

Na quarta-feira (29), a partir das 08h, nas instalações da Embrapa Pantanal, será realizada uma feira de produtos em transição agroecológica, aberta ao público em geral. Na oportunidade os agricultores familiares estarão ofertando produtos da estação, frescos e produzidos livres de insumos químicos. 

O pesquisador responsável pelas atividades de transição agroecológica e produção de orgânicos da Embrapa Pantanal, Alberto Feiden, explica que os produtos comercializados na feira são resultado de anos de trabalho em parceria com os agricultores familiares e aos parceiros que compõe o NEAP “ ao longo destes anos os agricultores passaram por uma série de cursos de capacitação em hortas, agroecologia, associativismo, organização do lote como negócio, fortalecimento do cooperativismo, produção de caldas agroecológicas para controle das pragas, dentre outros. Hoje produzem alimentos sem o uso de aditivos químicos, controlando pragas e doenças de forma natural e só não possuem uma certificação de alimento orgânico devido a alguns embates burocráticos e por dificuldades no registro e anotações da produção -  por parte dos agricultores mesmo -  mas isso também está sendo trabalhado nos projetos desenvolvidos junto a estas comunidades”, explica Alberto.

Os eventos são uma realização do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal – NEAP, sediado na UFMS-CPAN, em parceria com a Embrapa Pantanal, IFMS Campus Corumbá, Agraer, Prefeitura Municipal de Corumbá e Prefeitura Municipal de Ladário. Informações da Embrapa Pantanal.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá