Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Câmara reforça ações do Outubro Rosa para detecção precoce do câncer de mama

06 outubro 2022 - 08h43Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Corumbá está reforçando durante este mês, a campanha de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa, que conta com uma programação especial que será desenvolvida nas unidades de saúde, por meio de coleta de preventivo, solicitação de mamografia, orientações educativas, entre outras.

“É um trabalho que ocorre durante o ano todo. Sabemos que a procura reduziu de forma sensível durante a pandemia da Covid-19, mas está voltando ao normal, gradativamente. As campanhas de conscientização são essenciais para conscientizar a população a respeito desse tipo de câncer e a necessidade da realização de exames rotineiros que identifiquem o câncer de mama precocemente”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha.

Roberto Façanha, presidente da Câmara, destaca a importância de intensificar as campanhas de conscientização. Foto: Divulgação

Ele explicou que, todos os anos, várias mulheres são acometidas pelo câncer de mama, uma doença fácil de ser tratada, desde que haja um diagnóstico precoce. “Por isso mesmo, além das ações realizadas de forma frequente, o ano todo, estamos reforçando a campanha do Outubro Rosa na cidade, com apoio dos meios de comunicação, para conscientizar a população a procurar uma unidade de saúde, para os exames necessários”, enfatizou.

Programação Especial

Façanha citou ainda que a Câmara é parceira da Prefeitura e destacou a realização de uma programação especial para esse mês do Outubro Rosa, que acontecerão nas unidades de saúde, ampliando inclusive os horários de atendimento ao público feminino.

“É uma ação importante desencadeada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde que estará com suas equipes realizando a coleta de preventivo, atendendo solicitação de mamografia, além de orientações educativas sobre o câncer de mama e de colo do útero”, ressaltou.

A Prefeitura informou que a programação especial faz parte da Campanha Outubro Rosa e segue um cronograma estabelecido pela Gerência de Atenção Básica em Saúde para atender todas as regiões da cidade. O trabalho começou ontem, quarta-feira, 05, na UBS Luís Fragelli e São Bartolomeu, que ficaram abertas das 17h30 às 21 horas.

Vai passar também pela ESF Ênio Cunha II, no Bairro Dom Bosco, nos dias 13, 17, 19, 21, 25 e 27, das 17 às 21 horas; na ESF Dr. João Fernandes, no Bairro Aeroporto, no dia 13, das 13 às 21 horas I; ESF Nova Corumbá, Bairro Nova Corumbá, dia 14, das 17 às 21 horas; ESF Dr. Ranulfo Jesus de Vasconcelos, no Bairro Aeroporto, dia 15, das 08 às 11 horas; ESF Dr. Bonifácio Tiaen, no Bairro Padre Ernesto Sassida, no dia 19, das 08 às 21 horas.

ESF Padre Ernesto Sassida, Bairro Dom Bosco, dia 19, das 07 às 19 horas; ESF Pedro Paulo II, dia 20, no centro, das 17 às 21 horas; ESF Lucia Maria, no Kadwéus, dias 20 e 21, das 17 às 20 horas; ESF Gastão de Oliveira, Bairro Maria Leite, dia 21, das 17 às 21 horas; ESF Ênio Cunha I, Bairro Cervejaria, dia 21, das 13 às 21 horas; ESF Breno de Medeiros, Bairro Popular Nova, dia 26, das 08 às 11 horas.

ESF Rosemeire dos Santos Ayala, Bairro Beira Rio, dia 26, das 17 às 21 horas; Academia de Saúde do Bairro Arthur Marinho, dia 26, das 17 às 21 horas; ESF Walter Victório, no Bairro Cravo Vermelho, e ESF Fernando Moutinho, no Bairro Cristo Redentor, dia 29, das 07 às 13 horas, e ESF Popular Velha Dr. Lamartine Figueiredo Costa, Bairro Popular Velha, dia 29, das 07h30 às 11 horas.

O exame de mamografia é o principal meio de detectar a doença precocemente. Foto: Renê Márcio Carneiro / PMC

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

A doença

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos, e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá