Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara homenageia profissionais pelo Dia do Assistente Social

16 maio 2018 - 10h28Câmara de Corumbá

Sessão Solene realizada ontem, terça-feira, 15, na Câmara Municipal de Corumbá, marcou as celebrações do Dia do Assistente Social com homenagens a 23 profissionais que se destacaram no desenvolvimento da profissão na Cidade Branca. O evento aconteceu no plenário da Casa do Barão de Vila Maria, e foi uma iniciativa do vereador Chicão Vianna, aprovada pelos demais pares do Poder Executivo corumbaense.

“É uma forma de prestarmos uma homenagem a estes profissionais que realizam um trabalho de grande importância para a nossa gente”, justificou Chicão.

A sessão foi dirigida pelo vereador Evander Vendramini, presidente da Câmara, e a mesa foi composta ainda pelo vereador Chicão Vianna; pela secretária de Assistência Social, Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, que representou o prefeito Marcelo Iunes; pela diretora-executiva de Habitação e Regularização Fundiária, Luciane Andreatta de Castro, e por Giany da Conceição Costa, representante do Conselho Regional de Serviço Social.

A solenidade contou com as presenças também dos vereadores Manoel Rodrigues; Roberto Gomes Façanha, Tadeu Vieira, Baianinho, Bira, Paulo Bertini, Gabriel Alves de Oliveira, Domingos Albaneze, Cristóvão Contador e do recém empossado Carlos Alberto Machado, suplente do Partido dos Trabalhadores que assumiu a vaga do também petista Luciano Costa.

O evento foi marcado pela entrega de Moções de Congratulações a       Adriana Selasco Fontes e Luciana Rojas Leal Papa dos Santos, indicadas pelo vereador Bira; Ariane Tomie Balancieri, pelo vereador Gabriel; Clarissa Souza Santiago, Luciane Andreatta de Castro e Glaucia Antônia Fonseca dos Santos Iunes, pelo vereador Evander; Elizabeth de Fátima Santos Rocha e Renata Lúcia Migueis, pelo vereador Chicão Vianna; Elisandra Marques Pereira e Lucia Tereza Gomes Maldonado, pelo vereador Baianinho; Gisela Nazareth Nunes, Ruzymar Campos Echeverria e Suzana da Silva Baruki Corrêa, pelo vereador Manoel Rodrigues; Iber Gomes Mosciaro e Luiz Mario de Campos Sá, pelo vereador Bertini; Lucia Helena Coelho Viana e Maria Auxiliadora Figueiredo do Couto, pelo vereador Façanha; Paula Kelen Vieira Pereira e Sandra Maria dos Santos Raudes, pelo vereador Tadeu Vieira; Renata Milano Papa de Almeida, pelo vereador Domingos Albaneze Neto; Saturnino de Almeida Filho, pelos vereadores Gabriel e Chicão; Therezinha Montiel e Zulma do Carmo Vieira Pereira, pelo vereador Cristóvão.

Justa homenagem

Durante a sessão, o vereador Chicão Vianna classificou a data como “um dia especial”, e que “nada mais justo do que comemorar, enaltecer e homenagear uma categoria que tanto faz pela população. O Assistente Social está presente em todos os setores da nossa sociedade, e presta um grande e relevante serviço”, completou.

Para Evander, o ato representou o “reconhecimento dos vereadores a profissionais que desenvolvem um grande trabalho em prol da população”. Ele elogiou Chicão pela autoria do requerimento solicitando a Sessão Solene comemorativa ao Dia do Assistente Social, bem como os demais pares que aprovaram a iniciativa de forma unânime.

Luciane Andreatta falou em nome de todos homenageados e destacou a profissão escolhida pelas pessoas que lotaram o plenário da Câmara, afirmando que o Assistente Social tem uma preocupação constante que é “assegurar os direitos do cidadão, fazer cumprir as leis, reintegrar famílias”.

Comentou que a categoria “está doente”, pelo fato de o direito do cidadão não estar sendo assegurado nos dias atuais. Luciene aproveitou o momento e convocou os presentes a, em pé, reafirmar o juramento do Assistente Social, e terminou agradecendo a Câmara, os vereadores, pela noite que considerou como “festiva”, que marcou o reconhecimento da categoria.

A secretária Glaucia falou em nome do prefeito Marcelo Iunes e fez um rápido relato sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Ela enalteceu a iniciativa da Câmara em homenagear a categoria, mas lembrou também outros profissionais que, junto aos assistentes sociais, desenvolvem um grande trabalho em prol da população.

“Hoje é um dia importante, uma data importante, mas temos que lembrar que nosso trabalho é diário, procurando dar dignidade às pessoas”, enfatizou, ressaltando eu o comprometimento de todos é fazer assistência social e não assistencialismo.

A data

A data surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto Federal nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamentou e oficializou a profissão no Brasil, regulamentada pela Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.

Assistente Social é uma profissão de caráter interventivo, que se baseia em instrumentos e métodos multidisciplinares das ciências sociais, que analisam e propõe adequações em diversas questões sociais, das comunidades, promovendo o desenvolvimento e a justiça social.

O assistente social trabalha de forma direta em vários campos e instituições ligados à Educação, Saúde, Habitação, Assistência Social, Sistemas Penitenciários, Ministério Público, Defensoria Pública. Previdência Social, ONGS, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24