Menu
domingo, 05 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Câmara aprova Projeto de Lei e dá passo importante para implantação do PROCEVE

25 abril 2017 - 11h47Assessoria Câmara Municpal de Corumbá

A Câmara Municipal de Corumbá aprovou na segunda-feira, 24 de abril, por unanimidade, Projeto de Lei que dispõe sobre a implementação de atividades com fins educativos para reparar danos causados ao ambiente escolar. De autoria do vereador Manoel Rodrigues (PRB), a proposição segue agora para sanção por parte do Poder Executivo.

O Projeto de Lei é um passo importante para que seja implantado em Corumbá, o Programa de Conciliação para Prevenir a Evasão e a Violência Escolar na Rede Municipal de Ensino, idealizado pelo procurador de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche que, em março, participou de uma Audiência Pública na cidade, quando fez a apresentação do PROCEVE, como é chamado.

A audiência foi uma realização do Ministério Público Estadual, por meio da 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá – Promotoria de Justiça de Proteção à Infância e Juventude, do Idoso e da Pessoa com Deficiência, que tem como titular a promotora Ludmila Paula de Castro e Silva, com apoio da Câmara de Vereadores de Corumbá.

“Esta é a nossa contribuição para melhorar a educação em Corumbá, não só minha, mas de todos os vereadores dessa Casa de Leis, que aprovou o Projeto por unanimidade, permitindo assim, melhorar a segurança nas escolas e, principalmente, proteger a vida das nossas crianças e adolescente”, afirmou Manoel Rodrigues.

O Projeto de Lei foi apresentado no dia 06 de março, no plenário da Casa de Barão de Vila Maria. Ele obriga os estabelecimentos de ensino executar a aplicação de atividades com fins educativos, como penalidade posterior à advertência verbal ou descrita, por meio do PAE (Prática de Ação Educacional), e MAE (Manutenção Ambiental Escolar).

“A aprovação é de extrema importância para Corumbá implantar o PROCEVE, que já está em execução em Campo Grande e outras cidades, com sucesso”, destacou o vereador, lembrando que a iniciativa visa proteger a vida, tendo em vista a onda de violência e criminalidade, fruto de uma série de fatores econômicos, políticos, sociais e culturais, que desafia cada vez mais a sociedade.

Ele lembra que o PROCEVE fortalece o papel do professor, principalmente em relação às atividades alternativas, importantes para prevenir atos de indisciplina e o crescimento da onda de violência no ambiente escolar. Além disso, impõe responsabilidades aos pais.

“Estamos buscando melhorar a educação em Corumbá, modificando as ferramentas de controle regimentais que se mostram ineficazes”, explicou, citando que a advertência e suspensão são apontadas como impunidade e tolerância ao mau comportamento, ficando os educandos e educadores à mercê até mesmo de infratores e criminosos que invadem o espaço escolar, causando uma degradação da aprendizagem e evasão escolar, levando as crianças para as ruas, ao alcance da criminalidade.

“O Projeto de Lei vem para cooperar com o resgate da paz no ambiente escolar, promover a melhoria do ensino, envolver os responsáveis por crianças e adolescentes no processo educacional bem como distanciar o adolescente dos meios policiais e forenses, dando atenção a atos inflacionais já no ambiente escolar, buscando uma solução dentro do próprio estabelecimento de ensino”, ressaltou.

A proposição foi elogiada pelos vereadores corumbaenses. Tadeu Vieira (PDT), por exemplo, lembrou a Lei 2.521/2015, que responsabiliza o aluno por atos de vandalismo em patrimônio escolar e destruição de mobiliário escolar, que vai contribuir ainda mais para o Projeto de Lei aprovado nessa segunda-feira, que contou com as presenças de pessoas ligadas ao setor educacional, entre elas a secretária de Educação, Maria Eulina Rocha dos Santos, que foi cobrada por Tadeu visando aplicação da Lei.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras de recuperação
Ponte sobre o rio Paraguai fecha às 17h de hoje e reabre às 12h de domingo (5)
Ladário
Cerimônia marca passagem de comando no 6º Distrito Naval
Evento
Circuito Gastronômico começa na segunda (06) com participação de restaurantes de Corumbá
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Prestação de Serviço
Corumbá e Ladário recebe ação para emissão da Carteira Nacional de Artesãos
Economia
Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul
Obrigatório
Veículos com placa final 3 tem até 31 de maio para quitar Licenciamento 2024
Ajuda Humanitária
Cinco militares de busca e salvamento foram enviados em helicóptero para o RS
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
Imunização
Sábado é dia de multivacinação em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Inscrições gratuitas
Clube de Corrida Sesi Esporte divulga calendário de treinos para a Corrida do Pantanal
Em ônibus
PRF prende cinco com cocaína escondida nos calçados