Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Brigadistas pantaneiros são finalistas em Prêmio do jornal Folha de São Paulo

23 agosto 2022 - 12h27Redação

SOS Pantanal é um dos doze finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022, do jornal Folha de S.Paulo. O instituto concorre na categoria “Inovação em Meio Ambiente” com o projeto Brigadas Pantaneiras, projetando, em nível nacional, a urgente causa de se preservar o bioma. O projeto foi criado em 2020 como resposta ao fogo que devastou o Pantanal em proporções históricas: na pior seca dos últimos 47 anos, quase 4 milhões de hectares do ecossistema foram consumidos pela maior onda de incêndios de sua história. A iniciativa constitui-se como uma rede de brigadas de atuação permanente para prevenção e primeiro combate aos focos de incêndio na região.

Na categoria em que chegou a finalista, Brigadas Pantaneiras concorre com Idesam e Mapbiomas. O público elegerá, até 16 de setembro, as iniciativas favoritas em quatro segmentos: Destaques na Pandemia, Direitos Humanos, Inovação em Meio Ambiente e Soluções Comunitárias. Também é possível, por meio da publicidade promovida pelo prêmio, apoiar as ações com doações a partir de R$ 5. Além da escolha popular, um júri especial definiu quatros finalistas, um em cada categoria. Os vencedores serão revelados em 19 de setembro, durante uma cerimônia a ser realizada em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TV Folha.

O projeto “Brigadas Pantaneiras” reúne 24 brigadas espalhadas nas porções sul e norte do Pantanal. A iniciativa, mantida pelo SOS Pantanal e pelo Documenta Pantanal, oferece apoio à estruturação de equipes novas ou existentes geridas por organizações de diferentes perfis que atuam em distintas regiões do bioma, tendo formado 305 brigadistas no ano passado. A capacitação dos brigadistas é constante e coordenada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Ibama-PrevFogo. As brigadas treinadas, equipadas e integradas representam maior eficiência no combate ao fogo e menor utilização de recursos humanos e financeiros. Os resultados em 2021 comprovam: foram 76% de redução na área queimada e de 81% nos focos de calor detectados nas áreas protegidas pelas brigadas. A projeção de anos mais secos e quentes, contudo, acende o alerta para um cenário de incêndios cada vez mais devastadores, colocando em risco a biodiversidade e os moradores do bioma.

Para votar, acesse: https://empreendedorsocial2022.folha.com.br/

 

Sobre o Instituto SOS Pantanal

Fundado em 2009, o Instituto SOS Pantanal é uma instituição sem fins lucrativos que promove a conservação e o desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal por meio da gestão do conhecimento e da disseminação de informações sobre o ecossistema para governos, formadores de opinião, comunidades, fazendeiros e pequenos proprietários de terra da região, assim como à população em geral. Tem por missão, ainda, atuar permanentemente em prol da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais.

 

* Informações da Assessoria SOS Pantanal 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá