Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Bombeiros apontam para redução dos focos de incêndio no Pantanal

17 outubro 2022 - 09h24Gesiane Sousa

Enquanto aguardam acionamento, militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul que permanecem mobilizados na operação de combate aos incêndios no pantanal, passam por instruções e treinamentos com a finalidade de melhorar as técnicas usadas nos combates ou no atendimento de ocorrências diversas.

Parte das GCIF's (Guarnição de Combate a Incêndio Florestal) realizam prevenção em diversas regiões do estado, dentre elas: Coxim, Aquidauana, Porto Murtinho, Bonito e na Serra do Amolar.

Dados Estatistícos

Conforme dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), houve uma queda considerável no número de eventos de fogo ativo entre os anos de 2021 e 2022, nos meses de setembro e a primeira quinzena de outubro. Em 2021 foram 231 eventos de fogo ativo no mês de setembro e 72 eventos registrados até a data de hoje (17). Em 2022 foram 80 eventos de foco ativo no mês de setembro, queda de 65% e 17 eventos de fogo ativo até a data esta segunda (17), uma redução de 76%.

Na comparação anual até a data de 17 de outubro de 2020 o Pantanal havia registrado 1.243 eventos de fogo ativo. Em 2021 foram 957 eventos de fogo ativo, uma queda de 23% em comparação com o ano anterior. Já neste ano de 2022 são 541 eventos de fogo ativo, o que representa uma queda de 43% em comparação ao ano anterior.

De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional De Pesquisas Espaciais (INPE), na comparação do total de focos ativos detectados pelo satélite de referência em cada mês, no período de 1998 até 16 de outubro deste ano, os meses de agosto e setembro registraram os menores números de focos detectados na série histórica, com 96 e 242 focos detectados respectivamente.
 
Com base na queda constante dos números os Bombeiros apontam que:

  • As chuvas desse ano ajudaram na diminuição de eventos de fogo ativo na região no período mais crítico da operação;
  • As atividades de prevenção surtiram efeito visto que as equipes em base avançada conseguiam chegar mais rápido no foco de calor quando foram acionadas;
  • A sala-situação que monitora 24h por dia os focos de calor ativos, foi um importante instrumento para  estreitar a comunicação entre o CBMMS e os proprietários dos imóveis rurais, cumprindo a finalidade de informar a real situação do local para acionamento rápido das equipes de combate
  • Os trabalhos de levantamento de dados das propriedades rurais, instruções e treinamentos de brigadistas se mostraram cruciais para que os combates fossem mais eficazes eliminando assim os focos de calor com maior brevidade;

Para o comando da operação, além das chuvas que ajudaram na diminuição dos focos de incêndio, os trabalhos preventivos e de treinamento iniciados em 2020 e os decretos estaduais que proíbem as queimadas nesta época crítica do ano, foram medidas essenciais para alcançar os números positivos em 2022.

 

 

* Com informações do Corpo de Bombeiros de Corumbá
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá