Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Bombeiros alertam população sobre enxameamento de abelhas em Corumbá

21 junho 2016 - 11h29Sylma Lima

De acordo com estudiosos o período de enxameamento é de Outubro até Março, mas você sabe o que é isso? É a saída de um grupo de abelhas operárias acompanhando uma rainha e levando suprimento de mel para a construção dos favos e para a sua alimentação. O Cabo Bombeiro Carlos Alberto Gomes Correia da Costa explicou ao Capital do Pantanal, que em conversa com pesquisadores da Embrapa Pantanal, eles confirmaram a ocorrência do fenômeno, considerado natural, em Corumbá, “as abelhas estão migrando do Pantanal para o perímetro urbano devido a cheia e tempo frio. Elas saem a procura da floração das mangueiras e outras espécies que estão florando nesta época.

"As abelhas buscam alojamento em árvores, postes e outros locais, então alertamos a população a não tentar fazer a retirada do mel, não colocar fogo e chamar os bombeiros para fazer esse serviço”, disse também que há grande incidências de marimbondos principalmente na parte central, onde há maior proximidade com o rio, “o ideal é acionar o 193 para que possamos fazer uma vistoria”. Carlos Alberto lembrou que a enxameação não deve ser confundida com emigração, que ocorre quando todas as abelhas abandonam sua colmeia, deixando-a totalmente vazia. Os enxames primários, em geral, pousam perto da colmeia e em galhos baixos, porque a rainha, que estava em postura, é pesada e não pode fazer vôos longos. Já os enxames secundários e terciários, voam para longe e pousam geralmente em galhos mais altos. Como o homem vem ocupando todos os espaços, os animais silvestres buscam refúgio em áreas urbanas.

Causas da enxameação

Entre elas foi destacado: a falta de espaço para postura ou para armazenar o mel e pólen; instinto de expansão geográfica; instinto de reprodução; escassez de alimentos; tendência para enxamear; falta de ventilação; temperatura elevada; muita umidade dentro da colmeia; rainha velha, com pouca produção da “substância real”, que une as abelhas; raça (africanas enxameiam mais do que as italianas) e o excesso de zangões que comem quatro vezes mais que as operárias, o que causa a falta de alimento na colmeia.

Alerta

O bombeiro disse que está capturando uma média de cinco cobras por semana e algumas venenosas, “a expansão e o crescimento da cidade tem ocupado o espaço dos animais que tentam se defender” . Corumbá não possui centro de reabilitação de animal silvestre (Cras), por isso os animais saudáveis são devolvidos à natureza e os doentes a Policia Militar Ambiental. Outro caso que tem chamado a atenção é o de afogamentos no rio Paraguai, “ocorreram três casos em um mês e estamos no inverno, sendo que no verão esse índice aumenta”, ressaltou que o rio é traiçoeiro e quem não tem técnica não deve se aventurar a tentar salvar uma pessoa em situação de afogamento.


 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá