Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Bolsonaro inaugura radar que vai acabar com voos do tráfico na fronteira

18 agosto 2020 - 11h25Gesiane Sousa com informações da Ascom da FAB

A estação radar da Força Aérea Brasileira (FAB), instalada em Corumbá na manhã desta terça-feira (18), vai aprimorar o controle do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia. O equipamento dá continuidade ao processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e é composto por dois radares, primário e secundário. O presidente Jair Bolsonaro inaugurou a estação pessoalmente e assim que pisou em solo corumbaense, por volta das 10h, quebrou o protocolo e foi até a grade de segurança do aeroporto da cidade para cumprimentar seus apoiadores, presentes no local desde as primeiras horas do dia.

Bolsonaro furou o próprio esquema de segurança para cumprimentar eleitores. Foto: Enviado por leitor 

Os corumbaenses receberam o presidente calorosamente, muitos vestiam camisas nas cores da bandeira do Brasil e, se posicionavam no alto de suas casas para terem uma melhor visão do presidente. Bolsonaro foi recebido pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e pelo prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes. Após o ato de inauguração dos equipamentos, que vão potencializar a identificação de aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira, o presidente almoça cardápio preparado pelo tradicional restaurante Migués, no saguão do aeroporto, e segue o roteiro da viagem voando para Campo Grande e Nioaque.

Sobre os radares

A implantação de novas tecnologias e equipamentos tem sido uma constante preocupação estratégica da Força Aérea Brasileira, visando à manutenção da Soberania e da Defesa Nacional. "Estamos constantemente buscando novas soluções e tecnologias para melhorar o trabalho prestado ao País dentro das nossas ações de Controlar, Defender e Integrar 22 milhões de quilômetros quadrados", afirma o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.
 

Estação é composta por radares primário e secundário. Foto: Capital do Pantanal

O equipamento de modelo LP23SST-NG, fabricado pela empresa Omnisys no Brasil, faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance, com capacidade para detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas e serão equipados com a capacidade de altimetria permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que resguardam os radares contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

A FAB, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), e a Omnisys assinaram, no final de 2018, um contrato para o fornecimento de três radares. As localidades de Porto Murtinho (MS) e Ponta Porã (MS) serão as próximas a contarem com o equipamento. "Estamos aumentando a capacidade de vigilância do espaço aéreo no território nacional, reforçando as ações para manutenção da soberania e segurança de nossas fronteiras", afirma o Presidente da CISCEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior.

Fabricação Nacional

Os radares são fabricados no Brasil pela empresa Omnisys em São Bernardo do Campo (SP), o que permite o acesso rápido e fácil a toda a sua cadeia produtiva e agiliza os procedimentos de assistência técnica por parte do fabricante. O projeto prevê também a absorção do conhecimento técnico pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), visando à realização das atividades de manutenção preventiva e corretiva, minimizando os custos de logística e mantendo um alto nível de disponibilidade dos equipamentos.

Além do radar primário LP23SST-NG, a estação radar também contará com o radar secundário RSM970S, que tem por finalidade obter informações de identificação e altitude de aeronaves cooperativas.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas; inscrição inicia em 1º de ab
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira