Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Blocos oficiais animam o público com homenagens e irreverência

11 fevereiro 2024 - 02h55Gesiane Sousa

Já era madrugada de domingo (11) quando o Vitória Régia encerrou o desfile dos blocos oficiais de Corumbá. Os 11 blocos carnavalescos, afiliados a LIBLOCC (Liga Independemnte dos Blocos Carnavalescos de Corumbá), arrastaram um grande público pela avenida e animaram a plateia. A estimativa é de que mais de 8 mil foliões tenham cruzado a passarela do samba nessa primeira noite de desfiles do Carnaval 2024. 

O primeiro a desfilar foi o tradicional ‘Flor de Abacate’, que prestou uma linda homenagem à Maria Clara, diagnosticada com síndrome de Down aos 4 meses. Amante das artes e da cultura, Clara é símbolo de inclusão na região, e foi justamente em um ensaio de balé, fazendo aquilo que era apaixonada, que ela se despediu desse plano, vítima de parada cardíaca.  O flor denfendeu o enredo: “Clarinha a luz do seu sorriso está viva no Flor de Abacate”. 

Segundo a desfilar, o Águia da Vila exaltou a vida da fundadora do bloco com o samba-enredo “Jurema conta suas histórias de vida”. Nascida no bairro Cervejaria, dona Jurema também foi presidente de bairro e fundadora de um time de futebol.

‘Afro Samba Reggae’, terceiro bloco da noite, apresentou o enredo “Iluska Giedre – In Memoria. O céu ganhou uma estrela”, em homemnagem, a nutricionista e servidora pública que integrou a Oficina de Dança do município.

O quarto a desfilar, bloco 'Os Intocáveis', exaltou uma das entidades espirituais mais conhecidas das religiões de matrizes aficanas, o Zé Pilintra. Com o enredo “Alô Malandragem”, seus componentes cantaram: “Saravá, seu Zé um bom malandro com samba no pé sempre está ao seu lado”.

Fundado em 1969, o ‘Bola Preta’ foi o quinto a atravessar a passarela do samba apresentando um passeio pela rica e deliciosa ‘Culinária Pantaneira’.

O atual campeão do Carnaval, bloco 'Nação Zumbi', sexto a desfilar, cantou o enredo "São Jorge, o Guerreiro Valente Que Cuida da Gente".  No desfile, o bloco destacou a ligação entre o santo católico e o samba.

Na arquibancada, camorote ou grade, o público acompanhou de perto a descida dos blocos. Foto: Capital do Pantanal

Aparentemente o maior bloco da noite, em número de componentes, o ‘Oliveira Somos Nós’ exaltou as maravilhas proporcionadas pelo mundo digital com o enredo “Oliveira Somos Nós e Sim Digital, a Conexão Que Deu Certo!”. Um dos grandes destaques do bloco foi um 'robô' levado pela agremiação para a avenida. O 'Oliveira' foi o sétimo da noite a desfilar.

Nas cores azul, amarelo, vermelho e branco, o ‘Clube dos Sem’ foi a oitava agremiação da noite, tiveram grande destaque na avenida com o enredo “Carnaval de Corumbá, Nossa Cultura Dá Samba”.

Já se aproximando do final do desfile dos blocos oficiais, o ‘Arthur Marinho’ defendeu o enredo “Corumbá Destes Meu Sonhos...”. De acordo com informações da fixa técnica, 700 componentes cantaram o amor pela Cidade Branca, Capital do Pantanal. 

Décimo grupo a desfilar, o ‘Praia, Bola e Cerveja’ teve como tema: “Sonhos são para os que se realizam, Luiz Martins: o sonhador que é realidade em Corumbá”. Aproximadamente 700 foliões homenagearam a trajetória de vida do empresário de turismo e hotelaria.

O ‘Vitória Régia’ encerrou o desfile dos blocos oficiais com uma homenagem ao compositor Sandro Nemer, autor da música ‘Nossa Senhora do Pantanal; canção que na primeira década do ano 2000 foi escolhida como símbolo de Corumbá.

Após o encerramento do desfile dos blocos oficiais, foi o a vez do bloco independente Afoga o Ganso, com atrações nacionais e, na sequencia, iniciaram os shows locais no palco principal. 

A apuração dos blocos oficiais será na Quarta-feira de Cinzas, na passarela do samba, com inicio programado para às 16h.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro