Menu
quinta, 25 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Blocos oficiais animam o público com homenagens e irreverência

11 fevereiro 2024 - 02h55Gesiane Sousa

Já era madrugada de domingo (11) quando o Vitória Régia encerrou o desfile dos blocos oficiais de Corumbá. Os 11 blocos carnavalescos, afiliados a LIBLOCC (Liga Independemnte dos Blocos Carnavalescos de Corumbá), arrastaram um grande público pela avenida e animaram a plateia. A estimativa é de que mais de 8 mil foliões tenham cruzado a passarela do samba nessa primeira noite de desfiles do Carnaval 2024. 

O primeiro a desfilar foi o tradicional ‘Flor de Abacate’, que prestou uma linda homenagem à Maria Clara, diagnosticada com síndrome de Down aos 4 meses. Amante das artes e da cultura, Clara é símbolo de inclusão na região, e foi justamente em um ensaio de balé, fazendo aquilo que era apaixonada, que ela se despediu desse plano, vítima de parada cardíaca.  O flor denfendeu o enredo: “Clarinha a luz do seu sorriso está viva no Flor de Abacate”. 

Segundo a desfilar, o Águia da Vila exaltou a vida da fundadora do bloco com o samba-enredo “Jurema conta suas histórias de vida”. Nascida no bairro Cervejaria, dona Jurema também foi presidente de bairro e fundadora de um time de futebol.

‘Afro Samba Reggae’, terceiro bloco da noite, apresentou o enredo “Iluska Giedre – In Memoria. O céu ganhou uma estrela”, em homemnagem, a nutricionista e servidora pública que integrou a Oficina de Dança do município.

O quarto a desfilar, bloco 'Os Intocáveis', exaltou uma das entidades espirituais mais conhecidas das religiões de matrizes aficanas, o Zé Pilintra. Com o enredo “Alô Malandragem”, seus componentes cantaram: “Saravá, seu Zé um bom malandro com samba no pé sempre está ao seu lado”.

Fundado em 1969, o ‘Bola Preta’ foi o quinto a atravessar a passarela do samba apresentando um passeio pela rica e deliciosa ‘Culinária Pantaneira’.

O atual campeão do Carnaval, bloco 'Nação Zumbi', sexto a desfilar, cantou o enredo "São Jorge, o Guerreiro Valente Que Cuida da Gente".  No desfile, o bloco destacou a ligação entre o santo católico e o samba.

Na arquibancada, camorote ou grade, o público acompanhou de perto a descida dos blocos. Foto: Capital do Pantanal

Aparentemente o maior bloco da noite, em número de componentes, o ‘Oliveira Somos Nós’ exaltou as maravilhas proporcionadas pelo mundo digital com o enredo “Oliveira Somos Nós e Sim Digital, a Conexão Que Deu Certo!”. Um dos grandes destaques do bloco foi um 'robô' levado pela agremiação para a avenida. O 'Oliveira' foi o sétimo da noite a desfilar.

Nas cores azul, amarelo, vermelho e branco, o ‘Clube dos Sem’ foi a oitava agremiação da noite, tiveram grande destaque na avenida com o enredo “Carnaval de Corumbá, Nossa Cultura Dá Samba”.

Já se aproximando do final do desfile dos blocos oficiais, o ‘Arthur Marinho’ defendeu o enredo “Corumbá Destes Meu Sonhos...”. De acordo com informações da fixa técnica, 700 componentes cantaram o amor pela Cidade Branca, Capital do Pantanal. 

Décimo grupo a desfilar, o ‘Praia, Bola e Cerveja’ teve como tema: “Sonhos são para os que se realizam, Luiz Martins: o sonhador que é realidade em Corumbá”. Aproximadamente 700 foliões homenagearam a trajetória de vida do empresário de turismo e hotelaria.

O ‘Vitória Régia’ encerrou o desfile dos blocos oficiais com uma homenagem ao compositor Sandro Nemer, autor da música ‘Nossa Senhora do Pantanal; canção que na primeira década do ano 2000 foi escolhida como símbolo de Corumbá.

Após o encerramento do desfile dos blocos oficiais, foi o a vez do bloco independente Afoga o Ganso, com atrações nacionais e, na sequencia, iniciaram os shows locais no palco principal. 

A apuração dos blocos oficiais será na Quarta-feira de Cinzas, na passarela do samba, com inicio programado para às 16h.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Internacional
Incêndios florestais consomem mais de 10 mil hectares e deixam animais queimados em Roboré
Natural de Corumbá
Desembargador Paschoal Carmello Leandro é homenageado por sua aposentadoria
Sessão histórica
TJ promove e dá posse a dois novos Desembargadores de MS
De Três Lagoas
Sul-mato-grossense será assistente de vídeo nas Olimpíadas de Paris
Consciência Ambiental
Rayssa carrega arara-azul no skate, "honra" para quem luta por preservação em MS
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Permeando a Capoira
Corumbá vai receber projeto de valorização da capoeira em MS
Olimpíadas 2024
Grandes nomes do esporte buscam o Olimpo nos Jogos de Paris
Economia Nacional
Prévia da inflação em julho fica abaixo da taxa de junho, aponta IBGE

Mais Lidas

Data confirmada
Convenção do PSB em Corumbá será dia 31 de julho
Maconha e cocaína
Duas pessoas são presas em flagrante por tráfico de drogas em Corumbá
Casa Verde
Furto de fiação elétrica deixa Central de Regulação em Saúde de Corumbá sem energia
Ação Conjunta
Carro furtado em Ladário é recuperado horas depois na Bolívia