Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Bloco 'Sandálias de Frei Mariano' retoma tradição e abre carnaval em Corumbá

08 fevereiro 2018 - 10h53Assessoria PMC

A volta do ‘Sandálias de Frei Mariano’ para a noite da quarta-feira – que antecede o carnaval – retomou a tradição do bloco de ser o primeiro a cruzar a passarela do samba corumbaense, formada pela rua Frei Mariano e avenida General Rondon. Cerca de mil foliões deixaram a concentração do bloco, na noite de ontem, 07 de fevereiro. O número se multiplicou ao longo do trajeto, ganhando adesões de torcedores que deixaram o estádio Arthur Marinho comemorando a vitória do Corumbaense na Copa do Brasil.

“Ano passado tentamos inovar levando o desfile do ‘Sandálias’ para o sábado, mas o resultado não foi satisfatório. Este ano, o ‘Sandálias’ voltou para quarta-feira e está aqui a multidão. Isso confirmou que a tradição da quarta-feira, com o bloco abrindo o carnaval, tem de ser mantida”, disse Luiz Mário Cambará, diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário Cambará.

Para ele, o bloco presta uma justa homenagem ao Frei Mariano de Bagnaia. “Conta a lenda sobre a praga. Mas, na verdade, o Frei Mariano foi um herói que lutou por muitas coisas boas para Corumbá. O ‘Sandálias’ presta essa homenagem a ele, espanta o mau olhado e abençoa o carnaval corumbaense”, completou o presidente da Fundação da Cultura.

O prefeito Marcelo Iunes, acompanhado da primeira-dama Amanda Balancieri Iunes, acompanhou a descida do bloco da concentração até a dispersão na avenida General Rondon. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, o ‘Sandálias de Frei Mariano’ ganhou dimensão ao longo dos 12 anos de criação e já é esperado por toda a população.

“É tradição e está crescendo a cada ano. O ‘Sandálias de Frei Mariano já é aguardado pela população para começar o carnaval. E neste ano começamos embalados pela vitória do Corumbaense na Copa do Brasil”, disse o prefeito. Iunes destacou que o bloco, inicialmente composto por servidores públicos, hoje recebe toda a população. Esse caráter democrático mostra que “Corumbá faz um carnaval com alegria e paz”.O bloco

O ‘Sandálias de Frei Mariano’ surgiu com o intuito de brincar com uma das lendas mais fortes de Corumbá. Conta a história, que Frei Mariano de Bagnaia, acusado de não pagar o relógio da igreja que construiu em 1887, vingou-se rogando uma praga contra a cidade de Corumbá e seus moradores. Expulso, ele teria enterrado suas sandálias em lugar incerto, afirmando que o município somente retomaria o desenvolvimento quando elas fossem desenterradas.

Em 2006, com base nessa história, Heloísa Urt fundou o bloco carnavalesco ‘Sandálias de Frei Mariano’. No início, era composto basicamente por servidores públicos, mas caiu nas graças do povo e vem ganhando adeptos. Todos os anos, o bloco arrasta para a passarela do samba famílias inteiras.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa