Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Biossegurança e vacinação contribuíram para o setor industrial de MS não fechar na pandemia

11 agosto 2021 - 08h44Portal do Governo

As medidas de biossegurança definidas pelo governo do Estado e a vacinação de mais de 50 mil trabalhadores de industrias ajudaram o setor a enfrentar a pandemia, primeiro não fechando as portas em Mato Grosso do Sul e depois dando segurança aos funcionários para que as atividades prosseguissem. 

Já no começo da pandemia o governo estadual, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) estabeleceram uma série de medidas e protocolos para que as atividades não parassem no setor industrial, mas que houvesse segurança em relação aos funcionários. 

A ação em conjunto inclusive colocou a atividade industrial como “essencial” desde o início da pandemia, com medidas definidas pelo programa “Prosseguir”, além de portarias feitas pela Semagro. Quando os ministérios da Economia, Agricultura e Saúde estabeleceram as normas para a indústria do abate e processamento de carne e laticínios, as regras já estavam em vigor no Estado. 

O Estado acompanhou o processo para fazer a ponte entre economia e saúde pública. “Desde o primeiro momento, tínhamos entendimento de que era um papel nosso o desenvolvimento de protocolos para combate da proliferação da Covid-19 e foi com essa visão que trabalhamos”, descreveu o titular da Semagro, Jaime Verruck. 

Vacinação para o setor 

Assim que começou a vacinação contra covid-19 o setor industrial entrou no grupo de prioridades no Estado, sendo incluindo na agenda de imunização dos municípios. Para funcionários das industrias já foram aplicadas 60.539 doses, sendo 40.789 para primeira (dose), 9.991 na dose única e 9.759 já com a segunda dose. Mais de 50 mil trabalhadores já foram imunizados. 

“Quase 100% dos funcionários de frigoríficos já foram vacinados, o que ajuda demais o setor, já que é mais segurança e saúde aos trabalhadores. O setor não parou desde o começo da pandemia e  continuamos seguindo todas as medidas de biossegurança”, descreveu Sérgio Capucci, presidente da Assocarnes (Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carnes de MS). 

Para o presidente da Sindvest-MS (Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, a vacinação no setor é um ganho para toda economia. “Mais segurança aos funcionários e empresas, que foram conscientizados na importância da imunização, assim pode retomar a produtividade e geração de empregos”. 

Veloso destaca que a articulação feita pelo governo estadual, prefeituras e setor industrial foi fundamental para atividade não parar e entrar no processo de vacinação. “Isto dá mais confiança inclusive para o empresário investir e ampliar as vagas de trabalho”. 

O governador Reinaldo Azambuja desde o começo da pandemia fez uma agenda positiva para conciliar a atividade econômica e a saúde pública e foi um incentivador para ampliação da vacinação, inclusive convocando “mutirões” nas cidades para imunizar a população. O Estado segue nas primeiras colocações no ranking nacional, já chegando a 84% da população adulta vacinada. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública