Menu
domingo, 05 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Azambuja cobra socorro imediato a estados e municípios em videoconferência com Bolsonaro

23 maio 2020 - 10h06Portal do MS

O governador Reinaldo Azambuja foi um dos protagonistas da reunião virtual com o presidente Jair Bolsonaro e sua equipe econômica na última quinta-feira (21), ao se posicionar, com firmeza e clareza, sobre os pontos considerados cruciais pelos 27 estados em relação ao projeto de lei de socorro financeiro às unidades federativas e municípios pelo governo federal.

Escolhido como porta-voz dos demais governadores, Reinaldo Azambuja fez uma defesa contundente da sanção imediata do projeto de lei aprovado pelo Congresso. Também cobrou a liberação da primeira parcela dos recursos ainda neste mês de maio, para que os estados e municípios possam cumprir seus compromissos financeiros, em especial o pagamento da folha de pessoal.
“A sanção é fundamental, pois estamos vivendo um momento de perda brutal das nossas receitas. A crise atingiu a dona de casa, os trabalhadores, empresários, municípios e a própria União. Sabemos que neste momento precisamos de unidade”, afirmou, durante a videoconferência.

Azambuja também foi enfático ao dizer ao presidente, respeitando suas prerrogativas, que é consenso de todos os governadores o veto ao artigo que permite reajuste ao funcionalismo e a sanção integral do dispositivo que diz respeito ao aditamento contratual da dívida de estados e municípios com bancos públicos e privados e instituições multilaterais de crédito.

Construção coletiva
Ao defender a suspensão dos reajustes salariais em nome dos estados como uma das medidas de enfrentamento da crise e saneamento das finanças, o governador sul-mato-grossense disse que nesse momento a cota de sacrifício é de todos. “É impossível projetarmos qualquer aumento de salário, precisamos agora de cuidar da saúde da nossa população como um todo”, sustentou.

Reinaldo Azambuja apresentou dados segundo os quais nos últimos três anos a média de crescimento das folhas de pessoal nos estados foi de 3,9%, e dos municípios, em 6,9%. Apontou ainda que, segundo projeção econômica do governo federal, as despesas dos estados e municípios com pessoal em 2020/2021, mantidas as médias de reajuste salarial, seriam de R$ 69 bilhões e R$ 62 bilhões.

“Portanto, o veto ao reajuste do funcionalismo é o entendimento da maioria dois estados, e em assim o fazendo, senhor presidente, o senhor estará fazendo um bem ao país e à sociedade”, ponderou o governador.

Em sua fala, em nome dos 27 governadores, Reinaldo Azambuja disse que a reunião virtual era um momento histórico e realçou a posição do presidente da República de debater e dialogar com os estados as medidas fundamentais para manter o equilíbrio financeiro das unidades federativas, de forma a reduzir os impactos econômicos gerados pela pandemia do coronavírus.

“Quero agradecer em nome de todos os governadores, ao senhor presidente, a sua equipe econômica e aos nossos congressistas, a construção coletiva dos poderes, que souberam discutir e chegar a um texto de consenso desse projeto de lei”, disse. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras de recuperação
Ponte sobre o rio Paraguai fecha às 17h de hoje e reabre às 12h de domingo (5)
Ladário
Cerimônia marca passagem de comando no 6º Distrito Naval
Evento
Circuito Gastronômico começa na segunda (06) com participação de restaurantes de Corumbá
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Prestação de Serviço
Corumbá e Ladário recebe ação para emissão da Carteira Nacional de Artesãos
Economia
Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul
Obrigatório
Veículos com placa final 3 tem até 31 de maio para quitar Licenciamento 2024
Ajuda Humanitária
Cinco militares de busca e salvamento foram enviados em helicóptero para o RS
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
Imunização
Sábado é dia de multivacinação em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

Incentivo
MS Supera publica resolução e primeira lista; fase de recurso é de 6 a 9 de maio
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
21 horas fechada
Ponte sobre rio Paraguai será interditada a partir das 17h de sábado
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá