A Operação Pantanal II, em combate às queimadas em Corumbá segue sem a participação da sua principal arma. Em manutenção técnica desde a última quarta-feira (29), o avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB), já está no terceiro dia sem lançar água sobre os incêndios no Pantanal.
O site Capital do Pantanal apurou as informações junto a coordenação da operação, que confirmou que tudo segue conforme previsto. A manutenção é de rotina e a aeronave volta a operar assim que os procedimentos forem finalizados. O Hércules C-130 da FAB é capaz de lançar 12 mil litros de água por voo, e foi autorizado a integrar a operação após o governador Reinaldo Azambuja decretar estado de Emergência Ambienal na região, no dia 24 de julho.
Enquanto isso, as ações seguem completando seis dias de operação nesta sexta-feira (31). Hoje pela manhã, brigadistas do PrevFogo/Ibama e militares foram transportados pelas aeronaves Blackhalk, Pantera e Cougar, para áreas próximas a região urbana de Corumbá. Também está previsto para hoje, lançamentos de água realizados pelo helicóptero Cougar da Marinha do Brasil.