Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Avançam as discussões para implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico

O corredor bioceânico vai ligar Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina

06 outubro 2022 - 10h25Assessoria/PMC

Novas discussões referentes à viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta (Chile), através da Bolívia e Argentina, estão acontecendo em Brasília. Por orientação do prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, discutiu o assunto com a direção da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) na quarta-feira (5).

“Tivemos essa reunião com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, onde discutimos aumento do fluxo de cargas na ferrovia (Malha Oeste). É mais um passo para, efetivamente, colocarmos em prática o Corredor Ferroviário Bioceânico”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá. A viabilidade do corredor ferroviário também foi apresentada à Superintendência de Transportes Ferroviários e Gerência de Regulação do Transporte Ferroviário. O ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, participou do encontro.

Ainda na reunião com a ANTT foi tratado o acesso da Ferroviária Oriental S.A (da Bolívia) às dependências dos depósitos alfandegados da Granel Química e Transaço. A iniciativa aumentaria em cinco vezes, aproximadamente, a capacidade de transporte que a empresa boliviana opera tanto em importação quanto exportação.

“É mais um passo para aumentar a capacidade e facilitar o acesso da Ferroviária Oriental ao território brasileiro e, com isso, elevamos a capacidade de carga em cinco vezes o que ela transporta hoje, passando de 300 mil toneladas para 1,5 milhão de toneladas na importação e exportação”, completou Cássio. O vereador Manoel Rodrigues também participou da reunião.

Ao destacar a reunião com a ANTT como positiva para a continuidade do processo de viabilização do acesso ferroviário do Brasil ao oceano pacífico, o chefe do Executivo Municipal reforçou que a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico.

“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou o prefeito. “Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018”, enfatizou Marcelo Iunes. Corumbá integra o grupo de trabalho que debate a viabilidade do acesso ferroviário e a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá