Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Avançam as discussões de viabilidade do Corredor Ferroviário Bioceânico

13 setembro 2022 - 10h19Assessoria/PMC

O prefeito Marcelo Iunes participou de videoconferência com autoridades da província argentina de Salta para tratar de ações referentes à viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta (Chile), através da Bolívia e Argentina. O ministro João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores, participou do encontro virtual realizado na segunda-feira, 12 de setembro.

A reunião abordou a revitalização de trecho ferroviário do norte da Argentina e as obras para implantação do Porto Seco de Guemes, que deverá oferecer espaço para a instalação de empresas brasileiras na sede do empreendimento.

Marcelo Iunes classificou como positivo o encontro, que definiu ações para a continuidade do processo de integração entre os dois países e a consequente viabilização do acesso ferroviário do Brasil ao oceano pacífico. O chefe do Executivo Municipal reforçou que a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico.

“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou. “A rota significa desenvolvimento, perspectiva estratégica e um novo Mato Grosso do Sul”, frisou o chefe do Executivo corumbaense.

“Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018”, disse o prefeito. O Município integra o grupo de trabalho que debate a viabilidade do acesso ferroviário e a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas. O prefeito lembrou que entre os dias 19 e 24 de maio, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques, comandou, por sua determinação, uma missão técnica que apresentou as potencialidades de Corumbá para empresários e agentes políticos da Bolívia e da Argentina. A missão também teve representantes da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sebrae/MS com apoio da Fiems.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e o secretário adjunto, Luciano Leite, também participaram da videoconferência.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul