Menu
segunda, 18 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
Andorinha - Dezembro
Geral

Autorizado concurso para Polícia Civil e promoção automática em 5 anos

06 abril 2018 - 11h07Campo Grande News

O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou nesta sexta-feira (6) concurso da Polícia Civil com 170 vagas, em quatro áreas. O edital deve ser lançado em maio. Além disso, foram sancionadas leis de promoção automática para policiais, em cinco anos, e de reclassificação para que agentes sejam promovidos com mais agilidade.

O certame ofertará 40 vagas para papiloscopista, 40 para médicos legistas, 40 para peritos criminais e 50 para agentes de polícia científica. As vagas serão divididas em todo o Estado

Foi assinada lei que muda a forma de promoção dos policiais civis. Anteriormente, além do tempo de dois anos de serviço, era necessário ter disponibilidade de vagas e indicação.

Agora, basta o policial atender a alguns critérios, como bom comportamento, assiduidade no serviço, cursos de capacitação, que em cinco anos recebe a promoção de forma automática.
Na mesma linha, a segunda lei sancionada traz a reclassificação de agentes para agilizar promoções.

Com as mudanças, o presidente do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civil de Mato Grosso do Sul), Giancarlo Miranda, afirma que os policiais terão perspectiva de carreira podendo, inclusive, chegar ao topo da carreira.

Segundo ele, antigamente, além da dificuldade com vagas, a indicação tinha critérios políticos.
“Agora essa questão foi excluída. Tinha policial que ficava até dez anos para conseguir uma promoção. Agora, todos os policiais serão beneficiados”, disse.

Sobre o concurso, Giancarlo lembra que o cargo para polícia científica não abria concurso há 13 anos. “Será importante trazer novos servidores para essas áreas. Mas junto ao concurso, precisa melhorar a estrutura do Imol e para as perícias, principalmente em função de materiais e equipamentos”, explicou.

O secretário de segurança do Estado, Antonio Carlos Videira, pontua que a abertura do concurso ajudará a suprir a deficiência de efetivo. “Esses policiais serão espalhadas no interior no Estado e isso ajuda a esclarecer cada vez mais crimes. Os policiais nunca tiveram tanto acesso ao governo como agora”, disse.

O deputado José Carlos Barbosa, o Barbosinha, elogiou a abertura do concurso e ressaltou que MS é o mais prende e mais elucida crimes no país. “O estado também é primeiro que teve investimentos tanto nas estruturas como no pessoal, com concursos e carreiras”, disse.

O governador Reinaldo Azambuja lembrou que, mesmo nos momentos de explosão de violência em todo o país, o estado continuou investindo em segurança e melhorando a situação dos policiais.

“A valorização das promoções é importante e zera fila de quem estava esperando a anos por promoção. Temos o exemplo de São Paulo, que há 5 anos não tem promoção na Polícia Civil. Mato Grosso do Sul tem uma das melhores polícias do Brasil, pois reduziu diversos indicadores de criminalidade com resultado positivos, e, que agora policiais poderão crescer por seu próprio mérito” finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COLISÃO
Batida de carro e moto no Popular Nova deixa motociclista com ferimento graves
CONSEQUÊNCIAS DA CHUVA FORTE
Chuva forte causa alagamentos e queda de árvore sobre residência em Corumbá
SAÚDE
Após aprovação pela Anvisa, Corumbá aguarda a chegada das doses da vacina contra a Covid-19
ESPORTE
Internacional vence sexta seguida e fica a um ponto do líder São Paulo
SAÚDE
Vacinação contra covid-19 começa ainda hoje nos estados, diz Pazuello
IPVA
IPVA à vista, com 15% de desconto vence dia 29
EDUCAÇÃO
Último período para efetivação das matrículas começa nesta segunda
EDUCAÇÃO
Última semana para quem quer concorrer às vagas do vestibular UEMS 2021
EMPREGO
Mato Grosso do Sul começa semana com 2.394 vagas de emprego
TEMPO
Previsão de tempo chuvoso em Mato Grosso do Sul nesta semana

Mais Lidas

ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem