Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Autoridades discutem sustentabilidade e turismo no Pantanal

14 outubro 2016 - 07h30Gesiane Medeiros / Notícias MS

Acontece amanhã (15), no município de Miranda, distante 3 horas de Corumbá, encontro de autoridades governamentais e ambientais para discutir a conservação, sustentabilidade e o turismo no Pantanal. O encontro é uma iniciativa do Instituto S.O.S Pantanal e reservam a participação do governador Reynaldo Azambuja e do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, que ainda resta confirmar a presença.

De acordo com o Instituto SOS Pantanal, o objetivo do encontro, intitulado “Futuro do Turismo e Iniciativas à Sustentabilidade do Pantanal”, é chamar atenção para importância social e ambiental do bioma Pantanal considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal em 1988 e Patrimônio natural da Humanidade pela Unesco em 2000, o Pantanal é a maior área úmida alagada do planeta. Nesta região rica em diversidade biológica, social e cultural, conciliar atividades econômicas e promover a conservação da biodiversidade por meio de práticas sustentáveis é um desafio constante.

O Instituto SOS Pantanal tem se preocupado com o contexto atual, que coloca o Bioma Pantanal como a nova fronteira agrícola dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O desmatamento e a instalação de práticas agropecuárias inadequadas podem deixar a região vulnerável.

O encontro acontece a partir das 8h30 no Refúgio Caiman, no Pantanal Sul-mato-grossense. Foto: Divulgação

Roberto Klabin, presidente do Instituto SOS Pantanal alerta. “Se a ocupação do uso do solo e a cobertura vegetal da Bacia do Alto Paraguai (BAP) for feita de forma inadequada poderá haver a perda da qualidade ambiental, além de, aos poucos, inviabilizar a nascentes atividades turística na região. Neste contexto a sociedade brasileira pode escolher se quer deixar o Pantanal se descaracterizar em virtude de práticas inadequadas de ocupação do solo, como o desmatamento, por exemplo ou, pode mostrar para as autoridades estaduais e federais que a região mais bonita do mundo pode diversificar a sua economia, investindo em atividades alternativas, como o turismo e a valoração dos serviços ecossistêmicos”, acrescenta o presidente da Instituição.

Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal acredita que o encontro promoverá o protagonismo da sociedade perante a realidade ambiental e social no Pantanal, a fim de construir uma agenda positiva a favor de políticas públicas voltadas para conservação do bioma.

“O desafio da região Pantaneira está em estabelecer programas integrados de desenvolvimento sustentável de acordo com as suas peculiaridades culturais, relevância ambiental e dinâmica socioeconômica. Portanto, acreditamos que é necessário planejar e implantar as estratégias para reduzir os impactos previstos e aumentar a capacidade de adaptação regional às mudanças climáticas”, afirma o diretor executivo.

Além do encontro entre as autoridades, também estão previstas a realização de atividades culturais como a festa do laço comprido, evento tradicional na região e a exposição de projetos de conservação em fauna e flora que ajudam na conservação e divulgação do bioma. Todas as atividades que tem objetivo de sensibilizar e promover o diálogo para construção de um Pantanal Sustentável.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública