Menu
quinta, 25 de fevereiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Autoridades discutem sustentabilidade e turismo no Pantanal

14 outubro 2016 - 07h30Gesiane Medeiros / Notícias MS

Acontece amanhã (15), no município de Miranda, distante 3 horas de Corumbá, encontro de autoridades governamentais e ambientais para discutir a conservação, sustentabilidade e o turismo no Pantanal. O encontro é uma iniciativa do Instituto S.O.S Pantanal e reservam a participação do governador Reynaldo Azambuja e do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, que ainda resta confirmar a presença.

De acordo com o Instituto SOS Pantanal, o objetivo do encontro, intitulado “Futuro do Turismo e Iniciativas à Sustentabilidade do Pantanal”, é chamar atenção para importância social e ambiental do bioma Pantanal considerado Patrimônio Nacional pela Constituição Federal em 1988 e Patrimônio natural da Humanidade pela Unesco em 2000, o Pantanal é a maior área úmida alagada do planeta. Nesta região rica em diversidade biológica, social e cultural, conciliar atividades econômicas e promover a conservação da biodiversidade por meio de práticas sustentáveis é um desafio constante.

O Instituto SOS Pantanal tem se preocupado com o contexto atual, que coloca o Bioma Pantanal como a nova fronteira agrícola dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O desmatamento e a instalação de práticas agropecuárias inadequadas podem deixar a região vulnerável.

O encontro acontece a partir das 8h30 no Refúgio Caiman, no Pantanal Sul-mato-grossense. Foto: Divulgação

Roberto Klabin, presidente do Instituto SOS Pantanal alerta. “Se a ocupação do uso do solo e a cobertura vegetal da Bacia do Alto Paraguai (BAP) for feita de forma inadequada poderá haver a perda da qualidade ambiental, além de, aos poucos, inviabilizar a nascentes atividades turística na região. Neste contexto a sociedade brasileira pode escolher se quer deixar o Pantanal se descaracterizar em virtude de práticas inadequadas de ocupação do solo, como o desmatamento, por exemplo ou, pode mostrar para as autoridades estaduais e federais que a região mais bonita do mundo pode diversificar a sua economia, investindo em atividades alternativas, como o turismo e a valoração dos serviços ecossistêmicos”, acrescenta o presidente da Instituição.

Felipe Augusto Dias, diretor executivo do Instituto SOS Pantanal acredita que o encontro promoverá o protagonismo da sociedade perante a realidade ambiental e social no Pantanal, a fim de construir uma agenda positiva a favor de políticas públicas voltadas para conservação do bioma.

“O desafio da região Pantaneira está em estabelecer programas integrados de desenvolvimento sustentável de acordo com as suas peculiaridades culturais, relevância ambiental e dinâmica socioeconômica. Portanto, acreditamos que é necessário planejar e implantar as estratégias para reduzir os impactos previstos e aumentar a capacidade de adaptação regional às mudanças climáticas”, afirma o diretor executivo.

Além do encontro entre as autoridades, também estão previstas a realização de atividades culturais como a festa do laço comprido, evento tradicional na região e a exposição de projetos de conservação em fauna e flora que ajudam na conservação e divulgação do bioma. Todas as atividades que tem objetivo de sensibilizar e promover o diálogo para construção de um Pantanal Sustentável.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLICIAL
Policia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na Capital
GERAL
Vereador pede a criação de novas sedes do Conselho Tutelar de Corumbá
AGRICULTURA
Safra da soja deve ultrapassar 11,2 milhões de toneladas
ECONOMIA
Pesquisa do Procon mostra diferença superior a 220% em preços de produtos da cesta básica
POLÍTICA
Bolsonaro entrega à Câmara PL que permite privatização dos Correios
SAÚDE
Audiência pública da Saúde apresenta hoje, dia 25, relatórios do 3° quadrimestre
POLICIAL
PRF apreende mais de 80 mil reais com passageira de ônibus em Corumbá
Economia
Contribuinte pode baixar programa da declaração do IR a partir de hoje
TURISMO
Prefeitura promove campanha "A alegria da pesca voltou a Corumbá"
AFTOSA
MS terá conselho municipal de saúde animal visando evolução do status sanitário da Aftosa

Mais Lidas

POLICIAL
Caminhão de fundo falso é apreendido com 600 kg de maconha
NA BR 262
Após fuga, carro roubado afunda em área alagada e condutor desaparece
EDUCAÇÃO
Aulas nas escolas da REME de Corumbá começam em 1° de março com atividades não presenciais
POLICIAL
PRF apreende carro roubado na BR 262 e motorista foge