Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Autoridades destacam a importância dos advogados para a sociedade

10 agosto 2022 - 10h04Assessoria Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Corumbá realizou na noite de ontem, terça-feira (9), uma Sessão Solene para celebrar, de forma antecipada, o Dia do Advogado. O ato marcou homenagens a 20 personalidades pela dedicação e empenho na profissão, reconhecida por todos como de grande importância para a sociedade de um modo geral. 

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) e aprovada por unanimidade por todos os integrantes do Poder Legislativo corumbaense. 

Na oportunidade, Bira, que é advogado, mas não está exercendo a profissão para se dedicar à vereança, relatou que, a grosso modo, advogado é um profissional que “presta assistência jurídica, defendendo os interesses de seus clientes diante da justiça, é a ação de pleitear em juízo, mas que na prática, quem advoga sabe que, ser advogado é muito mais do que isso, por vezes ser advogado é ser psicólogo, ser conselheiro, ser amigo, independentemente de horário comercial”. 

O vereador Bira, que é advogado, destacou a importância do profisisonal para a sociedade. Foto: Divulgação

Citou que atuar na área reque muito estudo e dedicação, já que a profissão envolve um conjunto de normas jurídicas vigentes, criadas com o objetivo de solucionar conflitos da sociedade, e que é imprescindível na administração da justiça. 

Destacou o dia 11 de agosto, data importante para “lembrar as lutas da classe, das vitórias alcançadas, de lembrar da sua importância”. Lembrou pessoas importantes “que hoje não estão mais entre nós, mas que jamais devem ser esquecidos pela contribuição que em vida deram a nossa classe”, se referindo a Edmir Moreira Rodrigues, Alcindo Cardoso do Valle, Valter Garcia, Ubirajara Sebastião de Castro, Marcilio Lins, entre outros que “tanto colaboraram com a OAB e, consequentemente, com o exercício desta nobre profissão em nosso município. São exemplos e inspiração para a nova geração de advogados que está surgindo”. 

Deixou aos novos advogados e advogadas, uma mensagem de esperança, de fé e confiança em dias melhores para esta nobre profissão que, “outrora já foi mais glamurosa mas que hoje, sofre com decisões e normativas do judiciário que tentam diminuir a importância e participação do advogado na administração da justiça, com o aviltamento dos honorários advocatícios de sucumbência, com a falta de respeito às prerrogativas”, e que cabe a esta nova geração, “dar continuidade à luta por melhores condições de trabalho e restaurar o devido respeito a classe”. 

O presidente do Legislativo corumbaense também enalteceu os advogados e advogadas corumbaenses, observando que a outorga das Moções de Congratulações às 20 personalidades ocorridas na noite de ontem, é extensiva a toda classe, e que o ato marcou o reconhecimento da Câmara, do trabalho que cada um desenvolve, é que é um exemplo a ser seguido por toda a sociedade. 

Profissão importante 

O vice-prefeito Dirceu Miguéis representou o prefeito Marcelo Iunes na sessão. Durante o ato, ele disse que a profissão é uma das mais importantes entre todas as existentes, e enalteceu a iniciativa da Câmara em prestar a homenagem classificada por ele como digna, justa e de grande valia para todos profissionais advogados da região. 

Vice-prefeito, Dirceu Migués, partiicpou da homenagem. Foto: Divulgação

Citou os desafios da profissão e que “não é nada fácil advogar, mas é uma honra poder defender bens jurídicos impagáveis como a vida, patrimônio, integridade, honra e liberdade das pessoas. Advogar é, diariamente, contornar todos os maiores e incontáveis percalços para efetivar um direito, ou resolver problema que batem nossas portas. É ter gratidão em poder realizar um ofício que proporciona contentamento e orgulho, no cumprimento do dever”. 

Dirceu lembrou grandes advogados do passado e outros que continuam sua caminhada. Pessoas de bem que participaram da vida política, da administração municipal e dezenas que foram eleitos para mandato na Câmara de Vereadores. 

“O advogado é a arma mais forte da lei, o supremo protetor do direito e o maior inimigo da injustiça. São vocês que viabilizam a realização de sonhos, a reparação de injustiças, a proteção à saúde e a minimização de riscos. A diferença é que conseguem perseverar diante das dificuldades. Continuem perseverando, sempre! Vale a pena! A sociedade precisa muito de vocês”, completou. 

Doação Diária 

A presidente da OAB – Subseção de Corumbá, Maria Carolina Scheeren do Vale, agradeceu a homenagem prestada pela Câmara, destacando ter sido uma honra falar em nome dos advogados e advogadas corumbaenses durante a solenidade. 

Disse que o 11 de agosto é uma data importante em que “comemoramos a nossa gloriosa profissão”. Destacou todos os profissionais, advogados e advogadas, que “são extremamente competentes e aptos e aptas a representar a nossa classe”, e que “se trata de uma missão em busca da realização de uma justiça equilibrada. Sabemos que nossa profissão exige doação diária, pois sem isso, não colhemos os frutos. Exige discernimento, pois sem isso não podemos auxiliar as pessoas na busca pela solução de seus problemas”. 

A presidente observou ainda que se trata de uma profissão que exige equilíbrio, “pois muitas estamos em situação de decisão do destino da vida de nossos clientes. De conhecimento, pois sem isso não somos capazes de acompanhar a eterna evolução do direito. Por isso desejo que cada colega presente ou não aqui na noite de hoje, possa exercer sua profissão com alegria, autonomia para que nossa função constitucional de sermos indispensáveis à administração da justiça, seja garantida e assim garantir a ordem e a segurança jurídica”. 

Por fim, fez um agradecimento aos vereadores e vereadora, citando inclusive que, a Câmara, conta com três advogados na vereança: Bira, Allex Dellas e Alexandre Vasconcellos, e que o ato se transformou em um momento de glória. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal