Os 16.364 alunos da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME) retornam às salas de aula na próxima segunda-feira, 6 de agosto. A princípio, o começo do segundo semestre letivo estava marcado para esta quinta-feira, 2, mas foi remarcado em função da posse e lotação dos novos professores aprovados no Concurso da Educação – processo que termina nesta quarta – , da posse dos novos diretores das unidades escolares e da convocação dos temporários.
O secretário municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu, reforçou que o adiamento não trará nenhum prejuízo a carga horária dos estudantes da Rede Municipal. “Esses dois dias serão repostos futuramente, dentro de um cronograma estabelecido pela equipe da Secretaria”, reforçou Genilson.
De acordo com a subsecretária Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, esses dois dias a mais de planejamento permitirão uma condução mais tranquila e adequada de todo esse processo de mudança e lotação de novos educadores da REME. “Hoje também acontece a Formação Continuada em nossas escolas, que é mais um importante método de melhoria na educação em nossa cidade”.
A Educação Infantil (Creche e Pré-escola) teve a formação na Escola Municipal Delcídio do Amaral. A capacitação na Escola Municipal Barão do Rio Branco reuniu os profissionais do Ensino Fundamental I (Séries Iniciais). Já a formação continuada do Fundamental II (Séries Finais) ocorreu na Escola Municipal Izabel Correa de Oliveira.
Durante as formações foi trabalhado o dia “D” de contribuição e discussão do Currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Mato Grosso do Sul. O objetivo é propor um momento voltado para a discussão e contribuição da versão preliminar do Currículo de Mato Grosso do Sul, em todas as escolas das redes estadual, municipal e estabelecimentos privados de ensino, a fim de garantir um espaço de debate entre os grupos.
A Formação Continuada é uma das etapas de construção do currículo escolar estadual e municipal. Visa a implementação da Base Nacional Curricular (BNCC), processo que Mato Grosso do Sul foi o primeiro estado a dar início. Feito a partir da Base Nacional Curricular, ele foi construído com ampla participação, contemplando o uso de tecnologia, busca de conhecimento e especificidades do Estado.
A construção do Currículo de Mato Grosso do Sul contou com 12 coordenadores regionais e 22 redatores, teve a participação da Federação dos Trabalhadores em Educação (Fetems) e a adesão dos 79 municípios.
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