Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Associação vai incentivar e capacitar moradores do Passo do Lontra a empreender na região

16 julho 2022 - 08h35Assessoria

Comunidade localizada perto da Estrada Parque no Pantanal de Corumbá, cortada pelo rio Miranda, o Passo do Lontra é formado por cerca de 40 famílias e a partir deste mês de julho uma associação foi fundada para contribuir com quem pretende empreender na região, que tem um forte apelo turístico e potencial para desenvolvimento do artesanato e costura com características próprias. A iniciativa da criação da Associação das Marias Bonitas do Lontra surgiu a partir de reuniões promovidas com moradores e o Sebrae/MS, no âmbito do Pró Pantanal. O registro da entidade foi feito em cartório de Corumbá, nesta quinta-feira (14). 

Essa região, que fica distante cerca de 130 km de Corumbá, possui a Base de Estudos do Pantanal, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A unidade dá suporte para a comunidade. Além disso, há empreendimentos no setor do turismo. Parte da comunidade trabalha em pousadas e hotéis, enquanto há também pescadores profissionais, guias de turismo e comerciantes, que buscam a formalização e o Pró Pantanal tem desenvolvido ações individuais nesse intuito também. 

Volmir Meneguzzo, um dos consultores do Sebrae/MS que atua com a Comunidade do Passo do Lontra, ressalta que a associação contribuirá para diferentes ações locais. “A associação é uma entidade de apoio, fomento e qualificação de acesso a mercado de forma mais organizada. Permitindo o fortalecimento das empreendedoras e empreendedores e propiciando a geração de renda e qualidade de vida”, pontua. 

A Associação das Marias Bonitas do Lontra foi criada com o envolvimento direto de seis mulheres e três homens. Foi esse grupo que participou de reuniões e definiu as diretrizes de atuação. Os integrantes atuam em diferentes setores econômicos na própria comunidade, como na pesca profissional, dentro do trade turístico e em pequenos negócios. Além disso, essa constituição inicial ainda pode crescer e mais moradores estão interessados em aderir à entidade. 

A primeira presidente é Servarina Pedroza Louveira, conhecida na região como dona Sossô. Ela nasceu no município de Aquidauana, na comunidade de Taunay, mas vive no Passo do Lontra desde 2001. Trabalhou como serviços gerais, camareira, cozinheira e pescadora profissional no Passo do Lontra. Para ela, a formação legal da associação fortalece moradores para pleitear cursos, estruturar pequenos negócios, consolidar parcerias com outras instituições e garantir autoestima local. “As expectativas são boas e acreditamos na melhoria de muitas coisas aqui na comunidade. Estamos muito confiantes, com muita esperança, para ver coisas se desenvolverem aqui”, salienta. 

Dona Sossô acrescenta que no processo de formalização da associação, mais moradores da comunidade passaram a se interessar em empreender e buscar conhecimento sobre como atuar em conjunto. “Começamos com nove pessoas engajadas e já tem mais gente que pediu para participar. Já são mais três mulheres que querem se envolver. Vamos caminhando aos poucos.” 

Apesar de a associação levar o nome “Marias Bonitas”, ela abrange a atuação de empreendedoras e empreendedores dessa localidade no Pantanal. O foco em ser inclusiva para todos na comunidade é um dos princípios trabalhados no âmbito de estruturar uma governança local. Toneviller Magalhães Viana é guia de turismo, nasceu na comunidade em 1989 e tem uma microempresa no Passo do Lontra. Ele é um dos homens que integra as “Marias Bonitas”. “A associação vai dar unidade para gente buscar benefícios para a comunidade. Queremos melhorar a questão do trabalho e outros temas. Essa união vai ajudar na nossa independência”, opina. 

As próximas etapas da entidade estão em andamento e envolvem estruturar cursos de capacitação e definir produtos com características locais que podem ser comercializados para turistas que frequentam a região. O planejamento alcança também medidas para estruturar parcerias que vão promover o desenvolvimento local de forma sustentável. 

Esse engajamento e ações de governança local estão ocorrendo ao longo deste ano. Ainda no primeiro semestre, durante a formatação da associação, alguns integrantes da comunidade participaram de curso de formação de brigada para atuarem na prevenção de incêndios e receberem conhecimento sobre o uso do fogo de forma racional no bioma. Essa capacitação ocorreu a partir de projeto do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o Sebrae/MS, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e parceria com o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Essa ação está alinhada com o Pró Pantanal, que visa a recuperação econômica de comunidades e empreendedores pantaneiros. 

Pró Pantanal 

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. 

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). 

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul