Menu
quinta, 15 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Assistência Social promove atualização sobre Cadastro Único e Bolsa Família

27 junho 2018 - 11h01Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo uma atualização sobre Cadastro Único e o Programa Bolsa Família para os funcionários dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e técnicos envolvidos diretamente no trabalho.

A capacitação começou na tarde dessa terça-feira, 26, e terminou nesta quarta. “Apesar de todo o trabalho já feito, ainda encontramos muitas pessoas que não conhecem o Cadastro Único e o Bolsa Família ou que tem dúvidas sobre esses programas”, explicou a assessora de Políticas Sociais da Assistência Social, Adelma Galeano, que representou a secretária Glaucia Fonseca dos Santos Iunes no evento.

“Nosso trabalho aqui será de capacitar os servidores para apresentarem esses serviços à população com melhor qualidade e conhecimento. Por isso também estão participando os técnicos do programa Criança Feliz”, complementou a supervisora do Bolsa Família em Corumbá, Clarice Souza.

A capacitação foi realizada pelas técnicas Elza de Souza Franke e Edna Paulo dos Santos e aconteceu no CRAS I, localizado no bairro Centro América.

Programas Federais

O cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

Já o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

Deixe seu Comentário

Leia Também

RODOVIA
Vereador reivindica melhorias na BR 262, entrada para o Morro do Urucum
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vale Universidade divulga lista de pré-habilitados e convoca para nova etapa
GERAL
Azambuja diz que MS cumpre papel no combate à Covid e não tem medo de CPI
Dia da Conservação do Solo
Sistemas agroflorestais biodiversos conservam e melhoram a qualidade do solo
Ação solidária contra a Covid-19:
Primeiro lote de medicamentos para intubação chega hoje ao Brasil
ATROPELAMENTO
Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido
GERAL
Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite
GERAL
Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
GERAL
PGE integrará o Observatório Estadual da Nova Lei de Licitações
ESPORTE
Prefeitura cria grupo de trabalho para preservar memória esportiva de Corumbá

Mais Lidas

CAPTURA DE ANIMAL
Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá
POLICIAL
PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
SAÚDE
Corumbá inicia imunização contra a Covid-19 da população ribeirinha do baixo Pantanal