Menu
sexta, 01 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Assistência Social promove atualização sobre Cadastro Único e Bolsa Família

27 junho 2018 - 11h01Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está promovendo uma atualização sobre Cadastro Único e o Programa Bolsa Família para os funcionários dos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e técnicos envolvidos diretamente no trabalho.

A capacitação começou na tarde dessa terça-feira, 26, e terminou nesta quarta. “Apesar de todo o trabalho já feito, ainda encontramos muitas pessoas que não conhecem o Cadastro Único e o Bolsa Família ou que tem dúvidas sobre esses programas”, explicou a assessora de Políticas Sociais da Assistência Social, Adelma Galeano, que representou a secretária Glaucia Fonseca dos Santos Iunes no evento.

“Nosso trabalho aqui será de capacitar os servidores para apresentarem esses serviços à população com melhor qualidade e conhecimento. Por isso também estão participando os técnicos do programa Criança Feliz”, complementou a supervisora do Bolsa Família em Corumbá, Clarice Souza.

A capacitação foi realizada pelas técnicas Elza de Souza Franke e Edna Paulo dos Santos e aconteceu no CRAS I, localizado no bairro Centro América.

Programas Federais

O cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

O Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais.

Já o Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza. O programa busca garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Bolsa Família.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cooperação
Bolívia devolve seis veículos furtados ao Brasil
Esclarecido
Enfermeiros e Técnicos do PS receberão horas extras restantes na próxima semana
Em ônibus fretado
Três bolivianos são flagrados com 3,1 kg de cocaína nos calçados
Plantão
De queda acidental à vítima de facada, Bombeiros registram 10 ocorrências em 24 horas
Audiência Pública
Prefeitura e Câmara apresentam relatórios de 2023 com números positivos
Em Corumbá
Ponte do Passo do Lontra terá iluminação em LED solar
Tempo
Sol prevalece na maior parte de MS, mas 'sextou' pode vir acompanhado de pancadas de chuvas
Em Corumbá, a variação deve ir de 27°C à 38°C nesta sexta-feira
Bombeiros
Acidentes de trânsito fazem quatro vítimas nesta manhã em Corumbá
Plantão
Tucano é resgatado em casa do bairro Cervejaria
Valorização
Vem aí Super Chef Merendeira; Ladário participa da competição

Mais Lidas

Serviço Público
Santa Casa anuncia fechamento do setor psiquiátrico em Corumbá
10 vagas em MS
Inscrições estão abertas para concurso da Caixa com três vagas em Corumbá
Confirmado
Dupla sertaneja Henrique e Diego é a principal atração cultural do FIPEC 2024
Ensino
Curso "Me salve!" está com matrícula grátis e 1ª mensalidade para 10 de março