Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

As cinco razões do Paro Cívico de hoje na Bolívia

25 julho 2022 - 08h59Redação com informações do El Deber

Nesta segunda-feira (25) a fronteira da Bolívia com Corumbá está fechada e a capital do país, Santa Cruz, está parada por convocação do Comitê Interinstitucional para a Promoção do Censo. Estes são os motivos: 
 
1. Rejeição do adiamento do Censo Nacional de População e Habitação que estava inicialmente previsto para 16 de novembro de 2022, foi remarcado para “máximo maio ou junho de 2024”. O Comitê Interinstitucional ressalta que não há critérios técnicos que sustentem a mudança de data. 
 
2. Revogação do decreto 4760. Em 21 de julho de 2021, por Decreto Supremo (DS), foi declarada Prioridade Nacional a realização do censo em 16 de novembro de 2022. A regra foi revogada em 13 de julho, com o DS 4760/2022 que adia o censo para 2024 e que confere ao Instituto Nacional de Estatística (INE) a competência para determinar a data da sua realização. 

3. Falta de atenção do governo nacional. Na passada sexta-feira, dia 22, período de cinco dias úteis que a Comissão Interinstitucional concedeu ao Governo para dialogar, "procurar pontos de encontro e dar uma solução" à alteração da data do recenseamento, com responsáveis do Ministério do Planeamento e o INE. Segundo o porta-voz da Comissão e reitor da Universidade Autónoma Gabriel René Moreno, Vicente Cuéllar, "o Governo minimiza a decisão da região" e não deu respostas, apesar de ter apresentado uma proposta técnica formal num novo calendário , para que o censo possa ser realizado em 28 de junho de 2023. 

4. Obrigação de que o Orçamento Geral do Estado para 2023 seja elaborado com base nas projeções intercensitárias da população apresentadas oficialmente pelo INE. Além disso, o Comitê Interinstitucional propõe a criação de um fundo de compensação para que os municípios atendam sua população com base em indicadores objetivos. 

5. Incorporação dos reitores das universidades autónomas ao Conselho Nacional de Autonomia “para que tenha uma componente técnica e não apenas política, o que evita a sua manipulação política”. Para o efeito, exigem que o presidente da Assembleia Legislativa Plurinacional modifique o artigo 123.º da Lei-Quadro das Autonomias e Descentralização, que estabelece a constituição daquele Conselho. 

Por que a realização do censo é importante? 
 
O Comitê Interinstitucional afirmou, na resolução da cúpula realizada em 15 de julho, que sem o censo, as entidades estatais responsáveis (municípios, províncias e universidades), "não dispõem de informações adequadas para conhecer a real dimensão da situação da a população boliviana”, em suas necessidades básicas de alimentação, saúde, habitação, educação, trabalho e emprego, que permitem propor políticas públicas de acordo com essa realidade. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de navegabilidade já impacta atuação de combate ao fogo no Pantanal
Programação
Arraial do Banho de São João em Ladário acontece de 20 a 23 de junho
Estado
Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse
Incêndios
Reunião entre Governo do estado e MMS alinham ações para ampliar atuação no Pantanal
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Emprego e Renda
Vereador sugere estrutura para transformar terminal em um centro comercial
Maus Tratos
Civil resgata cães abandonados em imóvel fechado no bairro Guatós
Arraial
Termina hoje inscrição para Concurso de Quadrilhas; Andores e Miniandores prazo é amanhã
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Confira
Banho de São João faz mudanças no trânsito de Corumbá

Mais Lidas

Bombeiros
Plantão registra cinco enxames de abelhas e três incêndios em terrenos baldios
Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Dsdobramentos
Prefeitura divulga resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso da Guarda Municipal