Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Após mais de um ano e meio, Cantareira sai do volume morto

30 dezembro 2015 - 10h04UOL FOLHA
Depois de 19 meses, o Cantareira atingiu nesta quarta-feira (30) o seu volume útil, tendo recuperado o volume morto, água que fica abaixo do nível de captação das comportas. O nível subiu hoje de 22,4% para 22,6%, percentual que corresponde à quantidade de água que existe no sistema em relação à capacidade total de armazenamento, incluindo as duas cotas do volume morto. O sistema conseguiu deixar o volume morto depois que seu nível teve altas seguidas durante quase um mês por causa das recentes chuvas na região. O índice do sistema aumentou 7,5 pontos percentuais desde o começo de dezembro. Os dados são disponibilizados na internet pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Entre ontem e hoje, o Cantareira recebeu 5,4 milímetros de chuva. A quantidade acumulada ao longo do mês foi de 258,2 milímetros, superior à média histórica para dezembro, que é de 219,4 milímetros. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, declarou que a saída do Cantareira do volume morto indica que a "situação climática nos meses de outubro, novembro e dezembro voltaram à normalidade".

Volume morto

O volume morto começou a ser usado em maio de 2014. À época, diante da falta de chuva e da queda acelerada do índice do Cantareira, o governo de São Paulo começou a captar água dessa reserva que nunca tinha sido usada antes. A decisão gerou críticas de especialistas, que questionaram a qualidade dessa água e alertaram para os danos que essa medida poderia causar ao meio ambiente. Com o agravamento da crise, uma segunda cota do volume morto passou a ser usada em outubro do mesmo ano. O Cantareira é responsável atualmente pelo abastecimento de 5,2 milhões de moradores da Grande São Paulo. Antes da crise, o sistema fornecia água para 8,8 milhões de pessoas na região. Parte dessa população passou a receber água de outros sistemas.

Situação preocupante

Apesar de o governo não precisar recorrer mais ao volume morto do Cantareira a partir de hoje, a situação do abastecimento de água na Grande São Paulo ainda é considerada crítica em comparação com o cenário de dois anos atrás. No fim de dezembro de 2013, quando surgiram os primeiros sinais da crise hídrica, o nível do Cantareira era de 27,5% do volume útil, sem contar com nenhuma cota do volume morto. Pedro Luiz Côrtes, geólogo, especialista em gestão de recursos hídricos e professor da USP (Universidade de São Paulo) e da Uninove (Universidade Nove de Julho), alerta para o risco de o Cantareira voltar ao volume morto no próximo ano. "O prognóstico para este verão é de acúmulo de água no positivo, mas [o índice] não deve chegar aos 35% por volta do mês de abril, [percentual] que seria suficiente para nos livrar em 2016 de voltar ao volume morto", afirma. Côrtes explica que a população abastecida pelo Cantareira consome, em uma situação normal, entre 30% e 35% do volume de água durante o período de estiagem, entre abril e outubro.

Outros reservatórios

A Grande São Paulo também é abastecida por outros cinco sistemas. Nesta quarta-feira, o nível do Guarapiranga, que fornece água para 5,8 milhões de pessoas na região, caiu de 90,9% para 88,2%. O índice do Rio Grande também registrou queda, passando de 96,3% para 95,5%. Já o nível do Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas, aumentou de 23,3% para 23,5%. O do Alto Cotia também teve alta, subindo de 84,4% para 85,5%. O índice do sistema Rio Claro foi o único que se manteve estável, em 71%.

Três índices de medição

O site da Sabesp informa três percentuais diferentes do nível do Cantareira. O primeiro índice, que hoje está em 29,3% corresponde ao volume armazenado de água em relação ao volume útil do sistema. Por determinação da Justiça, a companhia foi obrigada a fornecer outros dois índices. A taxa 2, que está em 22,6% e é adotada pelo UOL, equivale à quantidade de água existente em relação ao volume total do Cantareira, incluindo as duas cotas do volume morto que passaram a ser usadas. Já o índice 3, que está em 0%, representa o quanto de água tem, excluindo o volume morto, em comparação com o volume útil do sistema.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá