Menu
terça, 17 de junho de 2025
Pantanal Tec
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

Anvisa reforça alerta de recolhimento de petiscos caninos intoxicados

21 setembro 2022 - 14h45Agencia Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou um alerta que reforça a necessidade do recolhimento dos lotes intoxicados de petiscos para cães da marca Tecno Clean Industrial, que contêm o ingrediente propilenoglicol e também lotes desta substância. \A medida tem caráter preventivo, para evitar que lotes contaminados de propilenoglicol sejam usados na fabricação de alimentos para consumo humano.

O alerta reforça a resolução que determinou o recolhimento e proibiu a comercialização, distribuição, manipulação e uso dos lotes AD5035C22 e AD4055C21 do ingrediente, analisados preliminarmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Neles, foi detectada a contaminação de petisco para cães por etilenoglicol, “substância extremamente tóxica, se ingerida”, conforme informado pela Anvisa.

“Ao identificar, durante a investigação dos fatos, a possibilidade de distribuição do ingrediente contaminado para fábricas de alimentos para uso humano, o Mapa compartilhou as informações para que a Anvisa pudesse adotar ações relacionadas aos produtos sujeitos a vigilância sanitária”, manifestou, em nota, a agência.

Posteriormente, o ministério informou que os resultados preliminares das análises “detectaram monoetilenoglicol como contaminante de propilenoglicol em outros lotes de produtos para alimentação animal”.

21 categorias de alimentos

Segundo a Anvisa, o propilenoglicol é um aditivo alimentar autorizado para uso em 21 categorias de alimentos para consumo humano, com quatro funções: umectante, agente clareador, estabilizante e glaceante. “Para três dessas categorias há restrição de uso do aditivo alimentar propilenoglicol. Para todas as categorias de alimentos há limite de uso do propilenoglicol, conforme legislação específica”, detalhou.

Solvente orgânico altamente tóxico, o etilenoglicol causa insuficiência renal e hepática, “podendo inclusive levar à morte, quando ingerido”, informa a agência ao se referir à substância que em outro relato, de 2020, já havia contaminado cervejas.

Devolução

A Anvisa alerta as empresas que tenham adquirido os lotes de propilenoglicol da Tecno Clean (lotes AD5035C22 e AD4055C21) “não devem utilizá-los, em nenhuma hipótese, nem os comercializar, e devem entrar em contato com a própria Tecno Clean, para a devolução dos produtos”.

“Adicionalmente, caso identifiquem que o uso dos lotes contaminados tenha ocorrido, essas empresas devem de imediato adotar medidas, incluindo a investigação imediata de potencial contaminação e todas as outras ações necessárias para evitar o consumo do produto”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alerta
Golpista prometem 'CHN facilitada' para enganar população em grupos de WhatsApp
Plantão
Jovem é socorrida com queimaduras provocadas por "super cola"
Plantão
Vazamento de gás causa incêndio em casa de Ladário
Justiça
Ex-secretária de Saúde de Corumbá terá que devolver mais de R$ 340 mil ao município
Prestação de Serviço
Banho de São João terá ônibus gratuito e provocará interdições no trânsito de Corumbá
Política
Após tragédia, vereador cobra por obras para garantir mais segurança na BR-262
Tempo
Terça-feira tem sol e períodos nublado mas não chove
Corumbá e Ladário têm mínima de 21°C e máxima de 32°C
geral
Junho Prata expõe falhas no atendimento público a idosos em MS
geral
Azul altera voos sem aviso e revolta passageiros em Corumbá e região
desdobramentos
Criança de seis anos vítima de acidente na BR-262 passará por amputação

Mais Lidas

desdobramentos
Criança de seis anos vítima de acidente na BR-262 passará por amputação
Desdobramentos
Familiares e amigos se despedem de Andrezza e Marcelino
Plantão
Luto de três dias em Corumbá: médica morta em acidente atendia na rede municipal
geral
Azul altera voos sem aviso e revolta passageiros em Corumbá e região