Menu
quinta, 23 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Alunos de MS têm conhecimento insuficiente e inadequado, avalia MEC

31 agosto 2018 - 08h47Campo Grande News

 

Seguindo a média nacional – já preocupante – a maioria dos alunos do ensino médio e fundamental de Mato Grosso do Sul têm nível de conhecimento em português e matemática abaixo do adequado ou insuficiente. É o que mostram os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo MEC (Ministério da Educação).

Os dados referentes aos estudantes sul-matogrossenses indicam que, num universo que avaliou a proeficiência com classificação de 0 a 9, o nível médio não passou do 6 – considerado básico e aquém do esperado pelo sistema de ensino.

Foi a primeira vez que o Governo Federal organizou a classificação nesta escala- quanto menor o número, pior o resultado. Os níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; de 4 a 6 o conhecimento é básico e de 7 a 9 adequado.

De modo geral, quanto à língua portuguesa, os alunos das escolas públicas saem do ensino médio sem saber localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos; identificar a finalidade e a informação principal em notícias, diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens e identificar a informação principal em reportagens.

Em matemática, não sabem, por exemplo, resolver problemas utilizando operações fundamentais com números naturais e de contagem com multiplicação; reconhecer o gráfico de função com valores fornecidos em um texto e determinar percentuais.

Ensino Fundamental - Conforme o levantamento, em língua portuguesa, os alunos do 5º ano do ensino fundamental mantiveram a média nacional. As escolas estaduais rurais e urbanas do estado foram classificadas com nível 4 e as municipais 3. As particulares rurais tiveram nível 4 e as urbanas 5 – seguindo a média nacional.

Na disciplina de matemática, as escolas estaduais ficaram com nível 4 e as municipais, 3. 

Analisando a proeficiência dos estudantes particulares rurais, o resultado é melhor: nível 5, acima da média. Já as particulares urbanas conquistaram a melhor média do Saeb, atingindo nível 6. 

A avaliação dos conhecimentos dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, os dados mostram resultados ainda mais baixos. Em língua portuguesa, o nível das escolas estaduais e municipais foi 3 e as particulares, 4.

Em matemática, nas unidades estaduais e municipais o nível teve média 3 e chegou a 5 nas privadas. 

Ensino Médio – O estado continua mantendo o nível nacional quanto ao conhecimento em língua portuguesa. Nível nas escolas estaduais e municipais e de 4 nos estabelecimentos particulares.

Em matemática, a média é de nível 2 nas unidades estaduais e municipais e de 3 nas particulares rurais e 5 nas urbanas.

Sistema - O Saeb é aplicado a cada dois anos e seus resultados são utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O sistema é composto pelas médias de proficiências extraídas da Prova Brasil, aplicadas de 23 de outubro a 3 de novembro do ano passado. Participaram aproximadamente 5,4 milhões de alunos de 59.388 escolas de todo o Brasil. A partir de 2019, os alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Governo de MS abre edital de R$ 400 mil para projetos culturais de moda e design
Fórum Econômico
Mato Grosso do Sul encabeça debate sobre transição energética em Zurique
Homem Pantaneiro
Com marco na tradição, primeira comitiva de gado Angus cruza de Aquidauana a Corumbá
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá
Após seca histórica
Chuvas recentes ajudam na recuperação do rio Paraguai
Sonho Ladarense
Iniciam obras da Casa de Parto de Ladário
MapBiomas
Ano de 2024 registrou aumento de 79% de áreas queimadas no Brasil
Benefício Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Incentivo
Edital do IFMS seleciona estudantes para recebem bolsas de até R$ 700
Cultura e Educação
Inscrições para o Moinho Cultural iniciam dia 24 de janeiro para crianças de 7 à 9 anos

Mais Lidas

Entrevista
Empresa vencedora da PPP de iluminação pública está incomunicável, diz prefeito Gabriel Oliveira
Plantão
Fumaça denuncia incêndio em oficina mecânica no centro
Denúncia
Moradores do Edifício Anachinho buscam por cão desaparecido
Ferimentos leves
Pacientes envolvidos em acidente na BR 262 receberam alta e estão de volta à Corumbá