Menu
domingo, 11 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Alunos de MS têm conhecimento insuficiente e inadequado, avalia MEC

31 agosto 2018 - 08h47Campo Grande News

 

Seguindo a média nacional – já preocupante – a maioria dos alunos do ensino médio e fundamental de Mato Grosso do Sul têm nível de conhecimento em português e matemática abaixo do adequado ou insuficiente. É o que mostram os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo MEC (Ministério da Educação).

Os dados referentes aos estudantes sul-matogrossenses indicam que, num universo que avaliou a proeficiência com classificação de 0 a 9, o nível médio não passou do 6 – considerado básico e aquém do esperado pelo sistema de ensino.

Foi a primeira vez que o Governo Federal organizou a classificação nesta escala- quanto menor o número, pior o resultado. Os níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; de 4 a 6 o conhecimento é básico e de 7 a 9 adequado.

De modo geral, quanto à língua portuguesa, os alunos das escolas públicas saem do ensino médio sem saber localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos; identificar a finalidade e a informação principal em notícias, diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens e identificar a informação principal em reportagens.

Em matemática, não sabem, por exemplo, resolver problemas utilizando operações fundamentais com números naturais e de contagem com multiplicação; reconhecer o gráfico de função com valores fornecidos em um texto e determinar percentuais.

Ensino Fundamental - Conforme o levantamento, em língua portuguesa, os alunos do 5º ano do ensino fundamental mantiveram a média nacional. As escolas estaduais rurais e urbanas do estado foram classificadas com nível 4 e as municipais 3. As particulares rurais tiveram nível 4 e as urbanas 5 – seguindo a média nacional.

Na disciplina de matemática, as escolas estaduais ficaram com nível 4 e as municipais, 3. 

Analisando a proeficiência dos estudantes particulares rurais, o resultado é melhor: nível 5, acima da média. Já as particulares urbanas conquistaram a melhor média do Saeb, atingindo nível 6. 

A avaliação dos conhecimentos dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, os dados mostram resultados ainda mais baixos. Em língua portuguesa, o nível das escolas estaduais e municipais foi 3 e as particulares, 4.

Em matemática, nas unidades estaduais e municipais o nível teve média 3 e chegou a 5 nas privadas. 

Ensino Médio – O estado continua mantendo o nível nacional quanto ao conhecimento em língua portuguesa. Nível nas escolas estaduais e municipais e de 4 nos estabelecimentos particulares.

Em matemática, a média é de nível 2 nas unidades estaduais e municipais e de 3 nas particulares rurais e 5 nas urbanas.

Sistema - O Saeb é aplicado a cada dois anos e seus resultados são utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O sistema é composto pelas médias de proficiências extraídas da Prova Brasil, aplicadas de 23 de outubro a 3 de novembro do ano passado. Participaram aproximadamente 5,4 milhões de alunos de 59.388 escolas de todo o Brasil. A partir de 2019, os alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus