Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Alunos de MS têm conhecimento insuficiente e inadequado, avalia MEC

31 agosto 2018 - 08h47Campo Grande News

 

Seguindo a média nacional – já preocupante – a maioria dos alunos do ensino médio e fundamental de Mato Grosso do Sul têm nível de conhecimento em português e matemática abaixo do adequado ou insuficiente. É o que mostram os resultados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) 2017, divulgados nesta quinta-feira (30) pelo MEC (Ministério da Educação).

Os dados referentes aos estudantes sul-matogrossenses indicam que, num universo que avaliou a proeficiência com classificação de 0 a 9, o nível médio não passou do 6 – considerado básico e aquém do esperado pelo sistema de ensino.

Foi a primeira vez que o Governo Federal organizou a classificação nesta escala- quanto menor o número, pior o resultado. Os níveis de 0 a 3 são considerados insuficientes; de 4 a 6 o conhecimento é básico e de 7 a 9 adequado.

De modo geral, quanto à língua portuguesa, os alunos das escolas públicas saem do ensino médio sem saber localizar informações explícitas em infográficos, reportagens, crônicas e artigos; identificar a finalidade e a informação principal em notícias, diferenciar fato de opinião em contos, artigos e reportagens e identificar a informação principal em reportagens.

Em matemática, não sabem, por exemplo, resolver problemas utilizando operações fundamentais com números naturais e de contagem com multiplicação; reconhecer o gráfico de função com valores fornecidos em um texto e determinar percentuais.

Ensino Fundamental - Conforme o levantamento, em língua portuguesa, os alunos do 5º ano do ensino fundamental mantiveram a média nacional. As escolas estaduais rurais e urbanas do estado foram classificadas com nível 4 e as municipais 3. As particulares rurais tiveram nível 4 e as urbanas 5 – seguindo a média nacional.

Na disciplina de matemática, as escolas estaduais ficaram com nível 4 e as municipais, 3. 

Analisando a proeficiência dos estudantes particulares rurais, o resultado é melhor: nível 5, acima da média. Já as particulares urbanas conquistaram a melhor média do Saeb, atingindo nível 6. 

A avaliação dos conhecimentos dos alunos do 9º ano do ensino fundamental, os dados mostram resultados ainda mais baixos. Em língua portuguesa, o nível das escolas estaduais e municipais foi 3 e as particulares, 4.

Em matemática, nas unidades estaduais e municipais o nível teve média 3 e chegou a 5 nas privadas. 

Ensino Médio – O estado continua mantendo o nível nacional quanto ao conhecimento em língua portuguesa. Nível nas escolas estaduais e municipais e de 4 nos estabelecimentos particulares.

Em matemática, a média é de nível 2 nas unidades estaduais e municipais e de 3 nas particulares rurais e 5 nas urbanas.

Sistema - O Saeb é aplicado a cada dois anos e seus resultados são utilizados para avaliar a aprendizagem dos alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio.

O sistema é composto pelas médias de proficiências extraídas da Prova Brasil, aplicadas de 23 de outubro a 3 de novembro do ano passado. Participaram aproximadamente 5,4 milhões de alunos de 59.388 escolas de todo o Brasil. A partir de 2019, os alunos do 9º ano do ensino fundamental também passarão a responder testes de ciências humanas e da natureza.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Sesc inaugura nova unidade em Corumbá
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Em Campo Grande
MDB filia novos membros para juventude do partido
Luto
Armando Anache morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
Campanha
Corumbaense pode descartar medicamentos em drive thru nesta quinta (23)
Em Corumbá
Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva
"Dark Money"
Operação cumpre mandados contra esquema que desviou mais de 23 milhões dos cofres de Maracaju
Só piora
Cinco incêndios urbanos foram registrados nas últimas 24 horas
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Vento Forte
Figueira cai sobre residência e danifica rede elétrica no Loteamento Pantanal

Mais Lidas

Naviraí
Casal preso por tráfico de aves silvestres recebe multa de R$ 2,5 milhões da PMA
243 anos
Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento
21 de setembro
Incêndios continuam e Corumbá não tem motivo para celebrar o dia da árvore
Tempo
Inverno se despede com temperaturas acima dos 40°C e umidade do ar em níveis críticos