Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Alunos da Escola do Sesi de Corumbá apresentam projeto “Indústria Sustentável”

28 setembro 2020 - 11h43Redação

Em continuidade às atividades e aulas virtuais adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre a indústria sustentável. O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade mediante o plano curricular.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. O intuito é tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

Nessa perspectiva, os estudantes do 1°ano do Ensino Médio foram desafiados pelos professores que atuam no itinerário a elaborarem e apresentarem um projeto interdisciplinar. O projeto “Indústria Sustentável”, iniciou-se com aula expositiva via TEAMS, da Microsoft, sobre a importância e validação de trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos.

Cada professor mediou os alunos de acordo com temáticas de cada área trabalhada. Os estudantes foram orientados a realizarem um trabalho em que a culminância fosse a apresentação do protótipo da indústria sustentável, PowerPoint e sua planta baixa. Para nortear os alunos foram apresentados os critérios de avaliação e coube aos estudantes a apresentação da planta baixa da casa ecológica.

Além disso, eles tiveram de demonstrar a visão estratégica da indústria, o descarte de resíduos, a dinâmica social, os impactos ambientais e matéria-prima utilizada no processo industrial, o funcionamento das máquinas, os processos químicos, a atividade física no ambiente de trabalho, a abordagem sobre a Revolução Industrial, o desempenho na oralidade nas apresentações e a planta baixa da construção do protótipo.

Para a aluna Maria Eduarda Barbosa Arruda, foi um desafio e a primeira dificuldade foi pensar em uma empresa sustentável. “Depois, por meio da pesquisa, tive de descobri como funciona, recriar uma empresa com a minha logomarca e colocar cada item de avaliação dos professores. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante”, afirmou.

Já a aluna Kelwinny Keith da Costa Castelo destaca que a atividade proposta na aula interdisciplinar exigiu bastante de cada estudante. “Achei um trabalho muito desafiador de ser executado. Eu recriei a mineradora Vale, que tem uma unidade em Corumbá (MS), e pesquisei muito sobre a indústria. No fim, ganhei experiência e conhecimento”, avaliou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Eleições 2024
Em novo partido, vereador Luciano Costa confirma pré-candidatura à prefeitura de Corumbá

Mais Lidas

Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército