Menu
sábado, 08 de fevereiro de 2025
Prefeitura de Corumbá - Programa Feliz Cidade
Carnaval 2025 Ladário
Geral

Alunos da Escola do Sesi de Corumbá apresentam projeto “Indústria Sustentável”

28 setembro 2020 - 11h43Redação

Em continuidade às atividades e aulas virtuais adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre a indústria sustentável. O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade mediante o plano curricular.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. O intuito é tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

Nessa perspectiva, os estudantes do 1°ano do Ensino Médio foram desafiados pelos professores que atuam no itinerário a elaborarem e apresentarem um projeto interdisciplinar. O projeto “Indústria Sustentável”, iniciou-se com aula expositiva via TEAMS, da Microsoft, sobre a importância e validação de trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos.

Cada professor mediou os alunos de acordo com temáticas de cada área trabalhada. Os estudantes foram orientados a realizarem um trabalho em que a culminância fosse a apresentação do protótipo da indústria sustentável, PowerPoint e sua planta baixa. Para nortear os alunos foram apresentados os critérios de avaliação e coube aos estudantes a apresentação da planta baixa da casa ecológica.

Além disso, eles tiveram de demonstrar a visão estratégica da indústria, o descarte de resíduos, a dinâmica social, os impactos ambientais e matéria-prima utilizada no processo industrial, o funcionamento das máquinas, os processos químicos, a atividade física no ambiente de trabalho, a abordagem sobre a Revolução Industrial, o desempenho na oralidade nas apresentações e a planta baixa da construção do protótipo.

Para a aluna Maria Eduarda Barbosa Arruda, foi um desafio e a primeira dificuldade foi pensar em uma empresa sustentável. “Depois, por meio da pesquisa, tive de descobri como funciona, recriar uma empresa com a minha logomarca e colocar cada item de avaliação dos professores. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante”, afirmou.

Já a aluna Kelwinny Keith da Costa Castelo destaca que a atividade proposta na aula interdisciplinar exigiu bastante de cada estudante. “Achei um trabalho muito desafiador de ser executado. Eu recriei a mineradora Vale, que tem uma unidade em Corumbá (MS), e pesquisei muito sobre a indústria. No fim, ganhei experiência e conhecimento”, avaliou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bom Exemplo
Capinador de lotes na Capital conquista vaga em Medicina na UFMS
Educação
Parceria com Instituto Fefig promete novidades para a educação pública de Corumbá
Entrevista
"Existe a decisão do governo de compartilhar parte do risco da Rota da Celulose", diz Riedel
Carnaval 2025
Adriellen Claro é eleita Musa da Mocidade Independente da Nova Corumbá
Seguia para Três Lagoas
Casal com três crianças é flagrado com 14 kg de cocaína na BR 262
Saúde Pública
Três postos de vacinação funcionam até às 12h deste sábado em Corumbá
Planejamento
Fórum Estadual de Gestores Esportivos traça estratégias e apresenta planos para 2025
Meio Ambiente
Apenas dez países entregaram metas climáticas; prazo termina segunda
Sorte Grande
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 39 milhões
Agenda Cultural
Ponte da Sete recebe 'Folia nos Bairros' neste sábado, 08

Mais Lidas

Acordo
Novo hospital de Corumbá deve ser construído em até seis anos
Saúde Pública
Curso qualifica Agentes Comunitários de Corumbá para uso de sistemas de informação
Curso de Direito
Ladário articula Casamento Comunitário em parceria com a UFMS
Sextou
Pix fica fora do ar em vários bancos desde o final da manhhã