Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Alunos da Escola do Sesi de Corumbá apresentam projeto “Indústria Sustentável”

28 setembro 2020 - 11h43Redação

Em continuidade às atividades e aulas virtuais adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre a indústria sustentável. O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade mediante o plano curricular.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. O intuito é tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

Nessa perspectiva, os estudantes do 1°ano do Ensino Médio foram desafiados pelos professores que atuam no itinerário a elaborarem e apresentarem um projeto interdisciplinar. O projeto “Indústria Sustentável”, iniciou-se com aula expositiva via TEAMS, da Microsoft, sobre a importância e validação de trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos.

Cada professor mediou os alunos de acordo com temáticas de cada área trabalhada. Os estudantes foram orientados a realizarem um trabalho em que a culminância fosse a apresentação do protótipo da indústria sustentável, PowerPoint e sua planta baixa. Para nortear os alunos foram apresentados os critérios de avaliação e coube aos estudantes a apresentação da planta baixa da casa ecológica.

Além disso, eles tiveram de demonstrar a visão estratégica da indústria, o descarte de resíduos, a dinâmica social, os impactos ambientais e matéria-prima utilizada no processo industrial, o funcionamento das máquinas, os processos químicos, a atividade física no ambiente de trabalho, a abordagem sobre a Revolução Industrial, o desempenho na oralidade nas apresentações e a planta baixa da construção do protótipo.

Para a aluna Maria Eduarda Barbosa Arruda, foi um desafio e a primeira dificuldade foi pensar em uma empresa sustentável. “Depois, por meio da pesquisa, tive de descobri como funciona, recriar uma empresa com a minha logomarca e colocar cada item de avaliação dos professores. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante”, afirmou.

Já a aluna Kelwinny Keith da Costa Castelo destaca que a atividade proposta na aula interdisciplinar exigiu bastante de cada estudante. “Achei um trabalho muito desafiador de ser executado. Eu recriei a mineradora Vale, que tem uma unidade em Corumbá (MS), e pesquisei muito sobre a indústria. No fim, ganhei experiência e conhecimento”, avaliou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro