Menu
quinta, 30 de novembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Alunos da Escola do Sesi de Corumbá apresentam projeto “Indústria Sustentável”

28 setembro 2020 - 11h43Redação

Em continuidade às atividades e aulas virtuais adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre a indústria sustentável. O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade mediante o plano curricular.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. O intuito é tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

Nessa perspectiva, os estudantes do 1°ano do Ensino Médio foram desafiados pelos professores que atuam no itinerário a elaborarem e apresentarem um projeto interdisciplinar. O projeto “Indústria Sustentável”, iniciou-se com aula expositiva via TEAMS, da Microsoft, sobre a importância e validação de trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos.

Cada professor mediou os alunos de acordo com temáticas de cada área trabalhada. Os estudantes foram orientados a realizarem um trabalho em que a culminância fosse a apresentação do protótipo da indústria sustentável, PowerPoint e sua planta baixa. Para nortear os alunos foram apresentados os critérios de avaliação e coube aos estudantes a apresentação da planta baixa da casa ecológica.

Além disso, eles tiveram de demonstrar a visão estratégica da indústria, o descarte de resíduos, a dinâmica social, os impactos ambientais e matéria-prima utilizada no processo industrial, o funcionamento das máquinas, os processos químicos, a atividade física no ambiente de trabalho, a abordagem sobre a Revolução Industrial, o desempenho na oralidade nas apresentações e a planta baixa da construção do protótipo.

Para a aluna Maria Eduarda Barbosa Arruda, foi um desafio e a primeira dificuldade foi pensar em uma empresa sustentável. “Depois, por meio da pesquisa, tive de descobri como funciona, recriar uma empresa com a minha logomarca e colocar cada item de avaliação dos professores. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante”, afirmou.

Já a aluna Kelwinny Keith da Costa Castelo destaca que a atividade proposta na aula interdisciplinar exigiu bastante de cada estudante. “Achei um trabalho muito desafiador de ser executado. Eu recriei a mineradora Vale, que tem uma unidade em Corumbá (MS), e pesquisei muito sobre a indústria. No fim, ganhei experiência e conhecimento”, avaliou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prestação de Serviço
Servidores e aposentados do município já podem sacar salários de novembro
Publicação
Portaria federal reconhece emergência em municípios do Pantanal de MS
Turn Off
Aumenta lista de servidores estaduais exonerados por corrupção
Meio Ambiente
Pantaneiros consideram Lei do Pantanal um avanço para manter bioma preservado
Termina dia 4
Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS
Eleição
Sindicato das indústrias metalmecânicas de MS elege nova diretoria para o quadriênio 2023/27
Na Câmara
Audiência na Câmara é sugerida para debater políticas públicas direcionadas a causa animal
Segurança
Presídios de Corumbá completam um ano sem fugas após implantação de grupamento
Pioneiro
MS desenvolve o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
Insalubre
Transbordo municipal funciona em condições precárias e vereadora cobra reforma urgente

Mais Lidas

Apropriação indevida
Ortopedista de Corumbá é condenado a 7 anos por embolsar R$ 155 mil em verba pública
Preso
Mulher denuncia companheiro após descobrir abuso contra a filha menor
Homem teria mostrado os órgãos sexuais para menina por pelo menos duas vezes
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Oportunidade
IFMS abre 14 vagas para professores substitutos; há vagas para Corumbá