Menu
domingo, 07 de dezembro de 2025
Câmara de Corumbá - Boas Festas
Geral

Alunos da Escola do Sesi de Corumbá apresentam projeto “Indústria Sustentável”

28 setembro 2020 - 11h43Redação

Em continuidade às atividades e aulas virtuais adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá apresentaram um trabalho interdisciplinar sobre a indústria sustentável. O projeto surgiu da necessidade de trabalhar a interdisciplinaridade mediante o plano curricular.

A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas. Uma prática educacional que procura fazer com que as áreas do conhecimento se complementem de forma que os conteúdos das disciplinas sirvam de apoio ao aprendizado umas das outras. O intuito é tornar o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno.

Nessa perspectiva, os estudantes do 1°ano do Ensino Médio foram desafiados pelos professores que atuam no itinerário a elaborarem e apresentarem um projeto interdisciplinar. O projeto “Indústria Sustentável”, iniciou-se com aula expositiva via TEAMS, da Microsoft, sobre a importância e validação de trabalhar a interdisciplinaridade por meio de projetos.

Cada professor mediou os alunos de acordo com temáticas de cada área trabalhada. Os estudantes foram orientados a realizarem um trabalho em que a culminância fosse a apresentação do protótipo da indústria sustentável, PowerPoint e sua planta baixa. Para nortear os alunos foram apresentados os critérios de avaliação e coube aos estudantes a apresentação da planta baixa da casa ecológica.

Além disso, eles tiveram de demonstrar a visão estratégica da indústria, o descarte de resíduos, a dinâmica social, os impactos ambientais e matéria-prima utilizada no processo industrial, o funcionamento das máquinas, os processos químicos, a atividade física no ambiente de trabalho, a abordagem sobre a Revolução Industrial, o desempenho na oralidade nas apresentações e a planta baixa da construção do protótipo.

Para a aluna Maria Eduarda Barbosa Arruda, foi um desafio e a primeira dificuldade foi pensar em uma empresa sustentável. “Depois, por meio da pesquisa, tive de descobri como funciona, recriar uma empresa com a minha logomarca e colocar cada item de avaliação dos professores. Um trabalho árduo e ao mesmo tempo gratificante”, afirmou.

Já a aluna Kelwinny Keith da Costa Castelo destaca que a atividade proposta na aula interdisciplinar exigiu bastante de cada estudante. “Achei um trabalho muito desafiador de ser executado. Eu recriei a mineradora Vale, que tem uma unidade em Corumbá (MS), e pesquisei muito sobre a indústria. No fim, ganhei experiência e conhecimento”, avaliou.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
Mais de 42 mil fazem provas discursivas do CNU 2025 neste domingo
geral
Mega-Sena: prêmio de R$ 12 milhões será sorteado neste sábado
desenvolvimento
MS fecha parceria com Google para acelerar transformação digital
tempo
Fim de semana tem calor e previsão de instabilidade na região
Corumbá e Ladário terão mínimas de 24°C e máximas de até 36°C, aponta previsão
esporte
Copa 2026: Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Serviço
Sorteio definiu barraqueiros para área comercial do Jardim de Natal em Corumbá
Política
Quermesse da APAE agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Corumbá
Tempo
Sexta-feira de calor e clima abafado com previsão de pancadas de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 24°C e máxima de 40°C
homenagem
Comunidade de Corumbá celebra missa em homenagem ao Padre Dídimo

Mais Lidas

Política
Governo amplia vagas dos programas Cuidar de Quem Cuida e MS Supera
polícia
Carro invade restaurante após colisão e motorista é detido em Corumbá
Plantão
Vizinha aciona os Bombeiros e idoso é encontrado sem vida em apartamento no centro
Moradora estranhou a ausência do vizinho e ligou para central 193
Movimento Sindical
Nova presidência do Sintrexcol defende mais contratações locais na mineração