Menu
sábado, 22 de março de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Alíquota de ICMS sobre itens essenciais acima da regra geral é inconstitucional, defende PGR

Augusto Aras manifestou-se em ações contra lei do MS que fixou em 30% cobrança do tributo sobre a gasolina

17 outubro 2022 - 08h14Assessoria/MPF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, se posicionou contrário ao aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da gasolina, estabelecido pela Lei 5.434/2019, do Mato Grosso do Sul. A legislação, que alterou norma de 1997 elevando de 25% para 30% a taxa incidente sobre o combustível, teve a validade questionada no Supremo Tribunal Federal (STF). Na avaliação do PGR, a lei deve ser declarada inconstitucional. O entendimento, manifestado em parecer à Corte, está alinhado à jurisprudência do Tribunal.

Propostas pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), as ações de controle de constitucionalidade (ADIs 7.105 e 7.173) afrontam os princípios da seletividade e da essencialidade tributária do ICMS, previstos na Constituição. Para os autores, o texto do art. 41, inciso IX, alínea “a” da lei estadual se destaca da regra geral de alíquota adotada pelo estado – de 17% – sobre itens não essenciais.

Segundo Augusto Aras, a alteração legislativa está incompatível com a Constituição ao passo em que mercadorias e serviços essenciais não podem ser tributados “mais pesadamente” do que as gerais. A avaliação do procurador-geral endossa o entendimento de que a seletividade das alíquotas funciona como incentivo fiscal e social, uma vez que busca tributar a mais os itens supérfluos e promover porcentagens mais brandas sobre serviços e bens que afetam toda a população.

A gasolina, como destacou o PGR, deve ser tributada a partir do critério da essencialidade, por ser considerada pela legislação federal como item essencial. Segundo ele, a Constituição permite aos entes federados estabelecer tratamento privilegiado para determinadas mercadorias essenciais, mas exige limite quantitativo para tal. “Tudo em benefício dos contribuintes de menor capacidade contributiva”, destacou.

O entendimento de Aras está alinhado à jurisprudência do STF. Ao julgar o Tema 745 da Sistemática da Repercussão Geral, o Tribunal fixou o entendimento de que a lei estadual que adotar a seletividade do ICMS, não pode majorar a porcentagem incidente sobre energia elétrica e serviços de telecomunicação, que são essenciais, acima das operações em geral. “A alíquota de 30% incidente sobre a gasolina automotiva é a mais alta do estado, superando a de itens supérfluos ou até mesmo considerados prejudiciais à saúde”, observou o PGR, citando itens como armas, munições e artigos de pirotecnia cuja incidência do ICMS no Mato Grosso do Sul é de 25%.

Ao final, o procurador-geral opinou pela inconstitucionalidade da norma sul-mato-grossense e procedência das ações diretas de inconstitucionalidade. No entanto, sugeriu que o STF module os efeitos da declaração de inconstitucionalidade para que passem a valer a partir de 2024, tendo em vista o interesse social e o impacto que a medida terá sobre as finanças do estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Assistência Social
Sala Laranja e Espaço de Lazer são inaugurados para apoio infantojuvenil
meio ambiente
Imasul leva tuiuiú e 8 macacos-prego reabilitados para ambientação no Pantanal
meio ambiente
Estudo do MapBiomas revela perda de 61% da água no Pantanal em 2024
Assistência Social
Carro doado pela General Motors vai ampliar atendimento do Moinho Cultural às famílias da região
Oportunidade
Inscrições para processo seletivo da FUNEL é prorrogado até 27 de março
Saúde
Corumbá recebe recurso federal para compra de raio-X odontológico panorâmico
Repercussão
Postura fará nova vistoria em bar da rua América
Plantão
Bombeiros registram cinco ocorrências e três vítimas em 24 horas
Inclusão
Carteirinha do Autista substitui laudo médico para desconto no IPVA em MS
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá

Mais Lidas

Direito de Resposta
Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração
Polícia
Mulher presa por estupro da filha trabalhava tranquila em lanchonete de Corumbá
Beleza
Cabeleireiro de 'Milhões' abre novo espaço em Corumbá
Saúde
Em nota, Santa Casa justifica demissões e afirma compromisso de pagar rescisões