Menu
quarta, 08 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Aldeia Guató recebe visita de parceiros para implementar capacitação de artesanato

11 setembro 2019 - 08h15Assessoria de Comunicação

No dia 6 de setembro o Instituto Homem Pantaneiro (IHP-Rede) recebeu uma comitiva do SESC – MS e da Polca Branding Design, e na ocasião o Diretor de Relações Institucionais do IHP, Angelo Rabelo com sua equipe acompanhou a comitiva até a Serra do Amolar.
Na oportunidade as equipes visitaram a Aldeia Guató, pois a visita faz parte de um projeto para implementar uma capacitação para potencializar a venda de artesanatos, já produzidos pela comunidade.

O projeto tem a finalidade de melhoria dos artesanatos locais para a venda aos turistas que visitam a Serra do Amolar, como uma forma da Aldeia tornar-se sustentável.

Durante a visita foram definidas as etapas para o aprimoramento e criação de identidade dos produtos artesanais. Na oportunidade os visitantes também conheceram a Fazenda Acurizal e a Fazenda Jatobazinho.

Para a Diretora Regional do SESC-MS, Regina Ferro essa capacitação vai implementar melhoria no artesanato produzido pelos Guatós para que possam agregar valor ao produto e gerar renda as famílias, uma vez que iniciaram inserção na rota turística da região. “Esse tipo de produção preserva a cultura indígena da aldeia, diversifica e otimiza a ocupação laboral dos índios produtores das peças, contribui para a inclusão dos produtos no mercado, além da ação estar inteiramente em harmonia com a natureza”, enfatizou.

A design Mary Saldanha da Polca ressaltou que a contribuição da empresa nesse projeto é amarrar a construção do artesanato dos Guatós. “É dar um suporte de como esse produto pode chegar no mercado e como pode atingir as pessoas. E para isso vamos fazer alguns ajustes na produção, criar famílias de produtos e levantar a história dessa produção e colocar isso de uma forma que fique atraente para o mercado”, afirmou.

A também design da Polca Paula Bueno completou que foi importante a ida até a Aldeia Guatós. “Porque constatamos que essa é uma demanda deles, eles querem fazer esse aprimoramento, entender melhor os produtos que eles produzem, essa interação que é uma questão muito importante para nós, para o SESC que assumiu esse projeto e para o IHP que tem esse cuidado com a cultura Guató”, salientou.

O projeto é uma iniciativa do Alto Pantanal, com apoio do SESC-MS e execução da Polca Branding Design, que tem o objetivo de trazer reconhecimento e renda para os Guatós.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Matrículas para o CEMEI Telma da Costa e Escola Ercy Cardoso abrem na segunda-feira (13)
Boletim Epidemiológico
MS registra 7.802 casos confirmados de dengue
Eleições 2024
Movimento é grande no último dia para regularização do título de eleitor
Greve
Câmara apoia movimento do IFMS e da UFMS e vai pedir intervenção da bancada federal
Últimas 24h
Acidentes de trânsito marcam plantão dos Bombeiros
Meio Ambiente
Agência Nacional de Águas alerta agravamento da seca na bacia do Pantanal
Saúde
MS recebe 9ª remessa com mais 92 mil doses da vacina contra a Influenza
Proposta
Projeto de Lei cria programa de incentivo à contratação de estagiários em Corumbá
No Diário Oficial
Divulgado o gabarito definitivo e resultado preliminar do Concurso Público 2024 da Prefeitura
Tempo
Ainda sob onda de calor, MS tem máxima prevista de 39°C nesta quarta-feira
Corumbá tem céu limpo e registra 27ºC nesta manhã

Mais Lidas

Dobra de Água
Operação flagra furto de água em 10 imóveis de Corumbá
No Centro
Agetrat fiscaliza e apreende carros de bolivianos
Prestação de Serviço
Serviço de Atendimento Móvel da Sanesul estará no Cravo Vermelho a partir de quarta-feira (8)
No Pantanal
Vítima de queda de cavalo é resgatado com suspeita de fratura