Menu
sábado, 13 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Agricultores familiares começam a receber títulos definitivos de lotes

03 julho 2020 - 09h37Assess PMC

Agricultores familiares dos assentamentos Tamarineiro II Sul e Paiolzinho, em Corumbá, começaram a receber os títulos definitivos dos lotes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/MS). Essa primeira etapa vai beneficiar 152 produtores. Na tarde desta quinta-feira, 02 de julho, o Incra fez uma entrega simbólica com a participação de seis famílias dos dois assentamentos rurais.

Chefe da Unidade do Incra em Corumbá, Dorival Canavarro dos Santos, informou que a primeira etapa vai contemplar 112 famílias do assentamento Tamarineiro II Sul e outras 40 do Paiolzinho. “Vamos entregar os títulos lote por lote, de casa em casa”, disse Dorival. “Agradeço ao prefeito Marcelo Iunes que sempre nos atendeu. A entrega nos lotes contará com apoio da Prefeitura”, complementou ao se referir ao auxilio na locomoção dos servidores do Incra.

Depois de recebido, o agricultor terá de esperar cerca de 40 dias para fazer dar início ao processo de registro do lote em seu nome no cartório. É que o Instituto ainda vai digitalizar a documentação – de todos os 112 beneficiários – na Superintendência em Campo Grande e encaminhar para o cartório de registro de imóveis. O INCRA prevê pelo menos mais duas etapas de entrega dos títulos definitivos de domínio dos lotes nos assentamentos de Corumbá.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Yussef Salla destacou o empenho da Prefeitura e do Legislativo Municipal para garantir, junto ao Incra/MS, a concretização de um sonho antigo dos agricultores familiares. “Destaco o esforço do Incra e o empenho da Prefeitura nessa iniciativa. Foi uma luta incansável da Câmara que agora está concretizada. Vocês [agricultores] mostram que é possível fazer, produzir. Temos nos assentamentos rurais de Corumbá uma produção de qualidade”, disse o parlamentar.

“É um dia muito importante para nós da Prefeitura e especialmente para vocês, produtores dos assentamentos de Corumbá, que há mais de duas décadas esperam pelo titulo de domínio do seu lote”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. “Na Prefeitura trabalhamos para garantir qualidade de vida para vocês nos assentamentos. Estamos mantendo manutenção constante nas estradas vicinais; trabalhamos com o PAA Federal e temos o PAA Municipal para garantir a compra direta da produção de vocês. A Prefeitura tem esse compromisso com o incentivo à produção, quanto mais produzirem, mais vamos comprar de vocês”, salientou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes reforçou que a Prefeitura está dando total apoio ao Incra para viabilização dos títulos definitivos aos beneficiários. “Vamos dar suporte para a entrega dos documentos em cada lote. Isso dá tranquilidade para cada beneficiário”, completou o prefeito.
Morando há 25 anos no Tamarineiro II Sul, o casal Rosalina Damas Rosa Rochembach e Albino Rochembach, recebeu o título definitivo do lote na tarde de ontem. “É muito importante para nós. O título de posse abre muitas portas. Nos bancos, por exemplo, para buscarmos financiamento era difícil antes. Agora, com o título de posse facilita”, disse o senhor Albino antes de agradecer a Prefeitura e ao Incra.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Destaque
Referência mundial em prevenção e combate aos incêndios florestais, Prevfogo completou 35 anos
Carreira
Cerca de 40 mil bacharéis em direito participam do ENAM neste domingo
Ação de Cidadania
Equipe técnica visita o Alto Taquari para planejar realização do Juizado Itinerante em junho
Destaque
Alunos de MS são premiados em terceiro lugar em desafio internacional de programação
Meio Ambiente
Lançado em 2023, SIFAU auxilia Mato Grosso do Sul na identificação de áreas para queima prescrita
Cidade
Vítima de ferimento por faca é destaque no plantão dos Bombeiros
Pacto de Cooperação
Governo e Sebrae/MS vão fomentar o empreendedorismo indígena em no estado
Evento
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America
Mercado Internacional
MS quintuplica potencial de abate e exportação de carne bovina para a China
Concretagem
Ponte fecha às 17 horas de hoje e reabre às 5h de domingo (14)

Mais Lidas

Morte à Esclarecer
Idoso é encontrado morto com marcas de mordidas de cachorro em Corumbá
Últimas 24 horas
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Qualificação
Cursos técnicos com alta demanda no mercado são opções de qualificação no Senac Corumbá
Decisão Judicial
Ribeirinhos são despejados de terras no Morrinho