Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Agepan alerta passageiros sobre risco de transporte irregular

02 agosto 2018 - 08h59TopMídia News

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) alerta passageiros de todas as regiões para não aceitarem viajar em transporte não autorizado. Na noite de domingo (29), equipe de fiscalização autuou em flagrante uma empresa de turismo no momento em que embarcava 36 passageiros para fazer o trajeto Porto Murtinho – Campo Grande, no ônibus. A operação foi realizada com apoio da Polícia Militar.

A empresa autuada possui cadastro para realizar o serviço de fretamento eventual – para grupos fechados e que tem regras específicas -, mas a fiscalização constatou cobrança de valores indevidos, com venda individual de passagem. O mesmo transportador já foi autuado e teve até um ônibus apreendido anteriormente, e foi alvo de denúncia por insistir na prática.

A concessionária que faz a linha regular tem um horário de saída às 23h e chegou a colocar um ônibus extra, para atender os passageiros que quisessem fazer a viagem utilizando o sistema legal.

Cuidados

As ações de combate ao transporte não autorizado são constantes em todos os municípios.

O transporte rodoviário intermunicipal é um serviço público, que só pode ser realizado por transportador privado que estiver devidamente autorizado. Linhas, horários, tarifas, pontos de parada são regulados e fiscalizados pelo Estado. A captação de passageiros e venda de passagem por particulares não autorizados configuram serviço ilegal, que afeta o sistema de transporte e coloca em risco o viajante que aceita esse serviço.

“É preciso entender que assim como o abastecimento de água, a distribuição de energia elétrica, a telefonia, o transporte de passageiros em veículo coletivo é responsabilidade do poder público, que pode realizá-lo diretamente, ou, como acontece, pode terceirizar o serviço. Ao terceirizar, são assinados contratos, são estabelecidas e fiscalizadas uma série de regras que devem ser cumpridas pelo prestador. De forma alguma é permitido que um particular ofereça o serviço por conta própria, infringindo as normas e ficando fora do controle do poder público, alerta o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. “Para o passageiro, esse é um grande risco, mesmo que o preço, eventualmente, seja menor”.

Opções

Para quem quer viajar de ônibus entre Campo Grande e Porto Murtinho, a linha possui dois horários de ida (saída às 11h e às 23h) e volta (saída às 7h e às 23h), operados pela viação Cruzeiro do Sul. O detalhamento de horário, rota, pontos de parada e tarifas pode ser facilmente consultado no site da Agepan, no link Pesquisa de Viagem.

Passageiros que quiserem fazer qualquer reclamação sobre a prestação do serviço das operadoras ou denunciar transportadores irregulares podem falar com a Ouvidoria da Agepan, no sistema eletrônico e-Ouvidoria, pelo telefone 0800 600 05 06 ou o e-mail ([email protected]).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões
Transporte Coletivo
Vereador solicita recuperação e manutenção dos pontos de ônibus da cidade
Até 30 de Abril
IPTU 2024: Prazo de pagamento à vista com 30% de desconto vence na próxima terça

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas