Menu
quarta, 12 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Agepan alerta passageiros sobre risco de transporte irregular

02 agosto 2018 - 08h59TopMídia News

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan) alerta passageiros de todas as regiões para não aceitarem viajar em transporte não autorizado. Na noite de domingo (29), equipe de fiscalização autuou em flagrante uma empresa de turismo no momento em que embarcava 36 passageiros para fazer o trajeto Porto Murtinho – Campo Grande, no ônibus. A operação foi realizada com apoio da Polícia Militar.

A empresa autuada possui cadastro para realizar o serviço de fretamento eventual – para grupos fechados e que tem regras específicas -, mas a fiscalização constatou cobrança de valores indevidos, com venda individual de passagem. O mesmo transportador já foi autuado e teve até um ônibus apreendido anteriormente, e foi alvo de denúncia por insistir na prática.

A concessionária que faz a linha regular tem um horário de saída às 23h e chegou a colocar um ônibus extra, para atender os passageiros que quisessem fazer a viagem utilizando o sistema legal.

Cuidados

As ações de combate ao transporte não autorizado são constantes em todos os municípios.

O transporte rodoviário intermunicipal é um serviço público, que só pode ser realizado por transportador privado que estiver devidamente autorizado. Linhas, horários, tarifas, pontos de parada são regulados e fiscalizados pelo Estado. A captação de passageiros e venda de passagem por particulares não autorizados configuram serviço ilegal, que afeta o sistema de transporte e coloca em risco o viajante que aceita esse serviço.

“É preciso entender que assim como o abastecimento de água, a distribuição de energia elétrica, a telefonia, o transporte de passageiros em veículo coletivo é responsabilidade do poder público, que pode realizá-lo diretamente, ou, como acontece, pode terceirizar o serviço. Ao terceirizar, são assinados contratos, são estabelecidas e fiscalizadas uma série de regras que devem ser cumpridas pelo prestador. De forma alguma é permitido que um particular ofereça o serviço por conta própria, infringindo as normas e ficando fora do controle do poder público, alerta o diretor de Transportes da Agepan, Ayrton Rodrigues. “Para o passageiro, esse é um grande risco, mesmo que o preço, eventualmente, seja menor”.

Opções

Para quem quer viajar de ônibus entre Campo Grande e Porto Murtinho, a linha possui dois horários de ida (saída às 11h e às 23h) e volta (saída às 7h e às 23h), operados pela viação Cruzeiro do Sul. O detalhamento de horário, rota, pontos de parada e tarifas pode ser facilmente consultado no site da Agepan, no link Pesquisa de Viagem.

Passageiros que quiserem fazer qualquer reclamação sobre a prestação do serviço das operadoras ou denunciar transportadores irregulares podem falar com a Ouvidoria da Agepan, no sistema eletrônico e-Ouvidoria, pelo telefone 0800 600 05 06 ou o e-mail ([email protected]).

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Sebrae e parceiros lançam Portal de Ecoturismo
Plataforma inédita é uma iniciativa do Sebrae em Mato Grosso do Sul para todo o País. Portal reúne conteúdos sobre Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa
COVID-19
Drive Thru de vacinação está suspenso até a chegada de novas doses
GERAL
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G
SAÚDE
Butantan entrega mais 1 milhão de doses de vacinas contra covid-19
CIDADE
Vereadores cobram ação do Procon em relação às lojas físicas das operadoras de telefonia
EDUCAÇÃO
Prefeitura inicia entrega do kit alimentação escolar a partir do dia 19 de maio
BOLSA ATLETA
Fundesporte divulga resultado preliminar por pontuação dos candidatos
EDUCAÇÃO
Mestrado em Educação Científica e Matemática da UEMS recebe inscrições até 17 de maio
GERAL
Paulo Duarte diz que não é alvo da Operação Independência

Mais Lidas

POLICIAL
PF realiza prisão por tráfico interestadual de drogas e apreende 200 kg de maconha
GERAL
Vereador reforça necessidade de vacinar trabalhadores contra a Covid 19
HOMENAGEM
Câmara homenageia OAB de Corumbá pelo seu 63º aniversário de fundação
SAÚDE
Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas