Menu
terça, 19 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Agência e companhia aérea são condenadas a pagar indenização de R$ 15 mil a cliente

16 julho 2020 - 15h15Midia Max

Uma agência de viagens e uma companhia aérea foram condenadas pela 2ª Vara Cível de Paranaíba a pagar indenização de R$ 15 mil por s morais para uma moradora. A cliente teve problemas com os serviços prestados e ingressou na Justiça.

De acordo com os autos, a moradora comprou um pacote de viagem com destino a Maceió, Alagoas. No dia de embarcar, com saída pela cidade de São José do Rio Preto São Paulo, no dia 1 de outubro de 2018, teve a notícia de que não havia voo para o aeroporto de Guarulhos, onde iria fazer escala. Na ocasião, após enorme discussão, embarcou para Ribeirão Preto, São Paulo.

Ela alegou que após a escala não programada, após questionamentos, conseguiu um voo para o aeroporto de Guarulhos às 7h20 e depois deslocou-se para Brasília. Após este deslocamento, foi embarcada às 13 horas para Maceió, chegando no seu destino final com uma hora e dez minutos de atraso.

Problemas na volta para casa

Informou que o prejuízo repetiu-se na viagem de volta, pois ao chegar no aeroporto de Maceió, no dia 7 de outubro de 2018, às 23h55, foi informada de que não poderia embarcar para Guarulhos/SP, pois o segundo voo, de Congonhas para São José do Rio Preto, não existia.

A moradora de Paranaíba afirma que após reclamações, a atendente da companhia aérea reconheceu a má prestação de serviço e autorizou a autora a embarcar no voo para Guarulhos. Ao chegar ao aeroporto de Guarulhos, às 3 horas, horário realmente previsto, confirmou que o voo de Congonhas para São José do Rio Preto não existia, de modo que permaneceu das 3 até as 6 horas em pé, discutindo e tentando embarcar em um voo para o seu destino final, São José do Rio Preto.

Ao chegar em Congonhas, novamente diligenciou para embarcar até o seu destino final, quando às 12h20 conseguiu, finalmente, autorizar a sua viagem para São José do Rio Preto, chegando somente às 13h30.

Indenização

A cliente da agência e da companhia aérea disse que buscou o ressarcimento pelos prejuízos sofridos, mas sem sucesso, por isso, ingressou na Justiça.

A companhia aérea disse que no dia dos fatos ocorreu ‘excessivo índice de tráfego na malha aeroviária’, fazendo com que a aeronave atrasasse seu itinerário, caracterizando caso fortuito, alheio à vontade da ré.

Ainda afirmou que as operações aéreas são influenciadas por uma série de fatores, internos e externos à empresa, os quais devem ser estritamente obedecidos em nome da segurança de todos os seres humanos envolvidos. Logo, quando há qualquer alteração do embarque por razões exclusivamente de força maior ou atos decorrentes de terceiros, a ré não deve ser responsabilizada, em razão da excludente de responsabilidade.

A agência de viagens alegou ilegitimidade passiva, alegando que só intermediava as atividades, não possuindo qualquer responsabilidade com relação ao evento so reclamado nos autos. Quanto ao mérito, sustentou que a hipótese ventilada nos autos configura culpa exclusiva de terceiros, prevista no art. 14, inc. II, do CDC, haja vista que em nenhum momento recebeu aviso prévio do fornecedor relativo ao cancelamento do voo.

Para o juiz Plácido de Souza Neto, os fatos comprovados nos autos pela autora são procedentes. O magistrado explica que a jurisprudência pátria é assente no sentido de que o atraso devido ao tráfego aéreo não configura caso fortuito ou motivo de força maior capaz de excluir a responsabilidade da empresa aérea.

“Assim sendo, é manifesta a responsabilidade das rés pelos s suportados pelo autor em decorrência da falha na prestação do serviço contratado. Além disso, a responsabilidade da empresa aérea pelo atraso ou cancelamento de voo é objetiva, configurando-se independente de culpa do prestador do serviço, sendo, outrossim, dispensada a comprovação do  moral, que é presumido”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Reunião com prefeito
Energisa promete 'fim do apagão' em bairros de Campo Grande até quarta
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana
Prevenção
Atendimento noturno para coleta de exame preventivo vai até 29 de outubro
Educação
IFMS prorroga novamente inscrições para ensino técnico integrado
Golpe no Centro
Casal é preso com mais de R$ 2 mil em notas falsificadas
Confronto
Dois dos presos em briga na parte alta estavam feridos por pedradas e garrafadas
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Serviço
Veículos com placa final 0 tem até dia 31 para quitar licenciamento
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan

Mais Lidas

Capital e Chapadão do Sul
SAD divulga abertura de Processo Seletivo da Agepan
Crime
Motorista de aplicativo é sequestrada e tem carro roubado; dois dos assaltantes foram presos
Prisão
Homem é preso após invadir e roubar escola no centro
Impressionante
Moto Titan com débitos de R$ 107 mil é aprendida em blitz do Detran-MS no fim de semana