As aeronaves do Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul aterrissaram na manhã desde domingo 25 de setembro, no Aeroporto Internacional de Corumbá. Para reforçar as ações de combate ao incêndio florestal no Pantanal do Nabileque.
Há dois dias equipes estão na região combatendo um incêndio de grandes proporções que atinge as proximidades do Forte Coimbra. O relevo da região e as condições meteorológicas dificultam o trabalho dos combatentes. Para hoje estão previstas altas temperaturas com incidência de ventos e sem previsão de chuva no Pantanal Sul.
As aeronaves empenhadas na missão farão o combate direto ao fogo e também auxiliarão no monitoramento dos focos de calor e no reconhecimento das áreas que podem ser atingidas, caso o fogo não seja controlado nas próximas horas.
A Comandante da Operação Pantanal, tenente-coronel Tatiane, deste ontem mantém sua equipe de prontidão para atender qualquer novo chamado, seja ele no Nabileque ou na Serra do Amolar, onde foram estabelecidas bases avançadas em campo.
A comandante reitera a necessidade de conscientização da população quanto ao racional uso do fogo, para que vidas sejam preservadas. A região onde estão os focos de calor é de difícil acesso sendo possível apenas chegar ao local pelo Rio e por meio de aeronaves.
A aeronave do modelo Air Tractor, de combate a incêndios, comandada pelo Coronel Henrique, está em pronto emprego para reforçar as equipes na operação, juntamente com a aeronave Modelo Cessna 206, comandada pelo Capitão Frotté.