Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Acordo irmado entre Marinha e Sebrae beneficia pequenos negócios

28 julho 2016 - 10h03Assessoria

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 6º Distrito Naval e o Sebrae/MS, firmaram nesta quarta-feira (27), na sede da instituição de apoio aos pequenos negócios em Campo Grande, um Termo de Cooperação Técnica.

O acordo prevê ações como treinamentos e rodadas de negócios a empreendedores, bem como tratamento diferenciado em licitações, conforme previsto na Lei Geral e no Decreto nº 8.473, para estimular as compras públicas de micros e pequenas empresas e produtores rurais da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul.

Para o Contra-Almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, Comandante do 6º Distrito Naval, o órgão busca uma gestão voltada à eficiência. “As compras governamentais de fornecedores locais, além de reduzir os gastos e economizar desta maneira recursos da federação, promove o desenvolvimento econômico sustentável de cada região, já que faz o dinheiro investido circular no próprio município. "Esta parceria será boa para todos", afirmou.

De acordo com dados apresentados pelo capitão de fragata Alfredo Lee, diretor do Centro de Intendência da Marinha em Ladário, dos 194 fornecedores que atendem às demandas por produtos e serviços dos militares navais em Mato Grosso do Sul, apenas 40 são do estado; e dos R$ 24 milhões comprados durante o exercício de um ano, somente R$ 6 milhões (25%) são destinados a empreendimentos de MS.

"A gente enxergou no Sebrae uma solução para superarmos a dependência de produtos e serviços de fora do estado", disse Lee. A expectativa, aponta ele, é de que ao menos metade dos fornecedores e do valor investido nas compras públicas sejam de pequenos negócios da região. Entre os compromissos previstos no acordo está o cumprimento, a partir de 2017, do Decreto nº 8.473.

A norma determina que no mínimo 30% do valor destinado à aquisição de gêneros alimentícios, no exercício financeiro, por parte de órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, devam ser utilizados diretamente na compra da agricultura familiar; do empreendedor familiar rural ou ainda de suas organizações.

"As compras públicas são fundamentais para o desenvolvimento local. Abriremos ainda mais oportunidades aos pequenos negócios urbanos e rurais, por meio da atuação conjunta para levar capacitações técnicas a estes empreendedores, os tornando aptos a fornecer para órgãos públicos e grandes empresas", destaca Edison Araújo, presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae e também presidente da Fecomércio-MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Homem é ferido por faca no pescoço
Abril Laranja
Feira de domingo terá blitz educativa contra maus-tratos a animais
Novas Regras
IPVA terá limite de parcela única e melhores condições para quitar débitos
Tempo
Fim de semana deve ser de tempo estável e com máxima de 37°C
Corumbá segue com clima quente e altas temperaturas
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa