Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Acadêmicos da UFMS aprendem robótica com alunos da Escola do Sesi

30 agosto 2018 - 08h59Kamilla Marques

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ensinando acadêmicos de Engenharia, Matemática e Física. Este pode parecer um mundo invertido, mas é realidade entre os alunos da Escola do Sesi de Campo Grande, que, na quarta-feira (29/08), ofereceram um minicurso de robótica a 25 alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), durante a Semana de Matemática.

A robótica faz parte da grade curricular dos alunos do Sesi e é aplicada nas aulas de diversas disciplinas, tornando natural o aprendizado de programação e conceitos de pensamento computacional desde muito cedo. “Iniciativas tecnológicas como essa vêm surgindo de forma cada vez mais intensa, instigando a criança a pensar e exercer seu protagonismo criativo”, analisou a professora de Matemática da Escola do Sesi de Campo Grande, Daniela Oliveira dos Santos, que é mestranda em Educação Matemática da UFMS,

Ela acrescenta que a programação, robótica e pensamento computacional são as novas tendências educacionais para desenvolver habilidades dos futuros profissionais. “Estamos entrando na 4ª Revolução Industrial, a era da Indústria 4,0, que traz consigo big data, internet das coisas, inteligência artificial, trabalho em rede e a comunicação onipresente”, analisou, completando que o aluno que recebe uma educação baseada nestes conceitos tem um diferencial muito grande e sai à frente.

Daniela dos Santos também é técnica do time oficial de robótica da escola, o Lego Jedi, que recebeu o convite para a ministrar o minicurso na UFMS. “O interessante da robótica é que ela te faz entender as aplicações práticas das exatas. Ninguém gosta de decorar fórmulas, mas quando você descobre para que serve aquele cálculo, aquela equação, passa a enxergar de outra forma”, acredita Enrico Martin, do 8º ano do Ensino Fundamental, um dos alunos do time.

“O contato com a robótica é algo novo para mim, mas, uma vez que você começa, não quer mais parar. Programar é divertido, te faz desenvolver o raciocínio lógico e gostar mais de estudar”, acrescenta Lucas Vinicius Xavier, aluno do 7º ano do Ensino Fundamental.

Os acadêmicos da UFMS se encantaram com a metodologia adotada pela Escola do Sesi. No minicurso, eles foram apresentados aos robôs de Lego construídos e programados em sala de aula pelos alunos para executar diversas tarefas. É como criar e executar uma linguagem de programação para que um programa de computador, por exemplo, funcione adequadamente.

“É muito curioso ver alunos tão jovens dominando linguagens de programação e fazendo isso com tanta facilidade, como se estivessem brincando com robôs”, impressionou-se Vitor Henrique Santos de Arruda, 18 anos, aluno do 2º semestre do curso de Matemática da UFMS.

“Só fui ter um contato prático com conceitos de programação na faculdade. Antes disso, tudo que sabia era porque eu tinha pesquisado por conta própria. E hoje em dia é essencial ter este tipo de conhecimento, é o futuro do mercado de trabalho e quem não estiver acompanhando esta tendência vai para trás”, completou João Pedro Miranda de Mello, 18 anos, que também cursa Matemática na UFMS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro