Menu
sexta, 17 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

"A transparência é meu maior orgulho", diz prefeito de Ladário em comemoração ao aniversário da cidade

02 setembro 2017 - 07h56Gesiane Medeiros

Os 22.590 ladarenses, segundo dados do IBGE deste ano, comemoram neste 2 de setembro de 2017, os 239 anos da cidade. Ladário que ganhou emancipação política no ano de 1953 possui riquezas naturais como ferro, manganês, calcário, areia e argila, está localizada no coração do pantanal sul-mato-grossense e conquista com sua cultura forte e diversificada, devido as influencias de diferentes povos que convivem na cidade, como os bolivianos e paraguaios.

Ruso fala sobre projetos enviados para Brasília. Foto: Gesiane Medeiros

Entre os maiores parceiros para o crescimento está a Marinha do Brasil, presente desde 1873 na cidade. A instituição é uma das maiores empregadoras e investidoras do município. Ladário possui um turismo em ascensão com a área de 5 mil hectares da Codrasa, banhada pela imensidão do Rio Paraguai, onde fica localizada a Área de Preservação Ambiental Baía Negra.

Neste 1° de setembro, iniciaram as comemorações pelo aniversário de Ladário em concomitância a semana da pátria. Os ladarenses comemoram com muita festa e comidas típicas, mais um ano que se passa. Em entrevista com o prefeito da cidade, Carlos Ruso, o Capital do Pantanal foi conhecer de perto o homem que deixou a carreira de empresário para se tornar político.

Avenida 14 de Março, única via asfaltada quando Ruso retornou para Ladário, aos 18 anos. Foto: Gesiane Medeiros

A história de Carlos Ruso se confunde com a de Ladário, registrado em Ponta Porã, mas nascido em Concepción, no Paraguai, Ruso veio a primeira vez para a cidade junto com os pais, ainda criança, no ano de 1962. Retornou mais tarde, aos 18 anos, em 1976, para servir a Marinha do Brasil como Fuzileiro Naval. “Não me adaptei as forças armadas, solicitei minha baixa e fiquei na cidade, com o tempo conheci minha esposa, formei família e busquei trabalho no setor privado, onde fiquei até 2015”. Ruso trabalhou como vendedor de lanches e fez muita coisa até se tornar proprietário de um mercado no centro da cidade.

Ruso viveu em uma Ladário que só tinha asfalto na rua principal, na Avenida 14 de Março, onde acontecia também a feira da cidade, bem pequena, focada em horti-fruti. O atual prefeito presenciou a evolução do muncicípio, viu comércios abrindo, a política sendo formada e durante quatro mandatos tentou se tornar prefeito, até conquistar seu cargo em 2016, nas últimas eleições municipais. Diz ter se tornado prefeito como uma forma de gratidão a cidade e aos ladarenses que contribuíram para o seu próprio crescimento profissional, como empresário e um dos principais geradores de emprego e renda do município.

Cristo, monumento localizado acima da linha do trem da cidade. Foto: Gesiane Medeiros

A Ladário dos sonhos de Ruso tem muita coisa que não vai conseguir durante sua administração, mas já se orgulha dos feitos que conquistou até agora. Ruso diz que atualmente, a saúde e a educação funcionam com excelência, as crianças e jovens estudam com uniformes e material didático de qualidade, tem merenda nas escolas e os professores e demais profissionais recebem em dia. Os postos de saúde e clínicas municipais atendem a população com especialidades e prontidão. O serviço de assistência social funciona muito bem e dá total apoio as pessoas.

Outra conquista foi à recente contratação de empresa licitada para iluminação pública da cidade, “agora Ladário não tem mais ruas escuras”, diz o prefeito, que comemora a conquista. Ruso aponta que entre as próximas licitações estão para contratação de empresa responsável pela manutenção da cidade como um todo, que será responsável por manter as ruas limpas e com capinas em dia. Plano de recapeamento de vias também está em tramitação.

Grandes projetos foram entregues para avaliação em Brasília, como a revitalização do Porto de Ladário, a construção do Anel Viário e a criação do Mirante do Tuiuiú. Com esses investimentos Ladário passará a ter mais estrutura e potência para o turismo.

Ladarenses desfrutam de vida sossegada na cidade. Foto: Gesiane Medeiros

Todos esses feitos dão orgulho ao prefeito, mas nenhum o faz bater no peito como a transparência na prestação de contas de sua administração. Ladário ocupa o primeiro lugar no ranking da transparência do Estado de Mato Grosso do Sul e está entre as 30 melhores cidades para se morar no Brasil. Ruso afirma que não tem perspectiva de crescimento político, não deseja alcançar outros cargos públicos futuros, seu desejo é retribuir o que recebeu dos cidadãos nestes mais de 40 anos em que vive em Ladário.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura Pantaneira
União dos Cordões Carnavalescos tem nova diretoria e novo fôlego em Corumbá
Meio Ambiente
Ladário trabalha para se tornar território Carbono Neutro até 2030
Serviço
Semana Nacional da Conciliação Trabalhista acontece de 20 a 24 de maio
Boletim
MS registra 8.677 casos confirmados de dengue
Solidariedade
Comarcas de Corumbá e Camapuã doam juntas R$ 70 mil ao Rio Grande do Sul
Oportunidade
IFMS retoma Programa Mulheres Mil com edital para bolsistas
Futebol Amador
Copa Integração, Série A e Master começam neste final de semana
Solidariedade
Em uma semana, campanha MS Pela Vida enviou mais de 50 toneladas de doações ao RS
Turismo
Startup de afroturismo de Corumbá é destaque em evento de turismo em São Paulo
Segurança
Município promove treinamento sobre segurança de barragem e protocolos de emergência

Mais Lidas

Seguia para Capital
Brasileiro é preso com 8kg de maconha na bagagem
Dedicação
Profissionais da Enfermagem são homenageados em Corumbá
Meio Ambiente
Estado inicia instalação das 13 bases de combate à incêndios no Pantanal
Cultura Pantaneira
União dos Cordões Carnavalescos tem nova diretoria e novo fôlego em Corumbá