Menu
domingo, 25 de fevereiro de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

A Pesada encerra primeira noite de desfiles com homenagem ao Dr. Victor Rocha

12 fevereiro 2024 - 03h00Gesiane Sousa

Homenageando a trajetória do médico corumbaens, hoje morador da Capital, Dr. Victor Rocha, A Pesada encerra a primeira noite de desfiles do Carnaval 2024, já na madrugada desta segunda-feira (12), com 18 alas e 1.100 componentes. A escola das cores azul, amarelo, branco e rosa dividiu seu enredo em quatro setores que abordaram a infância do menino até se tornar um dos médicos mastologista de maior renome no Estado.

O enredo “De Corumbá nasce o sonho de um pantaneiro, de Campo Grande a realização de um doutor – Victor Rocha, um menino sonhador”, conta a trajetória vitoriosa de quem saiu da sua terra natal para conquistar voos mais altos, se tornando uma personalidade reconhecida pelo bom trabalho e contribuição social com a criação da Casa Rosa, na Capital, onde mulheres recebem atendimento no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Na comissão de frente, em referência a infância do homenageado, a agremiação traz bailarinos representando o projeto nacionalmente conhecido, “Doutores da Alegria”. Durante a coreografia, integrantes interagem com o primeiro tripé, uma maca hospitalar, que transporta um jovem paciente recebendo a alegria dos doutores palhaços.

Comissão de frente trouxe os 'Palhaços da Alegria'. Foto: PMC 

Na sequência, o primeiro casal de mestre-sala e porta bandeira, Wellinton Provenzano e Fran Ramalho, representam os deuses Morfeu e Hera. Na mitologia grega, Hera significa fertilidade, prosperidade na vida amora e é considerada a deusa dos sonhos. Morfeu, entre suas habilidades, era capaz de dar forma e tornar realidade as imagens dos sonhos. 

As baianas, com a figura de uma águia em suas cabeças, fazem referência a grande conquista profissional do menino em se tornou médico. Sonho, que aos olhos de muitos era considerado quase impossível. 

Novamente com base na mitologia grega, a rainha de bateria, dá vida a Iris. Deusa das cores, conhecida como mensageira dos deuses do Olimpo. O mestre da bateria Barcelona, Diego, vestido em dourado, representa o grande mágico das cores, protetor da deusa Iris. Em prata, os diretores de bateria se tornaram parteners. Os ritmistas, como os guardiões dos sonhos, com fantasias nas cores azul, vermelho e branco.

Entre as alas do primeiro setor, a Pesada dá destaque: a fauna e flora pantaneira; aos times de futebol do homenageado (Corumbaense, Corinthians e Vasco da Gama); o amor pela pesca que trás desde sua infância em Corumbá; a ligação do médico com o carnaval e a escola Pesada, onde desfilava todos os anos; a tradição e a cultura pantaneira com o Banho de São João.

No segundo setor, com três alas, quatro destaques e um carro alegórico, o enredo aborda a vida e as doenças, inimigas da saúde. A vida e morte são tratadas pela escola como irmãs gêmeas, caminhando lado a lado. A décima ala e o segundo carro da Pesada faz referência a formatura de médico e ao sonho realizado do menino que saiu de Corumbá.

Casal de mestre-sala e porta bamdeira representa os deuses Morfeu e Hera. Foto:  PMC

O terceiro setor, com quatro alas, uma alegoria e dois destaques, traz os primórdios da medicina, enraizada na ‘mãe-África’, através do conhecimento popular milenar das ervas medicinais, rezadeiras, curandeiros e benzedeiras. O terceiro carro da Pesada traz como destaque a entidade ‘Obatalá’, o mais respeitado, o pai de quase todos os orixás, criador do mundo e dos corpos humanos. 

No quarto e último setor, a agremiação traz suas três últimas alas, o quarto carro alegórico, quatro destaques e o segundo casal de mestre-sala e porta bandeira. As alas do quarto setor fazem homenagem aos Pajés como os médicos dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, faz referência ao voo da águia como o sonho de ser médico e traz as crianças como os anjos da vida.

O segundo casal de mestre-sala e porta bandeira representam as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul e, o último carro alegórico homenageia o projeto Casa Rosa, na Capital do Estado, criado pelo Dr. Victor Rocha, que presta atendimento gratuito as mulheres vítimas de câncer de mama. 

Ficha técnica

Título do enredo: "De Corumbá nasce o sonho de um pantaneiro, de Campo Grande a realização de um Doutor. Victor Rocha, um menino sonhador".
G.R.E.S. A PESADA
Data de Fundação: 06/01/1970
Cores da Escola: Azul, Amarelo, Branco e Rosa.
Componentes: 1.100
Nº de Alas: 18
Presidente: Nei Colombo
Vice Presidente: Neidivaldo Colombo (Gugu)
Autor do Enredo: Neidivaldo Colombo (Gugu)
Carnavalesco: Roberto Padilha - Betinho
Diretora de Carnaval: Dulcinéa Colombo
Mestre Sala e Porta Bandeira: Wellinton Provenzano e Fran Ramalho
Mestre de Bateria: Diego Rojas
Diretores de Harmonia: Lylyane Mendes, Elson Carvalho
Cronometragem: Catharina Divina Oliveira Da Costa
Concentração: Neidivaldo Cosme F. Colombo (Gugu)
Dispersão: Flavius Damião Fernandes Colombo
Desenvolvimento Do Enredo: Paulo César - Cesar UIG
Desenvolvimento do Relise: Paulo César – César UIG
Compositor (Samba de Enredo): Paulo César (César UIG), Gugu das Candongas e Marquinhos do Banjo
Intérprete gravação/ CD - Ito Melodia (Unidos Da Tijuca)
 

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Contra a Dengue
Bairros de Ladário recebem força-tarefa de limpeza neste sábado (24)
Reitoria
Ainda sem eleição direta, UFMS escolhe novo reitor em maio
Hoje
Grupo Vozes Especiais realiza workshop no Moinho Cultural
Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Imunização
Confira horário de vacinação contra dengue em Corumbá e Ladário neste sábado
Seguia para Capital
Mulher é presa com 2,3 kg de maconha na BR 262
Planejamento
MPT propõe parceria estratégica para prevenir trabalho escravo contemporâneo em MS
Fiocruz
Especialistas alertam para aumento da taxa de suicídio entre crianças e jovens
Aposta
Mega-Sena pode pagar hoje prêmio de R$ 110 milhões
Operação Ágata
Passageiro é flagrado transportando cocaína de Corumbá para Capital

Mais Lidas

Localizado e preso
Diretora impede entrada de homem armado com faca em creche no Guatós
Na entrada
Perícia estima que morte de homem encontrado em mata na cidade tenha ocorrido há 4 dias
Vindo do RJ
Boliviano de 21 anos é detido com 35 celulares sem nota fiscal
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra resgate no Pantanal, óbito e acidente de trânsito