Menu
quarta, 13 de novembro de 2024
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

A Nota Fiscal 4.0 e seus desafios

27 junho 2018 - 11h13Kamilla Marques

Quem trabalha com varejo ou está diretamente ligado ao ambiente contábil de uma empresa já deve estar se preparando para a chegada da Nota Fiscal 4.0, que passa a vigorar em julho deste ano. A mudança, que vai eliminar os modelos antigos, acontece porque a Secretaria da Fazenda altera a Nota Fiscal com o objetivo de melhorar a fiscalização e facilitar o dia a dia de quem a emite. Então, se você produz ou vende produtos, é preciso ficar atento às novas regras.

Faltando apenas dois meses para a migração, o que se percebe no mercado é que menos da metade das empresas varejistas aderiram à NF-e 4.0. Para os outros 70%, o tempo é curto e são necessárias medidas rápidas para se adequar à nova realidade.

Uma das principais mudanças da NF-e 4.0 é a adoção do protocolo TLS 1.2, ou superior, e a extinção do SSL, utilizado até agora. O novo protocolo vai permitir a adoção de um padrão de criptografia mais seguro para proteger a comunicação com a Secretaria da Fazenda.

Há também mudanças no layout e a inclusão de novas informações. Da versão 3.1 para a versão 4.0 foram incluídos alguns campos como o que permite rastrear produtos e acompanhar prazos de validade e recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Outra mudança implementada na NF-e 4.0 é a indicação da forma de pagamento. Antes era preciso informar apenas se o pagamento era à vista ou a prazo. Na nova versão será necessário mencionar o meio de pagamento - dinheiro, cartão ou cheque - e ainda apontar se o consumidor esteve no estabelecimento comercial ou se a venda foi feita fora.

Como o arquivo XML da nota terá nova organização, é importante verificar se o sistema emissor da sua empresa está preparado para a mudança. Um sistema ERP confiável é o primeiro passo para evitar multas e prejudicar o crescimento de seu negócio. Se você ainda não tem, é hora de buscar uma empresa que ofereça um software adequado para acompanhar as mudanças e garantir a segurança exigida.

Lembre-se também de capacitar seus colaboradores para trabalharem com a NF-e 4.0. Não adianta ter o ERP atualizado se quem trabalha com ele desconhece as mudanças.

Não emitir nota fiscal e estar fora da conformidade da lei é fria para qualquer varejista, com riscos altíssimos de multa e prejuízos. Portanto, fique de olho e esteja preparado!

*Marco Aurélio Beltrame é Diretor Executivo das Unidades TOTVS Mato Grosso do Sul, TOTVS São José do Rio Preto e TOTVS Presidente Prudente.

Sobre a TOTVS

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de marketshare no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento (Estados Unidos, México, China e Taiwan). Para mais informações, acesse o website www.totvs.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hagnos
Operação da PM promove palestras em combate à violência infantil
Estradas Federais
Operação Proclamação da República da PRF reforça fiscalização no feriadão
Endividados
MS tem 10,2 mil pessoas com dívidas protestadas em cartórios
Em fechamento
Todos os funcionários do Santander em Corumbá já foram demitidos
Problema corriqueiro
Elinho cobra informações sobre interrupções frequentes no fornecimento de água
Desdobramentos
OAB/MS pede informações ao STF sobre investigação de venda de sentenças no TJ
Apoio às mulheres
Paulo Duarte sugere instalação de salas de apoio à amamentação em órgãos públicos
Utilidade Pública
Cervejaria e Porto Geral estão sem água nesta quarta-feira, 13
Só 3 cidades em MS
Corumbá e Ladário terão alistamento feminino nas Forças Armadas
Destaque
Ex-alunos da rede pública estadual contam como tiveram a vida transformada através do estudo

Mais Lidas

Todos os bairros
Falta de energia elétrica corta abastecimento de água em Ladário
Ligando Pantanais
Nova ponte sobre o rio São Lourenço vai integrar MS e MT pelo Porto Jofre
Transporte Coletivo
Allex pede informações sobre implantação da Tarifa Zero aos domingos em Corumbá
Atualização
Energia é restabelecida em Ladário