Menu
quarta, 22 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

5G chega a Curitiba e se torna uma das pioneiras da nova tecnologia

Capital do Paraná é uma das 8 cidades brasileiras escolhidas para receber o sinal

24 novembro 2020 - 18h08Redação

O 5G já é realidade para os curitibanos desde o dia 24 de outubro de 2020! Escolhida para ser uma das pioneiras da tecnologia no Brasil, a internet em Curitiba já recebe o sinal do 5G em três principais regiões da cidade, no Centro Cívico, Alto da Glória, Batel e Água Verde. Toda a operação foi preparada e orquestrada pela Vivo Fibra, a primeira operadora de telecomunicações a receber autorização a Agência Nacional de Telecomunicações para  abrir o sinal da nova tecnologia na cidade. Além de Curitiba, apenas outras oito cidades do Brasil já possuem acesso à quinta geração da internet móvel.

Além de ser até 12 vezes mais rápido que o 4G, o 5G permite também maior fluidez e velocidade na operação de dispositivos inteligentes, como os carros autônomos, por exemplo. Também promete reduzir de forma drástica o tempo de resposta entre transferências de dados. O 5G permitirá que a Vivo tenha uma taxa de transmissão de dados centenas de vezes maior do que acontece hoje, chegando até 20 Gbps e uma latência de apenas 1 milissegundo.

O principal motivo para que Curitiba fosse escolhida para ser uma das capitais pioneiras do 5G no Brasil foi por ter um perfil semelhante à outras cidades com atuação da Vivo, como Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, no que diz respeito a demanda de tráfego e perfis de clientes.

No ano de 2019, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), já estava preparando o terreno para a nova tecnologia quando editou um decreto que tinha como objetivo facilitar a implantação do 5G na cidade, simplificando todo o processo de obtenção das licenças de instalação e operação de antenas de telefonia, além de isentar os licenciamentos de instalações em topos de prédios e a colocação de equipamentos como biosites ou small cells, que são pequenas antenas que ampliam a cobertura do sinal de telefonia.

De acordo com o Melhor Escolha, site especializado em planos de internet banda larga móvel e residenciais, a Anatel espera que a nova tecnologia do 5G seja expandida por todas as outras operadoras de telefonia, como a Oi Fibra, para que as 5 regiões do país recebam o sinal dentro de um período de 5 anos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Serviço
Sesc inaugura nova unidade em Corumbá
Arma Apreendida
Polícia prende autor após perseguição e troca de tiros no Cristo Redentor
Em Campo Grande
MDB filia novos membros para juventude do partido
Luto
Armando Anache morre aos 91 anos no Rio de Janeiro
Campanha
Corumbaense pode descartar medicamentos em drive thru nesta quinta (23)
Em Corumbá
Abertas as inscrições para o Festival Internacional de Pesca Esportiva
"Dark Money"
Operação cumpre mandados contra esquema que desviou mais de 23 milhões dos cofres de Maracaju
Só piora
Cinco incêndios urbanos foram registrados nas últimas 24 horas
Fazendo xixi
Mulher cai em ribanceira de 10 metros na Avenida General Rondon
Vento Forte
Figueira cai sobre residência e danifica rede elétrica no Loteamento Pantanal

Mais Lidas

Naviraí
Casal preso por tráfico de aves silvestres recebe multa de R$ 2,5 milhões da PMA
243 anos
Corumbá celebra aniversário com retomada de desenvolvimento
21 de setembro
Incêndios continuam e Corumbá não tem motivo para celebrar o dia da árvore
Tempo
Inverno se despede com temperaturas acima dos 40°C e umidade do ar em níveis críticos