Votação reuniu representantes da sociedade civil e jovens indicados por escolas e entidades ligadas à infância.
(Foto: Prefeitura de Ladário)
Na manhã de sexta-feira, 26 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ladário realizou uma eleição histórica na Casa dos Conselhos. Pela primeira vez, adolescentes foram escolhidos para integrar o colegiado, que terá mandato até 2027.
A medida foi aprovada em reunião no início do mês, com base na Lei Municipal nº 1.031/2019 e em normas nacionais e internacionais de participação social. A proposta, segundo os organizadores, garante que crianças e adolescentes tenham voz ativa na construção e fiscalização das políticas públicas locais.
Adolescentes escolhidos
Os candidatos foram indicados por escolas e entidades ligadas à infância e juventude. Com votação direta dos membros do CMDCA e instituições habilitadas, o resultado foi:
-
Paulo Lopes de Alcântara Cardoso – 12 votos (titular)
-
João Lucas Rodrigues de Souza – 07 votos (titular)
-
Richard Paes Domingues – 05 votos (1º suplente)
-
Yasmin Clemente Patrocínio – 05 votos (2º suplente, critério de idade)
Também concorreram Ednilson Junior Pessoa dos Santos, Erick Gabriel França Roda, Jocimara Martins da Silva e Miriam dos Santos Calonga.
Entidades eleitas
Na mesma reunião, foram escolhidos os representantes de entidades não governamentais que participarão do biênio 2025-2027. As eleitas foram:
-
Ministério Evangélico dos Encorajadores Globais
-
Associação Esportiva Vencer
-
Sociedade de Instrução e Beneficência Colégio São Miguel (Entidade Mantenedora)
-
Pastoral da Criança
Próximos passos
A posse dos novos conselheiros, adolescentes e entidades, acontecerá em 27 de outubro de 2025. O mandato é de dois anos, conforme prevê o edital.
Para a presidente do CMDCA, Estervina Mendoza Ortiz, a novidade representa um avanço para a cidade. “A inclusão dos adolescentes fortalece o diálogo entre gerações e garante que as políticas públicas sejam construídas de forma mais participativa e representativa”, afirmou.
A reunião teve a presença de representantes do Conselho Tutelar, Ministério Público, entidades civis e membros do próprio conselho.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Com check-in digital, hóspede pode chegar a hotel com ficha preenchida
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 45 milhões
Motociclista fica ferido após colisão no centro de Corumbá
Incêndio destrói quatro cômodos de casa em Ladário
Homem é socorrido inconsciente após agressão no Centro América
Fim de semana terá chuva e variação de temperatura na região pantaneira
Procon alerta comércio de Corumbá sobre produtos da Ypê
Furto de cabos deixa semáforos apagados em cruzamentos de Corumbá
Seresta em homenagem ao Dia das Mães é adiada por causa do clima em Corumbá