Corumbá, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas recebem mensagens simuladas às 14h do dia 27.
(Foto: Divulgação)
No próximo sábado, 27 de setembro, às 14h, a população de Corumbá, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas receberá uma mensagem simulada em seus celulares como parte do teste inicial do sistema nacional de alertas da Defesa Civil. A tecnologia utilizada será o Cell Broadcast, que em outubro começará a ser usada oficialmente para situações de risco real.
O teste é apenas simulatório e não representa perigo. A ferramenta será aplicada futuramente para avisar sobre tempestades, inundações, incêndios florestais e outros desastres que possam colocar a população em risco.
Durante o procedimento, celulares compatíveis (Android e iOS) exibirão a mensagem acompanhada de alerta sonoro. Para encerrar a notificação, basta clicar em “OK”.
“Corumbá foi selecionada para participar desse projeto-piloto inovador. O alerta não significa perigo real. Nossa orientação é simples: mantenham a calma e apenas confirmem o recebimento da mensagem no celular. A partir de outubro, essa tecnologia estará disponível para proteger nossa população em casos críticos”, destacou o superintendente municipal da Defesa Civil, Capitão Silvanei Barbosa Coelho.
O Cell Broadcast envia mensagens de emergência diretamente aos celulares, sem depender de SMS ou aplicativos. O envio ocorre via antenas de telefonia, permitindo selecionar áreas específicas como bairros, regiões rurais ou até trechos do Pantanal, de acordo com o local onde houver risco.
Orientações para a população:
-
O alerta de sábado será apenas um teste;
-
Não é necessário ligar para os números de emergência (192, 193 ou 199);
-
Para encerrar a mensagem, basta clicar em “OK”.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Homem é picado por serpente “boca-de-sapo” na região da Codraza
Colisão entre carro e moto mobiliza equipes de resgate no centro de Corumbá
Rodovia Ramão Gomez terá interdição para obras a partir desta terça (24)
Terça-feira tem previsão de chuva e calor em Corumbá e Ladário
CBF sorteia confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Erros comuns na gestão de cobranças e como evitá-los com Pix automatizado
Eleito o novo Procurador-Geral de Justiça do MPMS para o biênio 2026-2028
INSS abre novas vagas para antecipação de perícias em Corumbá neste sábado
Motociclista foge sem prestar socorro à vítima de colisão no Cristo Redentor