Quarta-feira, 19 de Agosto de 2026
Vai viajar?

Confira as dicas de segurança para quem pretende viajar neste fim de ano

27 dez 2024 - 05h29   atualizado em 03/03/2026 às 09h31

Gesiane S. Lourenço

Confira as dicas de segurança para quem pretende viajar neste fim de ano Orientações das Polícias Civil e Militar podem evitar surpresas desagradáveis no retorno para casa. (Foto: Divulgação/PM)

Para quem vai viajar neste Ano Novo, é preciso tomar alguns cuidados para não ter notícias desagradáveis no retorno para casa. A Polícia Militar e Civil dá dicas importantes para evitar o furto de imóveis neste período.

Aquele antigo costume de deixar a luz da casa acessa na hora de viajar já não engana mais o bandido e pode até revelar que não tem mesmo ninguém em casa. Evitar o furto de imóveis no período de férias ou feriados prolongados, quando muita gente viaja, é possível seguindo algumas orientações das Polícias Civil e Militar.

No furto de residências a primeira e principal motivação do bandido é ter certeza de que o imóvel está vazio. Se houver interesse específico em determinada residência, o bandido poderá até monitorar o imóvel por mais de um dia para garantir que o proprietário não esteja. 

Alguns cuidados podem ajudar como pedir a alguém de confiança que olhe a residência na sua ausência, assim como desligar a campainha e deixar o telefone fixo sem tocar. As autoridades ainda citam a facilidade para entrar no imóvel como um fator determinante neste tipo de furto. Por isso medidas como concertina, cerca elétrica e câmeras de vigilância em tempo real podem ajudar a afastar o perigo, já que o bandido vai preferir um imóvel com mais facilidade.

Confira as dicas de segurança:

Polícia Militar

  1. Peça a alguém de confiança para olhar a casa no período de ausência;
  2. Teste todas as trancas de portas e janelas;
  3. Evite deixar na parte externa da casa, objetos que possam ser utilizados para arrombamento;
  4. Deixe o telefone fixo sem toque e desligue a campainha;
  5. Teste seu sistema de vigilância e alarme;
  6. Nunca comente próximo a estranhos que irá viajar;
  7. Sempre é bom deixar um telefone para contato com um vizinho de confiança;
  8. Não deixe luzes acesas durante o dia.
  9. Cuide do seu jardim;
  10. Cancele as assinaturas de jornais e revistas;
  11. Retire aparelhos eletrônicos da tomada;
  12. Instale lâmpadas de fotocélulas ou com temporizadores;
  13. Feche os registros de água de gás.

Polícia Civil

  1. Ainda que resida em condomínios e prédios residenciais, acostume-se a manter rotina de segurança, como se morasse em uma casa normal, desprovida da segurança orgânica inerente à maioria dos condomínios. É interessante inclusive criar, caso não haja, comitê de segurança orgânica do condomínio, composto por moradores, que discutirão as necessidades de cada local, dadas as peculiaridades daquele grupo;
  2. Grupos de whatsapp de vizinhos com a finalidade de observarem os arredores da vizinhança, como carros parados por longos períodos, indivíduos suspeitos, reportarem furtos ocorridos na rua ou bairro;
  3. Investir em aparatos de segurança, especialmente alarmes, cercas elétricas, concertinas e principalmente câmeras de alta definição. Em motores eletrônicos de portão, bem como travas elétricas nos portões de carro e social. Existe ainda a possibilidade de ter cachorros que funcionam como alerta e espantam pretensos furtadores;
  4. Acostumar-se a manter sempre as portas e janelas trancadas ao sair de casa e durante a noite, não deixar objetos de valor no quintal, pensar em dificultar a vida do delinquente ao máximo;
  5. A maioria dos furtos mediante arrombamento ocorrem pela parte de trás da casa, a exemplo da cozinha. Ter em mente sempre trancá-la e se houver portas intermediárias entre esse cômodo e o restante da casa, também mantê-las trancadas.
  6. Não revele a guarda de grandes valores e joias em sua casa, para ninguém estranho ao núcleo familiar íntimo, sequer para funcionários que gozam de livre acesso aos cômodos.
  7. Ao contratar empregados, dê preferência àqueles que apresentam referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Solicitando que apresentem o NADA CONSTA que pode conseguir gratuitamente no site da PCMS, bem como do TJMS.
  8. Avisar aos vizinhos mais próximos, e de sua confiança, que se ausentará e por quanto tempo ficará fora, a fim de que ele possa cuidar a movimentação de sua casa, podendo avisar ao morador ou manter contato com pessoa responsável indicada. Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo. Os vizinhos devem estar sempre alertas pela segurança de sua rua ou bairro;
  9. Deixar algum familiar ou amigo com uma chave da casa, para que visite o imóvel eventualmente, para recolher revistas e correspondências, não ficando evidente a ausência de moradores;
  10. Instalar sensores de luminosidade – Deixar a casa com a luz ligada todo o tempo, ainda que a crença diga que é melhor, pois afasta bandidos, acaba por ter efeito contrário, vez que isso chama atenção dos criminosos mais atentos, dando a certeza de que o imóvel está vazio. O ideal é instalar sensores de luminosidade em algumas lâmpadas externas e internas, programadas para acenderem em horários determinados. 

*Informações da Comunicação do Governo do MS

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal. 

Leia Também

Contran atualiza regras de fiscalização da Lei Seca
Geral

Contran atualiza regras de fiscalização da Lei Seca

Apadrinhamento da Cidade Dom Bosco já alcançou 2,6 mil crianças
Geral

Apadrinhamento da Cidade Dom Bosco já alcançou 2,6 mil crianças

Entrega de documentos dos convocados para Residenciais dos Ipês segue até o dia 20
Habitação

Entrega de documentos dos convocados para Residenciais dos Ipês segue até o dia 20

Queda de cavalo causa fraturas em trabalhador rural na Estrada Parque
Bombeiros

Queda de cavalo causa fraturas em trabalhador rural na Estrada Parque

Caminhonete capota na Nhecolândia e mobiliza Bombeiros na Curva do Leque
Acidente

Caminhonete capota na Nhecolândia e mobiliza Bombeiros na Curva do Leque

Obras na BR-163/MS alteram tráfego com desvios e pare-e-siga nesta terça-feira
Trânsito

Obras na BR-163/MS alteram tráfego com desvios e pare-e-siga nesta terça-feira

Bira cobra revitalização de quadra esportiva e da Alameda Vulcano no Borrowiski
Política

Bira cobra revitalização de quadra esportiva e da Alameda Vulcano no Borrowiski

Mergulhadores voltam a limpar baceiros na captação de água em Corumbá
Apoio

Mergulhadores voltam a limpar baceiros na captação de água em Corumbá

Morre atriz Laura Cardoso aos 98 anos, em São Paulo
luto

Morre atriz Laura Cardoso aos 98 anos, em São Paulo

Calor intenso e baixa umidade marcam a terça-feira em Corumbá e Ladário
Tempo

Calor intenso e baixa umidade marcam a terça-feira em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

Irmãos Razuk são presos e têm R$ 10 milhões em carros apreendidos pela Civil
Polícia

Irmãos Razuk são presos e têm R$ 10 milhões em carros apreendidos pela Civil

Caminhonete capota na Nhecolândia e mobiliza Bombeiros na Curva do Leque
Acidente

Caminhonete capota na Nhecolândia e mobiliza Bombeiros na Curva do Leque

GOI desmantela esquema de venda ilegal de medicamentos
Polícia

GOI desmantela esquema de venda ilegal de medicamentos

Identificado motorista que teria provocado acidente com quatro mortos na BR-163
Desdobramento

Identificado motorista que teria provocado acidente com quatro mortos na BR-163