As eleições acontecem em todas as escolas estaduais do MS, com cerimônia de posse nesta sexta-feira (05).
(Foto: Ricardo Agra/SED e Arquivo Escolar)
As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul realizaram a eleição do Grêmio Estudantil, que atua na defesa dos interesses individuais e coletivos dos estudantes, agindo como a voz dos mesmos na escola e permitindo que eles exercitem a cidadania desde a infância, participando ativamente das ações e decisões da comunidade escolar.
Para a diretora da escola José Mamede de Aquino, em Campo Grande, a adesão dos alunos representa o desejo de participarem mais ativamente das atividades escolares, levando até a direção e professores os anseios e dificuldades dos estudantes, como também ideias e propostas para a melhoria do relacionamento entre os alunos e o corpo docente.
"Com o Grêmio os alunos ficam mais empolgados em participar das atividades que a escola oferece, como por exemplo dos jogos interclasses, além disso eles se sentem mais seguros em falar quando alguma coisa não está bem com a comunidade escolar", afirma Juliana da Silva.
Na José Mamede os estudantes puderam escolher entre seis chapas homologadas para a eleição, com o período de campanha acontecendo entre os dias 21 a 27 de março. Os candidatos puderam apresentar suas propostas na escola e, no dia 1º de abril, foi realizada uma assembleia geral com debate entre as chapas. A eleição ocorreu em 2 de abril, terça-feira.
"Eu vejo o grêmio como a nossa voz, as coisas que nos incomodam, as melhorias que queremos na escola vamos passar ao Grêmio e eles levarão para a diretoria, eles na verdade são uma ponte entre os alunos e a direção”, afirma Maria Eduarda Domingues, aluna do 2º ano da José Mamede.
Carlos Eduardo e Maria Lupiza acreditam que o Grêmio preparam os alunos para a vida em sociedade. Foto: Ricardo Agra/SED e Arquivo EscolarMaria Luíza Mecenas e Carlos Eduardo Martins da Silva, ambos estudantes do 3º ano do Ensino Médio da José Antônio Pereira, apontaram o Grêmio Estudantil como a representação dos alunos junto a direção e que a eleição já os prepara para a sociedade como um todo.
"O Grêmio é nossa voz, eles levam nossas questões aos professores e a direção", disse Maria Luíza. Já Carlos Eduardo vê o Grêmio como um "preparo para exercer sua cidadania já dentro da escola, podendo escolher seus representantes", afirma o aluno.
Adalberto, coordenador de Gestão Escolar da SED, destaca que o Grêmio dá representatividade aos alunos. Foto: Ricardo Agra/SED e Arquivo EscolarDe acordo com Adalberto Santos do Nascimento, coordenador de Gestão Escolar da SED (Secretaria de Estado de Educação), o Grêmio Estudantil dentro de uma escola serve para dar vez e voz aos estudantes e também é uma questão de representatividade.
"O Grêmio assume um protagonismo onde o jovem vai ter um momento não só de representar os alunos na escola, mas também trazer as demandas dos estudantes para a comunidade, para que ele se sinta ouvido e também suas reivindicações atendidas. Além disso, ele surge como mais uma entidade que ajuda a direção escolar", explica Adalberto.
Alunos cursando a partir do 6º ano puderam participar das votações. Para compor a chapa, é necessário que o estudante esteja pelo menos no 8º ano. As eleições aconteceram nas escolas dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, com a cerimônia de posse dos eleitos ocorrendo já na sexta-feira (5).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Ação rápida impede que fogo em terreno baldio atinja casas em Corumbá
Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500m na Polônia
Bombeiros controlam incêndio em terreno baldio e casa abandonada em Corumbá
Incêndio atinge quarto de residência durante a madrugada em Corumbá
Bombeiros combatem incêndio em mata nas margens do Rio Paraguai
Criança prende a mão em arame farpado durante brincadeira em Ladário
Fechamento da ponte sobre o Rio Paraguai gera congestionamento de carretas na BR-262
Fim de semana de calor extremo e alerta para tempo seco em Corumbá e Ladário
MC e mais quatro são condenados por apresentação de teor sexual em Corumbá