Chicão Vianna não fugiu dos temas polêmicos e manteve seu posicionamento crítico a gestão Marcelo Iunes.
(Foto: Reprodução)
Entrevista com o vereador Chicão Vianna (PSD), transmitida ao vivo no Facebook do Capital do Pantanal na noite desta quinta-feira (5), movimentou a internet. Quase 6 mil pessoas assistiram a live e participaram com perguntas e comentários.
Chicão Vianna é dono de uma longa trajetória como legislativo do poder municipal, é um dos mais atuantes da Câmara e tem se posicionado como oposição a gestão do atual prefeito Marcelo Iunes. Entre os temas abordados na entrevista estiveram as expectativas para as Eleições Municipais de 2024 e os atuais problemas que a cidade tem enfrentado, nas mais diversas áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Sobre a possibilidade de se candidatar para a disputa de prefeito, Chicão deixou claro, que não pensa nisso por enquanto. “Minha trajetória é legislativa, estamos a um ano das eleições, e no momento minha dedicação está voltada para os problemas que Corumbá enfrenta agora”, diz Chicão, afirmando ainda que também deveria ser assim que o prefeito deveria agir, para o vereador, Iunes tem se dedicado mais os planos eleitorais, para eleger seu sucessor, do a administração municipal.
Sempre muito objetivo na escolha das palavras, Vianna determina que foi eleito pelo povo e não pelo prefeito, que seu trabalho é propor melhorias para cidade, cobrar e fiscalizar o trabalho do executivo. “Vou continuar cobrando!”, exclama o vereador.
Como um dos mais severos críticos da gestão Iunes, Chicão apresentou uma breve retrospectiva do trabalho desenvolvido pelas administrações anteriores e fez um comparativo revelador com a de Iunes.
“A gestão Marcelo Iunes foi a que mais obteve recursos em comparação com as anteriores, porém, não vemos a aplicação desse dinheiro. Ricardo Cândia entregou 500 casas populares e três creches; Eder Brambilla entregou centenas de lotes para a população e aproximadamente 100 casas; Ruiter construiu 1.600 casas populares, além de creches, escolas e postos de saúde; Paulo Duarte entregou 1.040 casas, três creches e colocou ar-condicionado em todas as escolas e creches. E eu pergunto, quantas casas, escolas e creches nosso atual prefeito fez para Corumbá? E eu não estou falando de obras do Fonplata, que foram planejadas e garimpadas em gestão anterior, porém estão sendo construídas agora.”
Chicão também relembrou da votação sobre a cobrança da taxa do lixo na cidade. “Antes de votar na Câmara, fiz uma enquete e perguntei para o povo, eles me responderam que eram contra a cobrança da taxa, e assim eu votei”, explica o vereador afirmado que não acredita que a prefeitura não teria recursos para cobrir a despesa.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA COM O VEREADOR CHICÃO VIANNA AQUI
Sobre a situação da Santa Casa, internauta perguntou a Chicão se o hospitaç seria tomado pelo estado em dezembro, ou se era apenas especulação. O vereador afirma que até onde sabe, haverá uma audiência pública para definir o rumo do hospital, porém, na sua opinião é necessário estancar a ferida, descobrir por que a dívida da Santa Casa parece interminável. "Tempos atrás eu fiz uma feijoada beneficente para levantar recursos para o Hospital, consegui reunir R$ 25 mil com o objetivo de comprar placas solares para que a Santa Casa não pagasse mais conta de energia. Fiz o projeto, levei pra Brasília e consegui junto a Senadora Soraya Tronic, uma emenda de R$ 1 milhão para instalar as placas, porém quando o dinheiro chegou, usaram para outra finalidade”, revela Chicão.
Sobre a falta de ambulâncias, que recentemente estampou as manchetes da mídia local e estadual, Chicão relembrou da ocasião em que negociou a aquisição de uma ambulância através de permuta. Um empresário que atua na compra de sucatas, entregaria o veículo de atendimento móvel para o município em troca das inúmeras sucatas de diferentes automóveis que ocupam o pátio da prefeitura. “Seria um procedimento transparente, com a supervisão dos órgãos fiscalizadores, porém o prefeito não deu prosseguimento, até hoje o empresário não recebeu resposta, e o município ficou sem adquirir uma ambulância própria”, lamenta Chicão. Quando perguntado por que, na sua opinião, não foi dado prosseguimento, Chicão diz que a vaidade pode ter sido o motivo, já que a negociação era sua e não do prefeito.
Chicão encerra a entrevista reafirmando que seu objetivo é melhorar as condições do município, ele faz um apelo para que a população pense porque tantas pessoas estão se mudando de Corumbá. Ele ressalta que falta o básico como emprego, saúde e educação. "Os corumbaenses estão deixando sua terra em busca de uma vida melhor".
Live Capital do Pantanal
O Capital do Panantal vai seguir com as lives semanalmente. Toda quinta-feira, com um entrevistado novo. Para a próxima semana, o convite público é para o prefeito Marcelo Iunes.
Leia Também
Fachin aguarda explicações de ministros para decidir sobre crise
Viciados em apostas on-line vão à Justiça para recuperar milhões em MS
Fiés de Ladário celebram primeiro ano da canonização de Carlo Acutis
TJMS abre processo seletivo para estagiários de Direito e TI em Corumbá
Feriado da Independência tem clima ameno em Corumbá e Ladário
Colisão entre carro e moto deixa idoso de 63 anos ferido em Ladário
Carro boliviano capota e deixa três feridos na estrada do Assentamento Taquaral
Idoso sofre parada cardíaca e morre em supermercado de Corumbá
Sexta-feira de sol forte e calor de até 39°C em Corumbá e Ladário