Nova urna eletrônica, que começa a ser utilizada em 2022.
(Foto: Antonio Augusto/TSE)
As eleições gerais de 2022, que tem o primeiro turno realizado neste domingo (2), marcam a chegada de uma nova versão da urna eletrônica, em uso desde 1996 no Brasil. Eleitores de Mato Grossodo Sul verão a nova urna hoje, mas não todos.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o modelo antigo ainda será usado em algumas seções eleitorais, já que a substituição será gradativa. Apesar de apresentarem algumas diferenças entre si, todas as versões da urna rodam com os mesmos programas.
A diferença para a urna antiga será basicamente visual, mas os modelos atuais rodam com os mesmos sistemas, mecanismos de segurança e recursos de acessibilidade voltados para pessoas com deficiência.
O que mudou na nova urna eletrônica?
A nova urna, modelo UE2020, conta com tela colorida, processador 18 vezes mais rápido que a antecessora (UE2015) e bateria projetada para durar por toda a vida útil do aparelho, o que exige um custo menor de conservação.
O teclado da urna foi otimizado e possui teclas com duplo fator de contato. A tecnologia permite que o próprio teclado possa indicar erro, em caso de mau contato ou tecla com curto-circuito intermitente.
Outra inovação está no terminal do mesário, que contém o leitor biométrico usado para identificar os eleitores. Agora, a tela é totalmente gráfica, com superfície sensível ao toque e sem teclado físico.
Todas as urnas passarão a ter intérprete de Libras
Tanto a nova urna quanto aquelas dos modelos antigos terão um intérprete de Libras na tela da urna para indicar às eleitoras e aos eleitores surdos quais cargos estão em votação no momento.
Além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 no teclado da urna, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que pessoas cegas ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo