Os representantes eleitos serão anunciados, oficialmente, na quinta-feira (23), e terão atuação durante o triênio 2022 a 2025.
(Divulgação/PMC)
Nesta terça-feira (21), cerca de 5 mil pessoas que integram a comunidade escolar da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, estão tendo o direito de escolherem seus representantes nos Colegiados Escolares. Os eleitores estão divididos em quatro segmentos: pais, professores, coordenadores e funcionários administrativos.
A eleição acontece durante todo o dia nas 34 escolas e centros de educação infantil das zonas urbana e rural. Os representantes eleitos serão anunciados, oficialmente, na quinta-feira (23), e terão atuação durante o triênio 2022 a 2025.
Em algumas unidades formaram-se filas logo cedo, pela manhã, no horário de deixar os estudantes nas escolas e Cemeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Cristina Justiniano Sanches, mãe de aluna da Cemei Ana Gonçalves do Nascimento, fez questão de assinar o nome, pegar a cédula, escolher entre as candidatas e depositar seu voto na urna.
“Para mim é importante saber que terá um pai falando por nós junto à escola. Por eles serem pais de alunos, sabem o que nós passamos e podem nos representar. A democracia é importante, escolher as pessoas certas para nos representar”, afirmou a mãe.
Na escola José de Souza Damy, outra mãe, Ana Maria dos Santos Espírito Santo, avaliou que o momento é a forma mais eficaz de fazer com que a voz de um grupo seja ouvida.
“É muito importante porque temos mais acesso de forma oficial à direção da escola e a própria Secretaria de Educação. Com certeza, todos os precisam participar e comunidade escolar também”, disse.
Para a secretária adjunta de Educação de Corumbá, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, a eleição reforça a importância da democracia e representatividade dentro do ambiente escolar.
“É uma manifestação de pertencimento a esse espaço de comunhão que é a escola. Entendendo que a escola é da comunidade, ela mesma irá buscar por melhorias, cobrar ações a quem compete”, explicou ao complementar.
“Por nossas experiências, sabemos que as unidades com melhor gestão tem a participação efetiva dos colegiados. Um trabalho conjunto em prol daquela comunidade escolar. O colegiado, além de representação, é também uma excelente ferramenta de gestão, que aponta, cobra e trabalha de forma conjunta com o Poder Público”, declarou.
Pela Instrução Normativa nº 002/2022, publicada no Diário Oficial de Corumbá, que regulamenta todo o processo eleitoral dos colegiados escolares, a posse dos eleitos está prevista para acontecer no dia 30 de junho. Há também a previsão de um curso de formação, com 20 horas, entre os dias 01 e 12 de agosto.
* Informações da Assessoria de Imprensa da PMC
Leia Também
Justiça seleciona processos sobre racismo no trabalho para mutirão em MS
Associação Corumbaense de Judô conquista 4º lugar geral na Copa Moura em Campo Grande
Flagrado em telhado, homem tenta fugir e cai em vão entre prédios em Corumbá
Colisão entre carretas deixa motorista ferido na BR 262
Governo monitora rede de divulgação de bets e derruba 506 sites
Brasileiros perderam R$ 62,5 bilhões em apostas em 2025
Homem sofre princípio de afogamento após se assustar com ariranhas no Canal do Tamengo
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário