A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos, popularmente conhecidos como palha.
(Licença gratuita)
A Secretaria de Saúde de Corumbá confirmou o terceiro óbito leishmaniose visceral, em pouco mais de dois meses, no município. De acordo com informações da prefeitura, a vítima é uma menina de 1 ano de idade, residente do bairro Previsul. Conforme a secretaria, a garota foi internada no dia 1º deste mês na Santa Casa de Corumbá, e obteve o óbito registrado dois dias depois, já na Santa Casa de Campo Grande.
A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos, popularmente conhecidos como palha, e ocorrem quando as fêmeas infectadas do mosquito, picam cães ou outros animais já infectados, e posteriormente, picam o ser-humano.
Após a notificação do caso, a prefeitura de Corumbá disse ter adotado medidas sanitárias por meio de bloqueios mecânicos e químicos na região em que a criança morava. Conforme a prefeitura do município, foram articuladas armadilhas para capturar e analisar os mosquitos na localidade, além de mutirões para a retirada de materiais inservíveis do local.
Em nota, a Prefeitura de Corumbá informou que realiza mutirões em locais com maior incidência de notificações de dengue e leishmaniose.
Casos Anteriores
O primeiro óbito por leishmaniose foi registrado dia 03 de abril, um morador do Assentamento Paiolzinho de 64 anos e tinha problemas de cardiopatia. O segundo óbito, registrado um mês mais tarde, foi de um homem de 74 anos, então morador do bairro Guainã.
As picadas em animais infectados, retransmitidas aos humanos, proliferam o protozoário Leishmania Chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.
* Com informações do Correio do Estado
Leia Também
Justiça seleciona processos sobre racismo no trabalho para mutirão em MS
Associação Corumbaense de Judô conquista 4º lugar geral na Copa Moura em Campo Grande
Flagrado em telhado, homem tenta fugir e cai em vão entre prédios em Corumbá
Colisão entre carretas deixa motorista ferido na BR 262
Governo monitora rede de divulgação de bets e derruba 506 sites
Brasileiros perderam R$ 62,5 bilhões em apostas em 2025
Homem sofre princípio de afogamento após se assustar com ariranhas no Canal do Tamengo
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário