Domingo, 14 de Junho de 2026
Saúde

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país

18 abr 2022 - 04h55   atualizado em 03/03/2026 às 09h25

Gesiane S. Lourenço

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez pronunciamento neste domingo (17). (Reprodução/TV Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. Segundo o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Ainda segundo o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal.” 

Vacinação 

No pronunciamento, o ministro falou que o país realizou a maior campanha de vacinação de sua história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Foi ressaltado que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.  

O ministro também destacou os investimentos feitos na área nos últimos dois anos. “O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, fortaleceu o SUS, com a expansão da capacidade de vigilância, ampliação na atenção primária e especializada à saúde. Foram mais de R$ 100 bilhões destinados exclusivamente para o combate à pandemia, além dos mais de R$ 492 bilhões para o financiamento regular da saúde desde 2020”, disse Queiroga. 

Emergência sanitária  

O Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no final de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional.. 

A declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também foi registrada a primeira morte pela doença no país. Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério da Saúde neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento. 

 

Leia Também

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio
geral

IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio

Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos
esporte

Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões
geral

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões

Fim de semana terá chuva isolada e trovoadas em Corumbá e Ladário
tempo

Fim de semana terá chuva isolada e trovoadas em Corumbá e Ladário

Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
dia dos namorados

Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce

Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Bem-estar animal

Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção

Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Direitos Humanos

Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Plantão

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Plantão

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Plantão

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados

Mais Lidas

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262
polícia

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal
geral

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo
Justiça

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá
Polícia

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá