Quinta-feira, 11 de Junho de 2026
152 mil consumidores

Governo mantém programa "Conta de Luz Zero" mesmo com reajuste superior a 18%

13 abr 2022 - 03h48   atualizado em 03/03/2026 às 09h25

Gesiane S. Lourenço

Governo mantém programa "Conta de Luz Zero" mesmo com reajuste superior a 18% Elisangela Ribeiro, moradora do bairro Leon Denizart Conte, é uma das contempladas pelo Programa. (Edemir Rodrigues/arquivo)

Apesar da decisão da Aneel de reajustar o valor da energia elétrica em 18,16%, o Governo de Mato Grosso do Sul mantém o programa “Energia Social: Conta de Luz Zero”, que paga a conta de 152 mil consumidores.  

A Agência Nacional de Energia Elétrica é uma autarquia sob regime especial, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, e o aumento atende um pedido da concessionária Energisa.  

O programa Energia Social é uma forma encontrada pelo Governo do Estado de ajudar pessoas como Maria de Fátima Lopes, de 62 anos. “Preciso muito do benefício. Só tenho Deus na minha vida! Não tenho filho para me ajudar, ninguém! Em casa está faltando arroz, feijão e óleo. Se não fosse essa ajuda do governo, não sei como seria”, contou.  

Sem saber ler e com a conta em mãos, Maria de Fátima vive de doações e pequenos serviços, como cuidar de algumas crianças para sustentar o pequeno barraco de madeira, no Jardim Noroeste, onde mora com o irmão que está doente. Além de todas as dificuldades financeiras que enfrenta, ela tem diabetes e pressão alta. “Não tenho nada de rico, mas tenho tudo na vida: a fé em Deus!”, diz. 

Moradora do bairro Leon Denizart Conte, a dona de casa Maria José Esteca Chaves não sabia o que fazer para pagar a conta de luz. “Ficamos muito felizes com a isenção na conta de luz, nesse momento tão difícil de pandemia, sem emprego há três anos. Agradeço por tudo o que o Governo do Estado está fazendo por nós”, afirmou. Diabética e com o esposo com sequelas de um acidente, a dona de casa agora pode usar o dinheiro que sobra para comprar remédios e alimentos.  

No Jardim Noroeste, Elisangela Ribeiro, de 35 anos, precisou parcelar a conta de luz no ano passado, por não ter condições financeiras para pagar. Hoje, não vive mais esse problema. “Graças a Deus fomos contemplados com esses dois programas”, disse, referindo-se aos programas sociais "Mais Social” e “Energia Social – Conta de Luz Zero”, lançados no fim do ano passado pelo governador Reinaldo Azambuja. O marido dela é jardineiro, mas o dinheiro que ganha não é suficiente para pagar todas as contas.  

Lançado pelo governador Reinaldo Azambuja em 2021, o programa “Energia Social – Conta de Luz Zero” inclui as residências que consomem até 220 kWh por mês. Para serem contempladas, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (Cadúnico) e já serem beneficiadas com a “Tarifa Social”.  

Bandeiras 

Para reduzir os efeitos negativos da pandemia de Covid-19, o Governo do Estado também abriu mão de receita e reduziu em três pontos percentuais o ICMS nas faturas de energia elétrica durante a bandeira de escassez hídrica, mesmo contrariando o entendimento de outros 19 estados brasileiros, e, antes, já havia reduzido em 2 pontos a cobrança sobre a bandeira vermelha. 

Agora, com a decisão da Aneel, a tarifa de energia elétrica terá reajuste médio, a partir de sábado (16), de 18,16% para 1,08 milhão de consumidores em 74 municípios de Mato Grosso do Sul.  

Também a partir do mesmo dia entrará em vigor a bandeira verde, devendo se manter até o fim do ano, sem acréscimos adicionais na conta de luz, além dos aumentos estabelecidos pela Aneel. 

 

 

 

Leia Também

Corumbá e Ladário têm previsão de calor e pancadas de chuva nesta quinta-feira
Tempo

Corumbá e Ladário têm previsão de calor e pancadas de chuva nesta quinta-feira

Investimentos levam melhorias em infraestrutura a Porto Esperança
Infraestrutura

Investimentos levam melhorias em infraestrutura a Porto Esperança

Segunda parcela do IPTU 2026 de Corumbá vence nesta quarta-feira
geral

Segunda parcela do IPTU 2026 de Corumbá vence nesta quarta-feira

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo
Justiça

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo

Por Ordem do CNJ, TJMS vai descontar de magistrados penduricalhos pagos a mais
Justiça

Por Ordem do CNJ, TJMS vai descontar de magistrados penduricalhos pagos a mais

Vizinho age rápido e controla incêndio em quarto de casa no bairro Cervejaria
Plantão

Vizinho age rápido e controla incêndio em quarto de casa no bairro Cervejaria

Operação aeromédica resgate mulher com quadro grave no Paiaguás
Plantão

Operação aeromédica resgate mulher com quadro grave no Paiaguás

Bombeiros resgatam cachorro preso em grade de portão no Nova Corumbá
Plantão

Bombeiros resgatam cachorro preso em grade de portão no Nova Corumbá

Caminhão de minério pega fogo na BR-262 próximo a Albuquerque
Plantão

Caminhão de minério pega fogo na BR-262 próximo a Albuquerque

Manutenção na rede pode deixar bairros de Ladário sem água hoje
Utilidade Pública

Manutenção na rede pode deixar bairros de Ladário sem água hoje

Mais Lidas

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262
polícia

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal
geral

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo
Justiça

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá
Polícia

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá